Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Colaboradores da Unesc conversam sobre suicídio

Colaboradores da Unesc conversam sobre suicídio
Evento foi realizado em parceria com o Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) reuniu os colaboradores da Unesc para uma conversa sobre saúde mental. O encontro, em parceria com o Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo, ocorreu nesta segunda-feira (24/9) e abordou assuntos relacionados ao Setembro Amarelo.

Com a temática “Precisamos falar sobre suicídio”, o evento esclareceu dúvidas, diferenciou mitos e verdades, conscientizou os participantes sobre como agir em determinadas situações e alertou sobre indícios da depressão.

Saiba mais

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada três segundos ocorre uma tentativa de suicído no mundo e a cada quarenta segundos uma pessoa tira a própria vida. Buscando reduzir esses números, a Organização alerta para sinais emocionais, palavras sobre tirar a própria vida, afastamento de familiares e amigos e mudanças de rotina. Para a OMS a solução mais indicada é a conversa e a busca de auxílio profissional.

Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo


Com a missão de promover o bem-estar, o Instituto é referência internacional sobre saúde mental e conta com profissionais, estrutura ampla e tratamento humanizado. Clique aqui para saber mais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de setembro de 2018 às 17:27
Compartilhar Comente (1)

Unesc auxilia quem quer parar de fumar

Unesc auxilia quem quer parar de fumar
Em 2017 os números do grupo foram positivos: 21% parou de fumar e 42% diminuiu este hábito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os malefícios do cigarro são facilmente reconhecidos, riscos de derrames, infartos, e até mal hálito compõem suas consequências. Ainda assim, a busca para largar este vício se mostra uma grande dificuldade. Na Unesc, o Programa de Combate ao Tabagismo vai auxiliar quem quer abandonar o cigarro. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Universidade, sala 13 do Bloco Administrativo.

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica e pode causar mais 50 enfermidades, como problemas cardiovasculares, respiratórias, entre outros.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Gonçalves Zilli, conta que no grupo, o tratamento se adequa a cada participante, com um diagnóstico único. “Quando se trata de saúde o prognóstico de cada pessoa pode variar. Assim, com um maior foco nas características de cada um, observamos uma maior evolução, com um acréscimo na qualidade da recuperação”, esclarece Marlon.

União contra o tabagismo

A qualidade no tratamento é reafirmada pelo coordenador da Comissão do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto. Ele explica que as atividades são realizadas em grupos, possibilitando a ajuda dos colegas, com foco na mudança de comportamento. “Não ajudamos apenas a parar de fumar, embora seja o principal foco, nosso objetivo é uma mudança completa de comportamento, buscando uma rotina mais saudável. Este modo vem se mostrando efetivo de verdade. ”, afirma Soratto.

Em 2017 a iniciativa apresentou resultados positivos, com 21% dos participantes parando de fumar e 42% diminuindo consideravelmente. A funcionário da Universidade Marlei Aparecida Américo participou do grupo e destaca que o segredo é a união. “Quem faz parte do grupo ajuda o próximo. Um cuida do outro e até pega no pé para não desistir. Quando alguém falta já recebe aquela ligação de apoio dos colegas”, destaca Marlei.

A atividade está prevista para o mês de junho, mas antes disso, os participantes vão passar por consultas com médico e psicólogo, para analisar o melhor procedimento. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma.

Saiba mais

Os encontros ocorrem nas Clínicas Integradas com a orientação de dois psicólogos que participam do Programa de Residência Multiprofissional. Ambos passaram por capacitação para o desenvolvimento das atividades no grupo. A iniciativa está vinculada ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.

O Programa de Combate ao Tabagismo é realizado pelo Programa de Residência Multiprofissional, com apoio do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do curso de Enfermagem.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de maio de 2018 às 18:15
Compartilhar Comente (1)

Quer parar de fumar? Conte com o Grupo de Combate ao Tabagismo

Quer parar de fumar? Conte com o Grupo de Combate ao Tabagismo
Encontros ocorrem nas Clínicas Integradas (Foto: Divulgação) Mais imagens

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias. Para auxiliar quem quer abandonar o cigarro, a Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma desenvolvem o Programa de Combate ao Tabagismo. Nele, cada participante tem um diagnóstico para receber o tratamento adequado.

O Programa desenvolve grupos que se encontram para combater a doença. Na Unesc, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo estão abertas até 10 de junho no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo da Universidade, tanto para professores, funcionários e acadêmicos quanto para a comunidade.

As atividades devem iniciar em julho mas antes disso, todos os participantes passam por consultas com médico e psicólogo, para analisar qual o tipo de ajuda a pessoa precisa: se apenas terapêutica ou também de gomas de mascar, adesivos ou medicamentos para cessar a vontade de fazer uso de cigarro – esses fornecidos pela Secretaria de Saúde de Criciúma.

Conforme o coordenador da Comissão do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, a Universidade é um local de referência do Programa. Segundo ele, o grupo terá encontros semanais no primeiro mês de atividades, quinzenais no segundo mês e mensais a partir do terceiro. “A intenção é que os participantes estipulem prazos para alcançar o objetivo. Pode ser gradativamente ou de maneira abrupta. Cada um vai optar pela forma que mais acha interessante. O fato deles se dispor a participar do grupo já demonstra a vontade deles em parar de fumar”, comenta.

Na Unesc, os encontros vão ocorrer nas Clínicas Integradas com a orientação de dois psicólogos que participam do Programa de Residência Multiprofissional. Ambos passaram por capacitação para o desenvolvimento das atividades no grupo. A iniciativa está vinculada ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.

O Programa de Combate ao Tabagismo é uma realização da Secretaria de Saúde de Criciúma e da Unesc. Na Instituição, a iniciativa tem apoio da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), do curso de Enfermagem, das Clínicas Integradas, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde Coletiva, do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2017 às 15:29
Compartilhar Comente (1)

CIPA e curso de Biomedicina fazem mapa de risco de laboratórios do Iparque

CIPA e curso de Biomedicina fazem mapa de risco de laboratórios do Iparque
Atividades foram assessoradas pelo Sesmt (Foto: Divulgação) Mais imagens

Laboratórios do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) receberam na sexta-feira (12/5) a visita de alunos da terceira fase do curso de Biomedicina, integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para a coleta de dados com o objetivo de elaboração de uma proposta do mapeamento de risco destes espaços.

O grupo visitou os laboratórios: Físico Químico de Alimentos e Gerenciamento de Resíduos; de Microbiologia; de Resíduos/Solos e Águas e Efluentes; Atmosférico e Serviços de Amostragem e de Absorção Atômica e Cromatografia e foi recebido pela coordenadora dos laboratórios do IALI (Instituto de Alimentos) e do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), Maria da Glória dos Santos, e demais funcionários dos laboratórios estudados, que acompanharam os acadêmicos e os integrantes da CIPA e do Sesmt durante a atividade.

“O mapeamento de riscos é previsto pela NR 5 como uma das atribuições da CIPA e na gestão atual, ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​foi optado por contemplar estes laboratórios do Iparque”, comenta o presidente da CIPA, Marlon Zilli.

A atividade teve a participação das professoras da Unesc, Claudia Peluso Martins e Liziara Silva Fraporte. Os resultados do mapeamento de risco serão apresentados em 9 de junho, no Iparque.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 21:37
Compartilhar Comente

Campanha de vacinação inicia no campus

Campanha de vacinação inicia no campus
Comunidade interna poderá receber a Tríplice Viral (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc inicia segunda-feira (15/8) a sua campanha de vacinação voltada para acadêmicos, professores e funcionários. Os interessados em receber a dose da Tríplice Viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, podem passar em um dos pontos montados no campus até quinta-feira (18/8) com a carteira de vacinação para que os profissionais possam avaliar as outras vacinas já aplicadas. A imunização estará sendo realizada nos períodos da manhã, tarde e noite.

A campanha preventiva é realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Clínicas Integradas, curso de Enfermagem e Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Pontos de vacinação


Segunda-feira – Hall da Biblioteca
Terça-feira – Bloco S
Quarta-feira – Bloco R
Quinta-feira – Sesmt – sala 23 do Bloco Administrativo

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de agosto de 2016 às 18:13
Compartilhar Comente