Artes Visuais - Bacharelado

Artes Visuais Unesc: dia de celebrar os 53 anos de transformações

Artes Visuais Unesc: dia de celebrar os 53 anos de transformações
Mais imagens

Um curso que tem a história construída passo a passo junto da Universidade. O que começou com a turma da chamada graduação em Desenho e Plástica, passou a ser chamado de Educação Artística e, já depois de um tempo de caminhada, ganhou o nome que o define até hoje: Artes Visuais. Alunos, egressos, professores, gestão universitária da Unesc e artistas locais comemoraram na noite desta terça-feira (12/03) o aniversário de um dos alicerces que conferem orgulho à Instituição.

A graduação em Artes Visuais nas habilitações Licenciatura e Bacharelado faz parte de uma das grandes bandeiras da Unesc: a formação de professores. Prova da importância do olhar apurado para o ensino das artes na Universidade é o reflexo da formação dos próprios alunos da graduação hoje atuando enquanto docentes do próprio curso. Um ciclo que se repete e se reflete no amor transmitido por cada um ao falar da Unesc.

Na noite de comemoração, o curso reuniu professores para, ao falarem sobre o tempo de atuação na Universidade, demonstrarem a bagagem que se soma nesses 53 anos de estudo, de prática, de extensão e pesquisa no campo das artes.

Conforme a coordenadora da graduação, Daniele Zacarão, esta é uma história de resistência, de superação, de corpos, de humanos, de amores e sucessos. “Que privilégio temos por estarmos aqui. Quanta gente maravilhosa passou e passa por este caminho. Nosso desejo é de que tenhamos muitas outras comemorações e vida longa ao curso de Artes Visuais da Unesc”, destacou na fala que fez na solenidade, acrescentando o desejo de comemorar os 50 anos do curso impossibilitado pela pandemia em 2020.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o amor de cada um dos envolvidos nesta história de 53 anos se reflete nas falas e nos olhares dos presentes na comemoração. “Eu fico tão feliz por estar aqui e compartilhar esta data com vocês porque vejo tanta força nesses olhares. Fiquei observando e me emocionando com toda essa história. Nessa resistência levantada tantas vezes nos discursos, vejo força e, nessa fortaleza, a esperança em dias melhores. Que possamos levar a diante esse lindo legado e que vocês sigam colorindo nosso mundo com essas cores do bem”, pontuou.

A celebração, para o diretor de Ensino de Graduação, é mais que merecida. Isso porque, o curso celebra seus 53 anos somando 160 alunos distribuídos pelas fases da graduação. “Em pleno ano de 2023, depois de uma pandemia, uma travessia muito difícil, ter aberto primeira fase de Licenciatura e reaberto turma de Bacharelado é motivo de aplausos. Não esqueçam que este curso representa uma luta da Universidade. Abracem essa oportunidade. Mergulhem fundo naquilo que a graduação oferece”, acrescentou.

A noite contou ainda com o prestígio dos artistas Edi Balod e Liliane Motta Silveira.

Confira a Galeria de Fotos

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de março de 2023 às 22:27
Compartilhar Comente