Engenharia Ambiental e Sanitária

Alunos do Colégio Padre Miguel Giacca recebem Engenharia Ambiental e Sanitária

Alunos do Colégio Padre Miguel Giacca recebem Engenharia Ambiental e Sanitária
Universitários contribuíram para a gincana com temática volata ao meio ambiente Mais imagens

Os estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc participaram da Semana do Meio Ambiente do Colégio Padre Miguel Giacca, de Criciúma. Durante o encontro, que ocorreu no último sábado (3/6), foram realizadas atividades educativas.

Orientações sobre a construção e utilização de uma composteira doméstica e prática de compostagem, demonstração de funcionamento de sistema de tratamento de emissões atmosféricas e orientações sobre a importância da vegetação nativa com distribuição de mudas, entre outras ações, foram promovidas pelos universitários.

A Semana também contou com a apresentação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, desenvolvida pela coordenadora, Paula Tramontim Pavei.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 06 de junho de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Mostra fotográfica com catadores de Criciúma está em exposição no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa até esta quarta-feira (14/6) do 8º FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. A Instituição apresentou as experiências de dois projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Psicologia – um junto à Abadeus e Coleta Seletiva Solidária – e a exposição fotográfica “Catadores(as), a matéria viva do lixo: retratos da invisibilidade”.

Durante o evento, que iniciou nesta segunda-feira (12/6), serão apresentados os trabalhos: “Ampliação da Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos para a Comunidade do Entorno da Associação Beneficente Abadeus”, de autoria de Karine da Silveira, Jéssica Patrício dos Santos, José Carlos Virtuoso e Mário Ricardo Guadagnin; e “Governança, Políticas Públicas e Exclusão Social: A Busca de uma Coleta Seletiva Eficiente e Inclusiva em Criciúma, SC – Brasil”, de Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo, Victor Cavallini, Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza, Laura Barg Comin, Eduarda Assis da Silva e Sabrina Baesso Cadorin.

Com fotos produzidas pelo professor Luís Afonso dos Santos, a exposição “Catadoras(es), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade”, busca dar visibilidade ao trabalho das catadoras e catadores dos empreendimentos solidários de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental. Segundo Guadagnin, o trabalho é resultado de produção coletiva do autor das fotos, da equipe de professores: Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo e Victor Cavallini, além das estudantes do curso de Psicologia: Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza e Laura Barg Comin; e de Engenharia Ambiental e Sanitária: Sabrina Baesso Cadorin, Eduarda Assis e Cassandra Selau.

“O Fórum é o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos. Ele apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Curso realiza oficinas de compostagem domiciliar

Curso realiza oficinas de compostagem domiciliar
Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária conduziram a atividade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizou, durante a 12ª Semana do Meio Ambiente da Unesc, atividades de formação e oficinas práticas de compostagem domiciliar. Bolsistas do programa de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Inovação para a Sustentabilidade, explicaram para colaboradores da Brametal, de Criciúma, como utilizar a técnica em suas casas.

As oficinas foram realizadas pelas estudantes Cassandra Costa Selau e Sabrina Baesso Cadorin, supervisionadas pelo professor Mário Guadagnim.

Segundo o professor, o resgate da técnica milenar de tratamento de resíduos orgânicos compostáveis possibilita a redução da disposição em aterro de cerca de um terço da massa/dia gerada. “Atuar na disseminação da prática de compostagem com a realização de oficinas de orientação, estimula que a técnica seja replicada nas residências”, comenta.

O professor explica que a compostagem tem retomado a sua importância como forma de tratamento e destinação final ambientalmente adequada no âmbito da responsabilidade compartilhada. Segundo ele, é previsto na elaboração de Planos de Gerenciamento soluções como a compostagem para tratamento e valoração da fração orgânica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 18:46
Compartilhar Comente

Thayane descobriu na Unesc a fórmula para o seu futuro

Thayane descobriu na Unesc a fórmula para o seu futuro
Seus projetos agregam duas áreas distintas, mas que conversam entre si (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Moda e meio ambiente, como essas duas áreas poderiam conversar entre si? Foi na Unesc que a estudante Thayane de Bem conseguiu encontrar esse caminho. Ela cresceu em meio a linhas e máquinas de costura, por conta do negócio da família, mas com um grande amor pela sustentabilidade. Hoje, na nona fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Thayane conseguiu encontrar a junção destes dois mundos.

Passada de geração a geração, os avós de Thayane fundaram uma fábrica de uniformes. Ela queria seguir esses passos, mas o coração pulsava alto ao se deparar com a degradação do meio ambiente. “Foi na Unesc que eu consegui enxergar como juntar esses dois mundos. Eles podem parecer diferentes, mas para mim eles conversam entre si. Os dois trazem em sua essência a vontade de melhorar a vida das pessoas, aprender diferentes culturas e contribuir para a transformação”, comentou a estudante.

Marca sustentável

Junto ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Thayane se apaixonou pelos cálculos, ciências e tecnologias. “Para muitos, o mundo das exatas pode parecer assustador, mas quando você entra a sensação é diferente. São tantos os desafios que te encantam diariamente e você acaba enxergando a simplicidade em cada cálculo”, explica.
Com essa base de conhecimento ligada a paixão familiar, a estudante resolveu criar uma marca de roupa sustentável. “Com o conhecimento que recebo no curso, como a avaliação de impactos ambientais, a prevenção de poluição, e demais técnicas, consigo enxergar formas de entrar no universo da moda por uma linha sustentável, desenvolvendo roupas que não agridam ao meio ambiente e que possam ser uma nova forma de enxergar o universo do vestuário”, contou a aluna.

Engenharia na Unesc

O curso em que a Thayane se encontrou compõe a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Para ela, o envolvimento com a prática nos laboratórios e as possibilidades diversas que a Universidade traz mostra uma visão diferenciada de mercado de trabalho. Assim, a aluna já se sente preparada, também pelo envolvimento na pesquisa, na extensão e na Eco Júnior Engenharia e Consultoria Ambiental, empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Possibilidades

Na Unesc são inúmeras as oportunidades para quem tem o intuito de entrar no mundo das Ciências, Engenharias e Tecnologias. Além da Engenharia Ambiental e Sanitária, a UNA CET conta com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Cerâmica e Vidro.

#escolhaunesc
Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 19 de maio de 2017 às 10:00
Compartilhar Comente

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente