PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Cocriadora, Unesc participa da abertura da Expomais

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 17:02
Compartilhar Comente

VII Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais

VII Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) tem a honra de convidá-los(as) para o VII Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais que ocorrerá quarta-feira, dia 04/11/2020, às 10h.

O evento terá como tema "O papel da participação e do controle social na reconstrução do Estado Social pós-pandemia" e será ministrado pela Profa. Dra. Caroline Müller Bitencourt (PPGD/UNISC).


Para participar basta acessar o link https://forms.gle/RcKfjXG2SWmhGVUu5 e efetuar sua inscrição, no dia do evento será encaminhado aos inscritos(as) o link de acesso ao webinário.

Vagas limitadas e certificação de horas complementares. Contamos com a participação de todas e todos.

Atenciosamente
NUPED

Realização: Nuped; PPGD; PPGDS; UNESC
Apoio: LADSSC; GIDAFEC; Curso de Direito Unesc; Centro Acadêmico de Direito.

Informações: nuped@unesc.net

03 de novembro de 2020 às 16:06
Compartilhar Comente

Ciclo de Conferências em Homenagem aos 100 anos de nascimento de Celso Furtado

Ciclo de Conferências em Homenagem aos 100 anos de nascimento de Celso Furtado
Mais imagens
24 de setembro de 2020 às 10:48
Compartilhar Comente

WEBINAR: Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

WEBINAR: Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas
Mais imagens


O Programa de Pós-Graduação em Direito da  Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, Ciências Ambientais, Saúde Coletiva e a Ordem dos Advogados (OAB) - subseção de Criciúma/SC, comprometidos com a defesa da cidadania e do fortalecimento da participação da sociedade civil nos espaços de cogestão das política  públicas e com o objetivo de  contribuírem com a capacitação da sociedade civil organizada e dos conselhos gestores e de direitos na articulação e fiscalização de políticas públicas, realizam o I Diálogos com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas.
As atividades ocorrerão nos meses de julho e de agosto, iniciando no dia 15 de julho  com o Prof. Dr. Reginaldo de Souza Vieira (PPGD/PPGDS),  que abordará o Sistema de Saúde e Políticas Públicas.


No dia 22 de julho a Profa. Dra. Fernanda da Silva Lima (PPGD) conversa sobre Políticas Públicas de Igualdade Racial no âmbito dos Conselhos Gestores. E, no dia 05 de agosto o Prof. Dr. Ismael Francisco de Souza (PPGD) dialogará sobre A Criança e o Adolescente: proteção social e participação nas políticas públicas.
Ainda no mês de julho será lançado o edital do Curso de formação em Direitos humanos, cidadania e políticas públicas, que será desenvolvido durante o segundo semestre de 2020.
A proposta visa atender as demandas de Conselhos Gestores, Instituições não-governamentais, membros da sociedade civil organizada e do terceiro setor.

Para participar basta enviar um e-mail a extensaoppgd@unesc.net informando nome, município e instituição de vínculo, posteriormente será encaminhado aos inscritos o link de acesso ao webinário. 
 

13 de julho de 2020 às 09:41
Compartilhar Comente

Webinar Pesqueiro na Disciplina Informação e conhecimento nas organizações/PPGDS

O Webinar da Disciplina “Informação e conhecimento nas organizações” desta semana nos trouxe uma temática extremamente importante para a gestão e preservação dos recursos naturais e das organizações ligadas ao setor pesqueiro artesanal. O evento ocorreu nesta segunda-feira (15 de junho) e teve como palestrantes a Pesquisadora e Professora Drª Micheli Cristina Thomas (UDESC de Laguna-SC) e o Pesquisador Me. Adriano Prysthon (Embrapa Aquicultura e Pesca de Palmas-TO).

A Profª Drª Micheli com sua palestra intitulada “Fórum da pesca no complexo Lagunar: Uma experiência de gestão participativa”, apresentou os debates e ações que vem sendo realizados no Fórum da Pesca no complexo lagunar de Laguna-SC. Destacou os trabalhos colaborativos entre a academia e as comunidades tradicionais demostrando como a colaboração dos professores da UDESC-Laguna vem auxiliando em demandas importante dos setor pesqueiro artesanal da região. A Profª Drª Micheli apresentou três iniciativas de projeto de gestão participativa que são organizados em diferentes grupos de trabalhos (GTs): 1° o GT do aviãozinho, que busca melhorara as práticas de captura de camarões-rosa com as redes de aviãozinho; 2° o GT da pesca da parati (uma espécie de tainha) que busca entender a dinâmica da pesca de cerco artesanal/tradicional da parati no complexo lagunar e qualificar os processos de gestões; 3° o GT da qualidade ambiental, que tem o objetivo de avaliar a qualidade da água e dos recursos pesqueiros para melhorar a gestão ambiental e o desenvolvimento na região. 

Já o Me. Adriano proferiu sua palestra intitulada “Dicas para “adiar” o fim da pesca: A experiência da Embrapa na Bacia Tocantins-Araguaia”. Apresentou as práticas que a Embrapa vem desenvolvendo com a parceria de outras instituições (PPGDS/UNESC, UDESC, UNIFESSPA, UFRPE, FUNAI, ICMBio, Dantfort, entre outras) para entender a dinâmica da pesca e melhorar as práticas pesqueiras e de qualidade de vida nas comunidades pesqueiras na Bacia Tocantins-Araguaia. Adriano também ressaltou a importância colaborativa com as organizações locais, como colônias e associações de pesca e da importância do financiamento do Fundo Amazônia/BNDES que vem sendo fundamental para a consolidação do trabalho, das parcerias e do desenvolvimento sustentável no setor da pesca artesanal.

O Webinar em Informação e conhecimento nas organizações além de contar com a participação dos acadêmicos do PPGDS que contribuíram intensamente para o debate, contou com a participação de outros pesquisadores da UNESC e de outras instituições. Como a profª Drª Cristiane Vieira da Cunha (Unifesspa-Pará), o prof. Dr. Fabio Neves (UDESC-Laguna), a profª Drª Vanilde Zanetti (PPGCA/UNESC), prof. Dr. Jaime Dagostim Picolo (PPGDS/UNESC), e a Doutoranda Patrícia Bueno (UESC-Ilhéus).

O Webinar Pesqueiro foi organizado pela professora Drª Melissa Watanabe do PPGDS da UNESC e pelo bolsista PNPD/CAPES do PPGDS prof. Dr. Rodrigo Machado.

A íntegra do Webinar Pesqueiro pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/16IPWxVBkj6UrTOd-mo5imaOfvXAwIqEl/view?ts=5eea00a0

17 de junho de 2020 às 15:00
Compartilhar Comente