Engenharia Ambiental e Sanitária

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc presente no 28º Seminário de Iniciação Científica da Udesc

Unesc presente no 28º Seminário de Iniciação Científica da Udesc
Evento reuniu educadores, pesquisadores e estudantes durante todo o mês de setembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor da Unesc Carlyle Torres Bezerra de Menezes fez parte da Comissão Avaliadora do 28º Seminário de Iniciação Científica da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Laguna. Durante todo o mês de setembro pesquisadores, professores e estudantes estão fomentando conversas sobre tecnologias e inovações na área ambiental. O docente da Unesc participou do evento nesta quarta-feira (19/9).

Durante o mês de atividades, os participantes apresentaram resultados de pesquisas e debateram sobre os ecossistemas marinho-costeiros da região e abordaram os impactos ambientais em ambientes aquáticos. Para Menezes, o evento contribuiu para a aproximação de áreas do conhecimento. “Este intercâmbio interinstitucional permitiu a aproximação de grupos de pesquisas, incentivando o desenvolvimento de estudos em rede de forma interdisciplinar", destaca o professor.

O docente da Universidade atua no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e também é professor do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de setembro de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva educação ambiental a crianças da região

Projeto de extensão leva educação ambiental a crianças da região
Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Caetano Ronchi, do Bairro São Defende Mais imagens

Um projeto de extensão da Unesc visitou a Escola Municipal Caetano Ronchi, do Bairro São Defende, para realizar atividades de educação ambiental. As ações do projeto Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire, localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André, foram desenvolvidas com oficinas e uma visita orientada na manhã da última quarta-feira (5/10).

Durante o encontro as crianças do quarto ano participaram da oficina “O papel da formiga na cadeia ecológica”. Já a turma do quinto ano visitou a Nascente do Loteamento Santo André. As duas atividades buscaram desenvolver conhecimentos sobre o ambiente no entorno da escola, para estimular o cuidado e manter o equilíbrio na comunidade.

O projeto é coordenado pelos professores Maristela Giassi, Elizabeth Siervi e Dourival Giassi, com o auxilio das bolsistas Joésia Campos e Jaqueline Porto. Julia Faedo e Gisele Delfino foram voluntárias na ação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2016 às 11:56
Compartilhar Comente

Alunos de Engenharia Ambiental conhecem projeto sustentável em Garopaba

Alunos de Engenharia Ambiental conhecem projeto sustentável em Garopaba
Gaia Village ocupa uma área de 850 mil hectares (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade puderam compreender na prática os conceitos de sustentabilidade. Em uma viagem de estudos realizada no sábado (7/11), eles visitaram o projeto Gaia Village, em Garopaba, que trabalha com tratamento alternativo de esgotamento sanitário (uso de banheiro seco), recuperação de vegetação em área de duas e manejo de búfalos com princípios no equilíbrio ecológico. O encontro ocorreu por meio das disciplinas de Metodologia Científica, ministrada pelo professor Zeca Virtuoso, e de Biologia, ministrada pela professora Mainara Figueiredo Cascaes.

Durante a atividade, os estudantes foram recebidos pela coordenadora de Educação Ambiental e bióloga Sandra Severo, e pelo administrador do empreendimento, Dolizete Zilli. O Gaia Village ocupa uma área de aproximadamente 850 mil hectares, distribuídas entre pastagem e mata. No local, todos os móveis são construídos com material de demolição e equipamentos ecoeficientes, como geradores de energia eólica e solar.

Os búfalos são manejados de forma estratégica, não causando a compactação do solo. Embora privado, o projeto não tem fins lucrativos e desenvolve ações com a comunidade local e de municípios vizinhos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de novembro de 2015 às 17:45
Compartilhar Comente