Engenharia Mecânica

Acadêmicos de Engenharia Mecânica participam do Top Gear

Acadêmicos de Engenharia Mecânica participam do Top Gear
Competição ocorre entre alunos de Introdução à Engenharia Mecânica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da primeira fase do curso de Engenharia Mecânica participaram nesta segunda-feira (2/7) do Top Gear, uma competição com carrinhos “Hot Wheels” em que são desafiados a participarem das provas: velocidade máxima e distância linear. A atividade é realizada todo semestre entre os estudantes da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica.

O professor da disciplina, Adilson Oliveira, conta que cada equipe pode selecionar dois veículos para competição e que a prova ocorre nos laboratórios do curso no IParque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). A competição desta segunda-feira envolveu sete equipes: Fire Wheels; No Name; JD Speed; SM Industrial Car; GP Top Gear; Anonymous e Barrichello Race.

“Apesar de ser uma competição simples, aspectos e conceitos das disciplinas de Física e Mecânica devem ser corretamente avaliados para se obter sucesso nesta competição. Segundo mostrado aos alunos, o centro de massa do veículo, os tipos de rodas, o alinhamento e a geometria das mesmas, são os fatores decisivos para estas provas”, afirma Oliveira.

Segundo ele, a competição irá evoluir e outras provas serão adicionadas, como: crash test e aerodinâmica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente

Conformação dos metais e manutenção de aeronaves são tema de Semana Técnica

Conformação dos metais e manutenção de aeronaves são tema de Semana Técnica
Engenheiro da Infraero falará sobre tipos de motores de aviões (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 3ª Semana Técnica de Engenharia Mecânica ocorre de segunda a quarta-feira (3 a 5/11) e trará para professores e estudantes da Unesc e demais interessados, temas como a conformação mecânica dos metais, projetos mecânicos envolvendo o uso de softwares vinculados às tecnologias CAD/CAM e os diferentes tipos de motores de avião e sua manutenção. O evento, aberto ao público em geral, contará com palestras de profissionais de renome no mercado, sempre no Auditório Ruy Hülse.

A abertura da Semana está marcada para as 19 horas de segunda-feira, com o professor doutor Lírio Schaeffer, da UFRGS. Ele falará sobre a “Importância da Conformação Mecânica para o Brasil”. Referência no assunto no país, Schaeffer vai abordar as mudanças de forma e de dimensões de metais através da aplicação de esforços mecânicos externos.

Na terça-feira (4/11), às 19h30, a Empresa Ciclo PLM, apresentará o tema referente ao projeto mecânico envolvendo softwares vinculados à tecnologia CAD/CAM. Os representantes da empresa apresentarão o uso destas ferramentas na concepção e controle da manufatura de produtos.

Já na quarta-feira (5/11), o engenheiro da Infraero Fábio Carreira, responsável pela manutenção de aeronaves de diversas companhias, falará sobre “Motores de Aviões e Suas Principais Características”. A palestra ocorrerá às 20h30 e antes dela, a partir das 19h30, haverá uma discussão sobre diretrizes com o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Engenharia Mecânica.

A Semana Técnica é organizada pela coordenação do curso, NDE e Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de novembro de 2014 às 14:00
Compartilhar Comente