Artes Visuais - Bacharelado

Arte na Escola Polo Unesc marca presença em encontro no Rio Grande do Sul

Arte na Escola Polo Unesc marca presença em encontro no Rio Grande do Sul
Representantes da Universidade estiveram nesta semana no 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola em Montenegro RS (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O trabalho desenvolvido no projeto Arte na Escola Polo Unesc no ensino, na pesquisa e na extensão foi apresentado nesta semana no 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola em Montenegro (RG). Representaram a Universidade no evento, as professoras coordenadoras do Polo Silemar Silva e Izabel Duarte, além da coordenadora do setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig. O evento aconteceu na Fundarte (Fundação Municipal de Arte de Montenegro) e reuniu os coordenadores dos Polos da Região Sul.

Conforme Silemar, o ponto forte da apresentação foi a pesquisa que o Polo vem acompanhando na E.E.B. Antônio Guglielmi Sobrinho. “O trabalho envolve um projeto chamado “Não me interessa (apenas) o que é consagrado como cultura, e sim, aquilo que me pertence” que é desenvolvido por Julmara Goulart, professora do Polo, que traz para o grupo de professores de artes em formação os relatos de seu trabalho. Esses relatos são disparadores para a formação continuada dos professores que, juntos, pensam a sequência didática das aulas de artes com as crianças do quinto ano da escola”, explica.

De acordo com a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o projeto se dá como um disparador para ações e reflexões no grupo de professores em formação. “A preocupação com o aprendizado das crianças é o centro das discussões, enquanto o professor pesquisador vai aprendendo no coletivo como se dá o aprendizado das crianças. As interrogantes da professora/pesquisadora vão movendo a pesquisa que se veste de ação-reflexão-ação, de todos os atores envolvidos, ou seja: professores e alunos”, destaca.

Foram três dias de trocas de experiências. Participaram deste encontro, além do Polo Unesc, os Polos da FUNDARTE, UFRGS, FURB, UFSM, UNIVILLE, UNIPLAC, UFPel, UFSC, FEEVALE e UCS.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de outubro de 2018 às 21:35
Compartilhar Comente (1)

Cidadania na terceira idade

O projeto de extensão “Cidadania na 3ª idade: Encontro com monitoras dos grupos de idosos da Afasc”, realizou um encontro nesta quinta-feira (4/10), no Laboratório de Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, com 11 monitoras e os professores e alunos participantes.

Segundo a professora do curso, Elizabeth de Siervi, o encontro teve como objetivo promover um momento de aproximação do projeto às dinâmicas promovidas em cada grupo de idosos orientados pelas monitoras presentes. “Foram realizadas atividades que permitiram o mapeamento das características de cada grupo e também a compreensão dos diferentes contextos vivenciados pelos idosos nos grupos”, conta.

Ao final da atividade, foi definida uma agenda inicial de encontros para integração e apresentação do projeto em sete grupos de idosos, em bairros inseridos na área do Programa Território Paulo Freire: São Defende, Nova Esperança, Santa Luzia, Mineira Velha, Mina União, São Francisco e Vila Manaus.

O projeto

O projeto “Cidadania na 3ª idade”, do Programa Território Paulo Freire tem o objetivo de promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas à discussão do envelhecimento nas esferas ambiental, psicológica e biológica para encaminhar alternativas de soluções aos problemas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida do idoso dos bairros inseridos no Território Paulo Freire.  

Estão envolvidos no projeto os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2018 às 13:24
Compartilhar Comente

Artista de Criciúma abre a exposição “Rodar o Deserto”

A artista visual Letícia Cardoso abre “Rodar o Deserto” no dia 10 de outubro, às 19h30min, na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O trabalho, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017 na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, compreende exposição e publicação.

“Rodar o Deserto” é um desdobramento do vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”, gravado por Letícia nos Estados Unidos a partir da bolsa de residência para artistas Fundação Iberê Camargo/ Blanton Museum of Arts/ University of Texas/Austin 2009-2010. Na realidade, o novo trabalho nasce a partir da perda do material original.

Sobre a artista

Letícia Cardoso é natural de Criciúma, graduada em Artes Plásticas na Udesc, mestre em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Udesc, onde é atualmente professora colaboradora de pintura. É também professora de pintura afastada da Unesc, para realizar o doutorado. Recebeu em 2009 a Bolsa Iberê Camargo de intercâmbio para artistas, em Austin, Texas; participou do Programa Rumos Itaú Cultural em (2001/2003) e do Programa Faxinal das Artes, residência de Artistas Plásticos Contemporâneos na vila de Faxinal do Céu, Pinhão, Paraná, (2002). Também participou de diversas exposições como “Primavera”, individual na galeria Arco em Florianópolis em 2006, “O Museu entre gestos e registros dispersos”, individual no Museu Victor Meirelles em Florianópolis, da mostra comemorativa dos 70 anos do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), além de diversas exposições coletivas em Santa Catarina e em outros Estados. Fundou e coordenou o Arquipélago, espaço de arte contemporânea em Florianópolis, que funcionou entre 2008 e 2010. Trabalhou no Museu Victor Meirelles/IBRAM de 2013 a 2015.

Serviço:

O quê: Abertura da exposição e lançamento de publicação “Rodar o Deserto”

Quando: 10/10, 19h30min (abertura), visitação até 31/10, segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Onde: Sala Edi Balod, UNESC, av. Universitária, 1105, Bairro Universitário, Criciúma-SC, tel. (48) 3431 4547

Quanto: Gratuito

Mais informações: https://www.revistaversar.com.br/artista-de-criciuma-abre-a-exposicao-rodar-o-deserto/

Por: Rosilene Ricken 03 de outubro de 2018 às 13:44
Compartilhar Comente