Engenharia Ambiental e Sanitária

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma
Mais imagens

O projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido pelos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia realizou mais uma atividade. Na última semana, os professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Miriam da Conceição Martins e Yasmine de Moura da Cunha, juntamente com as acadêmicas Gisele Delavechia Rodrigues e Talita Machado Elias visitaram a Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, no Bairro Metropol, em Criciúma, e apresentaram para a diretora Roseli Henrique Fernandes Marcolino, as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto ao longo de dois anos.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Educação ambiental

Professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas, desenvolvem o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC” com alunos de escolas da região. Nesta segunda-feira (24/9), eles fizeram reuniões na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis com o diretor Mericles Rossa e demais assessoras pedagógicas e na Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso, com o diretor Jean Carlos Buogo para apresentar as atividades que serão desenvolvidas ao longo de dois anos e conhecer a estrutura das escolas.

O projeto tem a participação das professoras Marta Valéria Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e Paula Tramontin Pavei e dos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Projeto de extensão busca melhor qualidade de vida a catadores

O projeto de extensão “Gestão de Resíduos, Inclusão Social & Gestão Ambiental Pública”, desenvolvido por professores e acadêmicos da Universidade, busca gerar uma melhor qualidade de vida para os catadores de Criciúma e região, além de auxiliar o município na implantação de uma política pública de gestão de resíduos sólidos em conformidade com a legislação vigente.

Orientado pelo professor Mário Guadagnin, o grupo realiza reuniões semanais. No dia 6 de setembro, os participantes do projeto realizaram uma visita à sede da Acrica (Associação Criciumense de Catadores), onde realizaram uma pesquisa de campo e uma aproximação com os colaboradores com o objetivo de elencar as novas demandas do grupo.

Os participantes do projeto pretendem ainda realizar encontros quinzenais na associação.

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2018 às 10:24
Compartilhar Comente

Alunos das engenharias Ambiental e Sanitária e de Agrimensura realizam visitas técnicas

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia de Agrimensura da Unesc, realizaram duas visitas técnicas em Florianópolis, na última sexta-feira (8/6), quando conheceram a Casa Eficiente da Eletrosul/Eletrobras e a Concasan (Feira Catarinense de Saneamento).

A Casa Eficiente da Eletrosul/Eletrobras surgiu em 2006 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes na construção civil, visando o uso racional da energia elétrica e o menor impacto ambiental. Desta forma, a Eletrosul, em parceria com a Procel e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (da UFSC), investem no projeto da Casa Eficiente.

Na Feira Concasan, os estudantes puderam visitar os estandes das principais empresas com enfoque em saneamento, também puderam entender os atuais processos de eficiência energética e redução de perdas, além de fazerem networking.

As visitas foram organizadas pelo presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello, em parceria com o DCE, CREA Jr e coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

“As visitas possibilitaram visualizar na prática o que acompanhamos em sala de aula. É possível a construção de possível casa e/ou edifício que seja sustentável, desde o reaproveitamento energético até o reuso das águas, o descarte adequado das águas sujas das residências. Na feira foi possível comparar o que há de inovador no ramo de saneamento frente ao mercado de trabalho, também observamos as novas tecnologias. Visitas técnicas são de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e na formação de profissionais de excelência, o que reflete no desenvolvimento do curso e da Universidade”, afirma Martinello.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2018 às 16:29
Compartilhar Comente

Engenharia Ambiental e Sanitária

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) o professor Mario Ricardo Guadagnin e as acadêmicas Ariane Machado e Elaine Adriano dos Santos, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ministraram palestra com o tema “Coleta Seletiva”, aos alunos do nono ano da Escola Municipal Ângelo Zanelato, em Içara.

Na oportunidade, os acadêmicos puderam compreender como a coleta seletiva tem sido tratada. Além disso, os estudantes foram estimulados a olhar de uma forma mais consciente para a questão do lixo.

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2018 às 13:10
Compartilhar Comente