Programa de Residência Multiprofissional

Escola de Inverno inicia nesta segunda-feira e aborda práticas complementares em saúde

Escola de Inverno inicia nesta segunda-feira e aborda práticas complementares em saúde
Auriculoterapia, cromoterapia e musicoterapia estão entre os temas tratados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais e estudantes estarão reunidos nesta segunda e terça-feira (9 e 10/7) na Unesc para aprimorar conhecimentos na Escola de Inverno da Saúde. Nesta edição, o evento promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional, vai proporcionar 12 encontros com a temática “Práticas integrativas e complementares: Uma nova cultura de saúde”. A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, com a palestra “Medicinas Tradicionais e a Atenção Primária – Em uma Nova Cultura de Saúde”, realizada pelo professor doutor da UFSC, Li Shih Min.

Graduado em Medicina, com residência em Clínica Médica, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Engenharia de Produção, Min atualmente é professor adjunto da UFSC, supervisor do programa de residência médica em Acupuntura do Hospital Universitário da UFSC e coordenador do Núcleo de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.

As trocas de conhecimentos vão ser direcionadas aos novos serviços integrados ao SUS (Sistema Único de Saúde) – que passaram de 19 para 29 e incluem terapias como acupuntura. Práticas Integrativas e Complementares, Auriculoterapia, Cromoterapia, Dança Circular, Constelação Familiar, Terapia Floral, Iridologia, Musicoterapia, Reike e Práticas Integrativas e Complementares estão entre os assuntos a serem tratados em palestras, oficinas e mesas redondas.

Segundo o professor Leandro Fernandes Maffei, que faz parte da comissão organizadora do encontro e psicólogo do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, dez novas técnicas de cuidados com a saúde foram integradas ao SUS, tornando o assunto a ser debatido e aprendido, de grande importância. “São práticas complementares que auxiliam o profissional durante exames e tratamentos. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, afirma Maffei.

A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.

Programação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2018 às 10:29
Compartilhar Comente

Discussão sobre os Direitos do Idoso encerra o V Simpósio de Residência Multiprofissional

Chegou ao fim na noite de hoje (12) a quinta edição do Simpósio de Residência Multiprofissional. Para encerrar as atividades o Simpósio recebeu a enfermeira e advogada Andréia Bertoncini que trabalhou temas referentes aos direitos dos idosos.  

 A população idosa tende a expandir cada vez mais, o que mobiliza a necessidade de discutir política públicas voltadas a essa população.Existem muitos avanços mas também muitas fragilidades, destacou a profissional que também é fiscal da vigilância sanitária e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Criciuma. 

O evento que durou dois dias foi encerrado pelo coordenador da comissão de Residência Multiprofissional Jacks Soratto que destacou a importância de se olhar além do que se vê.

 

 

 

 

 

 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 23:06
Compartilhar

"Bailão do Ritmo Saudável" é realizado dentro do V Simpósio de Residência Multiprofissional

Mais imagens

A quinta edição do Simposio de Residência Multiprofissional trouxe o tema "Saúde do Idoso". Movimentado pela temática o Programa de Residência Multiprofissional promoveu na tarde de hoje (12) a primeira edição do Bailão do Ritmo Saudável. A proposta da atividade é oferecer um momento para promoção de saúde. Conforme a comissão organizadora do simposio, a atividade foi pensada para que o evento fosse além do cunho acadêmico e unisse pesquisa, ensino e extensão. 

As atividades aconteceram na sala de dança do Bloco T e foram animadas pelo Grupo Sensações. Participaram profissionais de saúde, residentes, acadêmicos e idosos do município. 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 20:22
Compartilhar

Mesa redonda discute possibilidades de prevenção das principais patologias em idosos no V Simpósio de Residência Multiprofissional

Mesa redonda discute possibilidades de prevenção das principais patologias em idosos no V Simpósio de Residência Multiprofissional
Mais imagens

A segunda atividade da manhã de hoje (12) trouxe diversas visões acerca da prevenção de patologias em idosos. A mesa foi composta pelo cirurgião dentista Felipe Veronez, a farmacêutica Flávia Rigo, a psicóloga Fernanda Fernandes, profissional de Educação Física Ana Maria Volpato, nutricionista Lara Canever, médica Flávia Henrique, fisioterapeuta Juliana Mondardo e enfermeira Neiva Junkes.

A mesa discutiu a importancia de ter empatia no cuidado ao idoso: "é importante compreender como e com quem eu estou lidando, pensar que o que mepode parecer prazeroso para o idoso pode não ser", complementou a psicóloga Fernanda Fernandes.

Para que ocorra a prevenção é necessário o olhar multiprofissional, bem como o fortalecimento da atenção básica. 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 16:40
Compartilhar

V Simpósio de Residência Multiprofissional destaca aspectos da Reabilitação Oral em Idosos

V Simpósio de Residência Multiprofissional destaca aspectos da Reabilitação Oral em Idosos
Mais imagens

 

 

 

 

 

O segundo dia do V Simpósio de Residência Multiprofissional iniciou com a palestra intitulada "Reabilitação Oral em Idosos", ministrada pelo professor Mtdo Felipe Cechinel Veronez. 

A mastigação é um dos aspectos com maiores alterações no idoso. Grande parte da população com mais de 60 anos possui prótese dentária. Na explanação Felipe destaca que "pensando além da estética precisamos pensar na funcionalidade do paciente". A reabilitação oral é capaz de promover melhoras de cunho psicológico (auto estima, auto imagem), nutricionais (melhora mastigação, consumo de alimentos). Tratar gente ao invés de dente é um pensamento necessário para o sucesso do cuidado. 

As atividades do simposio seguem pela manhã, tarde e noite de hoje (12). As inscrições podem ser realizadas no Auditório Ruy Hulse.

 

 

 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 09:24
Compartilhar Comente