Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Professores e funcionários da Unesc vão escolher seus representantes na CIPA para 2020 e 2021

Professores e funcionários da Unesc vão escolher seus representantes na CIPA para 2020 e 2021
Eleição ocorre nesta terça e quarta-feira (16 e 17/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Chegou a hora do voto na Unesc. Nesta terça e quarta-feira (16 e 17/11) os professores e funcionários da Universidade elegem seus representantes na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para a gestão 2021-2021. Para tornar a eleição válida, será necessário que 50% mais um dos eleitores compareçam às urnas, que abrem das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19h30.

Até o momento pouco mais de 270 funcionários e professores já exerceram a opção do voto. Até a noite de quarta-feira será necessário pouco mais que o dobro para validar as escolhas. “Neste ano precisamos do comprometimento de todos. Com alguns colaboradores e professores em casa o engajamento necessário se faz ainda maior”, destaca a presidente da CIPA, Ana Paula Locatelli.

Nesta eleição são dez candidatos aptos a ocupar sete vagas, sendo três titulares e quatro suplentes. A gestão da CIPA fica completa com mais sete indicados pela Reitoria, também com três titulares e quatro suplentes. “Os eleitos serão responsáveis por fiscalizar todo o campus, também realizando ações de prevenção de acidentes. É uma importante comissão, não só por lei, mas sim por um grupo ativo neste restante de 2020 e no ano de 2021”, completa a presidente.

A eleição conta com três urnas, duas fixas e uma itinerante. Para exercer a opção do voto o colaborador e professor podem procurar as unidades do Bloco Administrativo e Bloco S. Neste primeiro dia a urna móvel contempla o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). No segundo dia ela estará pelo campus da Universidade.

Conheça dos candidatos e seus número:



A expectativa é que o resultado venha a ser divulgado na quinta ou sexta-feira (19 ou 20/11). Se o total necessário de votos não for atingido a eleição será repetida nas próximas semanas. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2020 às 14:45
Compartilhar Comente

Começou a 14ª Sipat Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unesc

Começou a 14ª Sipat Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unesc
Com mais de 600 inscrições, evento ocorre até sexta-feira (25/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O tema “gestão de riscos” pautou a abertura da 14ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), um evento norteado pela segurança do trabalhador, saúde e qualidade de vida. Para o evento, diante do isolamento social, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) preparou palestras online, distribuídas entre segunda e sexta-feira (21 a 25/9). “Mesmo com o cenário apresentado pela Covid - 19 esta iniciativa não foi suspensa. É um momento diferente sim, virtual, mas absolutamente repleto de aprendizagem e possibilidades. Toda empresa com CIPA constituída, neste caso uma Universidade, deve realizar anualmente sua Semana Interna. As medidas de segurança nunca foram tão importantes, e estão se tornando cada vez mais. Certamente a Sipat contribuirá para isso”, evidenciou a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento de abertura foi ministrado professor, engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho e ex-bombeiro da Força Aérea Brasileira, Jackson Luiz Jarzynski. Abordando o tema “gestão de riscos”, o palestrante discorreu sobre prevenção, ética, legislação, ambiente de trabalho, confiança, relações, valorização profissional e o mundo VUCA (Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Ao longo da Semana serão oito palestras online e mais de 600 pessoas já estão inscritas para participar. “O funcionário da Unesc está convidado a presenciar este momento conosco. O cadastro pode ser feito em Unesc.net/Proadh. Temos uma programação pensada com bastante carinho e repleta de conhecimento sobre assuntos de importante relevância, visando a saúde e a qualidade de vida”, convidou a presidente da CIPA, Ana Paula Locatelli.

Conforme a secretária da Comissão, Carla Roberta Duarte Cardoso, será possível acompanhar as palestras em um espaço reservado para colaboradores que não dispõem de um computador em seu trabalho. Uma sala higienizada e organizada estará disponível em cada evento. “São palestras pensadas para agregar conhecimentos pontuais, que ganham destaque no momento em que vivemos. Pensado para ser um evento diferente, o colaborador pode acompanhar de casa ou do trabalho. Não poderíamos deixar de realizar a Sipat neste ano”, destacou.  

A abertura também contou com a participação da coordenadora do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Mariléia Maciel, e do presidente da Aprofucri (Associação de Professores e Funcionários da Fucri) e engenheiro de Segurança e Medicina do Trabalho, Edson Luis da Silva. 

Programação

Terça-feira (22/9)

  • 9 horas: Biossegurança
  • 14 horas: Animais peçonhentos
  • 19 horas: Ergonomia

Quarta-feira (23/9)

  • 14 horas: Direção defensiva
  • 16 horas: saúde mental

Quinta-feira (24/9)

  • 15 horas: Acidentes domésticos 

Sexta-feira (25/9)

  • 15 horas: o sentido do trabalho e o trabalho do sentido

A Sipat é organizada pela CIPA, Sesmt , DDH e Reitoria da Unesc.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2020 às 16:37
Compartilhar Comente

Correio da Amizade leva carinho e conforto em tempos de distanciamento

Correio da Amizade leva carinho e conforto em tempos de distanciamento
Só nas primeiras 24 horas mais de 20 envios foram registrados (Fotos: Ana Paula Locatelli) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc já podem compartilhar bons sentimentos com seus colegas de trabalho por meio do Correio da Amizade. A iniciativa, que teve início na segunda-feira (27/7), já é um grande sucesso, e contabiliza mais de 20 envios só nas primeiras 24 horas. O projeto segue por tempo indeterminado. 

Conforme a analista de Desenvolvimento Humano e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Ana Paula Locatelli, a ideia busca aproximar os colegas de trabalho em meio a este momento de separação física. “Neste momento de isolamento social é muito importante recebermos o carinho de um amigo, trabalhando tanto presencialmente quanto em casa”, afirmou.

Logo na primeira entrega do projeto, o Correio da Amizade foi direcionado à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que compartilhou desse carinho com todos os professores e funcionários da Universidade. “É uma ação linda e acolhedora, que evidencia o que é ser Unesc. Vivenciamos um período difícil, cheio de saudades daqueles por quem temos tanto afeto. Ao receber esta mensagem me senti novamente abraçada, um ato que faz tanta falta após estes meses de distanciamento. Logo voltaremos a nos acolher, enquanto este momento não chega são atitudes como esta que fazem toda a diferença”, ressaltou. 

Compartilhe bons sentimentos

Participar deste movimento é muito fácil, basta mandar sua mensagem e o destinatário para programasdh@unesc.net. Quem estiver presencialmente na Universidade pode levar sua carta em mãos para o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano). “No hora da entrega e do recebimento estamos tomando todos os cuidados necessários, seguindo o protocolo da Instituição. Quem está trabalhando de casa também pode ser contemplado, estamos enviando por correio”, explica Ana Paula.  

A iniciativa é do DDH, da CIPA e do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho).



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 16:57
Compartilhar Comente

Colaboradores de Apoio Logístico da Unesc são capacitados para atuar presencialmente na Universidade

Colaboradores de Apoio Logístico da Unesc são capacitados para atuar presencialmente na Universidade
Treinamento de rotina na Instituição tem novo foco durante o isolamento social (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Vigilantes e profissionais de serviços gerais da Unesc estão sendo capacitados para atuar no campus diante da pandemia. Higiene, EPIs (Equipamentos de proteção individual), compartilhamento das ferramentas de trabalho e outros assuntos tiveram informações socializadas pelo Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) nesta terça-feira (19/5).

Os colaboradores, vinculados ao Departamento de Infraestrutura e Apoio Logístico, já desenvolvem atividades presenciais diariamente na Universidade. Segundo a técnica em segurança do trabalho, Ana Paula Tiscoski Coelho, os treinamentos de rotina ocorrem durante todo o semestre, e nesta ocasião extraordinária tem diferentes focos relacionados à pandemia.

“São assuntos atuais, com informações disponíveis diariamente. Ainda assim, momentos como este são importantes para reforçar os cuidados individuais e coletivos, garantindo a segurança dos profissionais”, frisa Ana Paula. As ações também têm a mediação da técnica em segurança do trabalho Devonete Mariano.

Na semana anterior, os profissionais de serviços gerais foram capacitados para manusear os tapetes sanitizantes, instalados em espaços como a Centac (Central de Atenção ao Estudante) e os blocos Administrativo, da Reitoria, S e das Clínicas Integradas. Os utensílios contam com fortes agentes de desinfecção. Saiba mais.

Conheça as medidas preventivas da Unesc no ambiente de trabalho

  • Atividades dentro do campus devem ser realizadas com máscaras;
  • Higienização recorrente das mãos, com água e sabão;
  • Utilização de álcool em gel 70%;
  • Não tocar a superfície do rosto;
  • Não compartilhar utensílios;
  • Manter ambientes ventilados;
  • Não ter contato com outras pessoas e evitar aglomerações.

​As profissionais também compartilharam orientações para o convívio em casa e higienização de acessórios e celulares. O campus da Unesc conta com álcool em gel distribuído por toda a Instituição, além de normas específicas para atendimento ao público externo.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2020 às 14:11
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus
Presença dos equipamentos se tornará um hábito, agora e após o retorno das atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc estão sendo capacitados para uso do ozônio na higienização do campus. O primeiro treinamento ocorreu na manhã desta terça-feira (28/4), ministrado pelo professor e pesquisador responsável do projeto, Elídio Angioletto, e mais momentos podem ser promovidos de acordo com a necessidade.15 funcionários da Instituição, representantes do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho), Apoio Logístico e Clínicas Integradas, estiveram presentes.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, explica que uso dos equipamentos dispersores de ozônio se tornará um hábito na Universidade, agora e também após o retorno das aulas. “A Unesc tem protagonizado movimentos e iniciativas que a colocam em destaque na produção da ciência. Hoje estou certa de que no imaginário da população, ao se falar em pesquisa e inovação, conecta- se o nome Unesc. Toda essa expertise, já utilizada em benefício da comunidade externa, nas cidades e seus serviços, também é pensada e ampliada para a comunidade interna: nossos colaboradores, nossos estudantes e aqueles a quem atendemos nos serviços de saúde essenciais das Clínicas Integradas”, enaltece.

Diariamente, três equipamentos serão mantidos no campus. O uso será noturno e supervisionado pelo Sesmt. “A tecnologia, presente entre nossas expertises há mais de sete anos e com resultados de grande eficiência, será também uma importante ferramenta na desinfecção dos ambientes institucionais. A partir de agora, em um processo diário, seu uso será aprimorado para que quando nossa comunidade interna retornar a pleno, tenha um ambiente ainda mais seguro para estudar, trabalhar e conviver”, completa Luciane. 

Segundo a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a implantação da iniciativa representa mais tranquilidade para o dia a dia. “Os mecanismos proporcionam segurança ao colaborador da Unesc, por meio da higiene e desinfecção. Estas ações demonstram a preocupação de nossa Universidade, com seus colaboradores e estudantes, que logo estarão  no campus em ambientes totalmente seguros”, afirma. 

Uso do ozônio tem resultados positivos 


A tecnologia presente nesta ação faz parte do primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. Estruturas criadas pela Universidade já foram entregues a locais de combate à pandemia, como o Centro de Triagem de Criciúma, e obtido um índice superior a 90% de desinfecção dos ambientes, segundo o professor e pesquisador responsável, Elídio Angioletto.

Leia mais sobre o projeto 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente