Centro de memória da Educação do Sul de Santa Catarina da Unesc

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente

Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero realiza última reunião de 2019

Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero realiza última reunião de 2019
Mais imagens

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero realizou sua última reunião do ano nesta quarta-feira (18/12), no Laboratório de Educação para Patrimônio do Cedoc (Centro de Memória e Documentação). Na ocasião, foram debatidos os resultados parciais das pesquisas, projetos (PIC, Pibic e dissertações) e encaminhamentos para 2020.

Os estudos integram o projeto “Cuidando das famílias pobres: assistência social materno-infantil na região carbonífera catarinense (1930-1980)”, desenvolvido  com fomento do CNPq. 

O projeto inclui levantamentos nos acervos do Memória e Cultura do Carvão e do Cedip, disponíveis no Cedoc, além de arquivos públicos e privados. O grupo pretende analisar e inventariar documentos pertinentes à temática da assistência materno-infantil na região carbonífera, com a finalidade de contribuir com ensino, pesquisa e extensão.

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2019 às 12:02
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Unesc realiza Colóquio História e Memória da Educação

Unesc realiza Colóquio História e Memória da Educação
Evento tratou sobre a vida e obra de Paulo Freire (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues esteve completamente lotado de estudantes sedentos por conhecimento na quinta edição do Colóquio História e Memória da Educação: 50 anos após a Pedagogia do Oprimido - um tributo a vida e obra de Paulo Freire. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (15/8) e reuniu acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Mestrado em Educação e História, contando com mais de 100 participantes.

O colóquio é fruto de uma parceria entre o Grupehme (Grupo de Pesquisa História e Memória Da Educação), Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias, Esma (Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente), Cedoc (Centro de Memória e Documentação) e curso de Pedagogia da Unesc, com o apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Universidade.

A programação do evento foi dividida entre três turnos, sendo iniciada com a apresentação do documentário Alfabetização em Angicos - A Pedagogia de Paulo Freire, pela manhã. Durante a tarde foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Educação Libertadora e compromisso social”, tendo como participantes os professores doutores do PPGE Carlos Renato Carola e Giani Rabelo, sendo mediados pela professora doutora do PPGE Janine Moreira. Já durante a noite o auditório recebeu a conferência “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”, ministrada pelo professor doutor Thiago Ingrassia Pereira da Universidade Federal da Fronteira Sul.

O foco da conferência foi abordar os conceitos-chave da proposta pedagógica de Paulo Freire, sendo eles inacabamento, dialogicidade e transformação social, considerando sua perspectiva educacional emancipatória. Por meio das explicações trazidas pelo conferencista foi possível ainda levantar informações das obras de Freire fazendo uma analogia com a atualidade.

Informações valiosas


Para a psicóloga, professora e mestra em saúde coletiva, Dipaula Minotto da Silva, a temática levantada ao longo do evento traz esperança em um momento em que existe tanta dificuldade na diferenciação do que é conscientização e o que é doutrinação. “Como docente vejo essa questão como um constante desafio: transformar conversas em diálogos. Acredito que isso seja algo que precisa ser construído dentro da nossa atribuição. Vejo que meu papel é principalmente o de gerar reflexões, isso que Freire nos convida e traz tanto conhecimento”, comentou.

Conforme o professor Thiago, entre os diferenciais de Paulo Freire está a autocrítica, ação que poucos pensadores fazem. “Ele pensa no que dá para mudar em algo que escreveu no passado. Se percebe uma evolução de pensamento ao longo de suas obras e isso é uma das coisas que chama muito a atenção. Um exemplo é a questão da ideologia de gênero. Em seus últimos livros ele tem o cuidado com a linguagem de gênero. Isso é muito interessante. Ele mesmo se avalia, percebe onde poderia estar pecando e muda, evolui”, explica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 09:24
Compartilhar Comente