Engenharia Ambiental e Sanitária

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma
Ações são desenvolvidas por acadêmicos e professores da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Auxiliar no monitoramento da biodiversidade local, contribuir para o conhecimento da diversidade e promover a educação ambiental são alguns dos objetivos do projeto de extensãoSOS Biodiversidade: uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação da Unesc. As atividades são realizadas em Criciúma desde o início de 2016, e por dois anos, vão chamar a atenção para a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade.

Segundo a coordenadora do SOS Biodiversidade, a professora Mainara Figueiredo Cascaes, o projeto pode colaborar na qualidade dos envolvidos, apresentando a importância da conservação da biodiversidade, fundamental para um desenvolvimento adequado e sustentável. “As formações vegetais como as florestas, os campos naturais e as matas de galeria desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta. São alguns dos benefícios da intensa atividade biológica que ocorre nesses locais”, afirma Mainara.

Além disso, a coordenadora do SOS Biodiversidade chama a atenção para a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e população que o projeto permite. “A iniciativa possibilita o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem a partir de práticas cotidianas, levando os alunos a praticar atividades extracurriculares, assim podendo integrar conhecimento de áreas distintas fortalecendo assim a interdisciplinaridade”, comenta.

Sensibilização de estudantes

Dentre as atividades do projeto de extensão, são desenvolvidas as de educação ambiental com alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, com o objetivo de sensibilizar os estudantes em relação as ameaças de extinção que as espécies brasileiras estão submetidas.

Entre agosto e setembro, bolsistas e professores do SOS Biodiversidade desenvolveram pesquisa e produção de um documentário que demonstra a importância da preservação e do conhecimento sobre cada animal para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. “Para isso, os alunos utilizaram diversos espaços da Universidade, como Museu de Zoologia, o Horto Florestal e as salas de aula”, comenta Mainara.

Vinculado a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), o SOS Biodiversidade também tem a participação dos professores Evânio Nicoleit e Gustavo Bisognin, além dos acadêmicos bolsistas Bruno Gonçalves Bortolatto (Ciência da Computação) e Carina Girelli (Engenharia Ambiental e Sanitária).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de outubro de 2016 às 15:15
Compartilhar Comente

Projeto de educação ambiental em escolas inicia atividades

Projeto de educação ambiental em escolas inicia atividades
Professora e alunas participantes visitaram municípios de atuação (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, iniciou as atividades nos municípios de Nova Veneza, Siderópolis e Treviso nesta terça-feira (26/4), com a visita dos participantes às Secretarias de Educação.

O projeto desenvolverá atividades relacionadas à Reserva Biológica Estadual do Aguaí e ao Rio Mãe Luzia, contando com o apoio dos vereadores dos munícipios que fazem parte do Fórum de Preservação e Restauração do Rio Mãe Luzia. O projeto da Unesc tem parceria com o Instituto Felinos do Aguaí, Núcleo Transdiciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFSC e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

A professora Miriam da Conceição Martins, Karen Meller (acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária) e Nicolli Naspolini (aluna de Ciências Biológicas Bacharelado) apresentaram o projeto para os secretários de Educação. Durante o encontro, foram definidas as escolas em que o projeto será realizado: Escola Municipal Augusto Mondardo, Escola de Educação Básica Municipal Miguel Lazzarin e Escola Municipal Professora Maria Brogni. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de abril de 2016 às 19:50
Compartilhar Comente

Engenharia Civil é campeã do Intercursos de Futsal Feminino

Engenharia Civil é campeã do Intercursos de Futsal Feminino
Goleira menos vazada e melhor artilheira também foram premiadas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Depois de alguns meses de disputas nas quadras, foi conhecida a equipe vencedora do Campeonato Intercursos de Futsal Feminino da Unesc/DCE. O jogo ocorreu na noite desta terça-feira (10/11), no Complexo Esportivo da Universidade. O primeiro lugar ficou com o time “FCK Zero” do curso de Engenharia Civil, o segundo com a equipe “Aerolin”, deMedicina e o terceiro lugar com as meninas do “Derivadas”, de Engenharia Ambiental.

Além das equipes premiadas, as jogadoras que se destacaram durante o Intercursos também foram lembradas. A estudante de Engenharia Civil, Caroline Silveira marcou dez gols na competição e ganhou o título de Artilheira do Campeonato. A estudante Bruna Burato, também do curso de Engenharia Civil, sofreu apenas três gols e levou para casa o troféu de goleira menos vazada.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de novembro de 2015 às 15:32
Compartilhar Comente

Alunos apresentam trabalhos no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental

Alunos apresentam trabalhos no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental
Estudantes bolsistas representam a Unesc com 10 artigos (Foto:Divulgação) Mais imagens

Os alunos da Unesc estão participando do 8º SBEA (Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental), em Curitiba, no Paraná. O encontro iniciou nesta sexta-feira (4/9) e segue até domingo (6/9), com o tema “Os desafios do presente para o futuro profissional”.

O professor do curso de Engenharia Ambiental Carlyle Torres Bezerra de Menezes ministrará uma mesa redonda, em que será discutido o assunto “O processo de consolidação no Brasil e as perspectivas futuras”. A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Paula Tramontin Pavei, também participará do encontro.

Trabalhos apresentados

 “Caracterização dos parâmetros de qualidade da água proveniente de poço artesiano de uma residência da comunidade de Vila Lourdes, Forquilhinha, Santa Catarina”. Apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Artur Vitali Michels.

“Biogeoquímica aplicada para a recuperação ambiental de ambientes estuarinos e costeiros: estudo da interface da bacia hidrográfica do rio Urussanga e a zona costeira sul catarinense.” Apresentado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental Artur Vitali Michels e Bruno Comelli Zapelini.

“Aplicação de indicadores de sustentabilidade na organização de catadores da ACRICA, Criciúma, Santa Catarina”. Apresentado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental Artur Vitali Michels e Nicolas Wanderlind da Silva.

“Educação Ambiental em escolas públicas através da avaliação da poluição atmosférica com o uso de bioindicadores.” Apresentado pelas alunas do curso de Engenharia Ambiental Brenda Luizi Daniel, e do curso de Ciências Biológicas Isadora Coelho Zaccaron.

“Contribuição a Gestão de Resíduos Sólidos na Instituição Beneficente ABADEUS”. Apresentado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental Jeison Cechella e Tulio Magnus.

“Ações para Educação Ambiental”. Apresentado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas Luana da Silva Biz e Nicolli Domingues Naspolini.

“Análise da Precipitação anual de Santa Catarina para fins de dimensionamento de reservatórios de captação de água da chuva”. Apresentado pela aluna do curso de Engenharia Ambiental Luana Pasini Miguel.

“Avaliação da qualidade do programa municipal de coleta seletiva de Criciúma e da organização de catadores da ACRICA por meio da aplicação de indicadores de sustentabilidade”. Apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Nicolas Wanderlind da Silva.

“Análises Físico, Químicas e Biológicas de Ponto Amostral de águas de abastecimento público no município de Laguna – SC”. Apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Nicolas Wanderlind da Silva.

“Análise da Bacia hidrográfica do Ribeirão Fidelis, Blumenau, SC”. Apresentado pela aluna do curso de Engenharia Ambiental Sofia Serrano Sheibler.

"Tratamento térmico da carepa: resíduo sólido precursor de sulfato ferroso". Apresentado pela aluna de Engenharia Química Karoline Maragno Benedet.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

04 de setembro de 2015 às 15:25
Compartilhar Comente

Projeto reforça gestão ambiental na escola José Contim Portella

Projeto reforça gestão ambiental na escola José Contim Portella
Captação de água da chuva será uma das ações implementadas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Ações simples de gestão ambiental escolar, de baixo investimento e criatividade, podem se transformar em poderosos instrumentos de educação ambiental. Com esta ênfase, a escola municipal José Contim Portella, de Criciúma, ganhou hoje (21/5) um aliado para as suas práticas pedagógicas voltadas à promoção da consciência ecológica dos alunos. O projeto de extensão “Gestão ambiental como estratégia para o fortalecimento da educação ambiental na Escola José Contim Portella”, será desenvolvido ao longo de dois anos, com a participação da direção e comunidade escolar.

Uma das primeiras iniciativas de gestão ambiental é a implantação efetiva do sistema de captação de água da chuva, cujo projeto foi realizado no ano passado com apoio de outro projeto de extensão do qual o atual deverá representar um aprofundamento. Ao longo do primeiro ano deverão ser realizadas novas etapas, compreendendo atividades e ações de gestão ambiental, como oficinas educativas e trabalhos de melhoria nas condições do ambiente escolar (ampliação da arborização, horta, jardim, coleta seletiva, dentre outras iniciativas). “Estamos felizes com a iniciativa, que vai contribuir muito para o nosso trabalho de educação ambiental”, analisa a diretora da escola, Dilma Ancelmo.

O projeto é vinculado à UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), sendo um dos 16 dentro do programa institucional Território Paulo Freire, que abrange 13 bairros na região da Grande Santa Luzia. São participantes os professores José Carlos Virtuoso (coordenador) e Maristela Gonçalves Giassi, e as acadêmicas Luana da Silva Lumertz (Engenharia Ambiental) e Janaina Macedo de Souza. Durante a atividade extensionista a equipe realizou palestra e dinâmicas de sensibilização e motivação dos professores , nos períodos da manhã e tarde, reforçando a importância do trabalho interdisciplinar e em equipe.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 21 de maio de 2014 às 20:38
Compartilhar Comente