Programa de Residência Multiprofissional

ESF Mina União promove ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde junto a Escola de Educação Básica Irmã Edwiges

ESF Mina União promove ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde junto a Escola de Educação Básica Irmã Edwiges
Mais imagens

No último sábado (07) comemorou-se o Dia Mundial da Saúde. A data tem o objetivo de enfatizar a importância da prevenção, promoção e valorização da saúde. Diante disto a equipe da ESF Mina União realizou ação em saúde junto a Escola de Educação Básica Irmã Edwiges, localizada no bairro. As atividades ocorreram a partir das nove horas da manhã e contaram com a participação dos residentes Géssica Santiago (Psicóloga), Daiane Saturno Pacheco (Enfermeira) e Antônio Carlos da Rosa da Silva (Profissional de Educação Física). Na oportunidade foram apresentados a comunidade (pais, alunos e professores) as ações e serviços desenvolvidos na unidade, entre eles: placar da saúde, orientações individuais e grupais; visitas domiciliares; consultas médica; consulta com profissionais da área da  psicologia, enfermagem e educação física do Programa de Residência Multiprofissional; consulta com profissionais do NASF; encaminhamento para especialidades; coleta de preventivo; vacinas. A ação buscou aproximar a comunidade da unidade de saúde, estreitando os laços e conscientizando que a saúde é um direito de todos e de todas. 
 

Por: Carla Sasso Simon 09 de abril de 2018 às 10:09
Compartilhar

EEB Pascoal Meller recebe Educação em Saúde promovida por residentes

EEB Pascoal Meller recebe Educação em Saúde promovida por residentes
Bruna Giassi e Swellin Ortolan Mais imagens

A higiene pessoal é uma importante forma de prevenção. Pensando nisso as farmacêuticas residentes Bruna Giassi Wessler e Swellin Ortolan promoveram na última segunda feira (13) atividades junto a Escola de Educação Básica Pascoal Meller, localizada no Bairro Santa Augusta. 

Na oportunidade foram trabalhados temas como higiene pessoal, importancia da lavagem das mãos e cuidados com piolhos. As atividades foram desenvolvidas junto as turmas do terceiro e quarto ano. Conforme as residentes é muito comum as queixas acerca de piolhos e viroses na unidade de saúde do bairro, e uma das formas mais eficazes de combater e previnir é educando em saude nas escolas. 

A atividade alcançou cerca de 120 alunos dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental matriculados na escola.

 

Por: Carla Sasso Simon 20 de novembro de 2017 às 21:28
Compartilhar

Enfermeiras residentes promovem Educação Permanente em Saúde na ESF Santa Augusta

Enfermeiras residentes promovem Educação Permanente em Saúde na ESF Santa Augusta
Mais imagens

Na tarde de hoje (16) as enfermeiras residentes Mariane Rezin Favarin e Luana Ferrarini Ferrarezi Prealizaram na tarde de hoje,, educação permanente com os profissionais de saúde a convite da ESF Santa Augusta. O tema proposto foi “Acolhimento com Avaliação de Vulnerabilidade e Classificação de Risco”, o qual faz parte de um dos cadernos da Atenção Básica: Acolhimento a Demanda Espontânea. Dentre os assuntos e tema abordados, pode-se destacar a importância e necessidade do desenvolvimento de encontros continuados para discussão, vindo de encontro com a atual situação de saúde local que passará em breve por um novo ciclo do PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

Mais informações: Una

Por: Carla Sasso Simon 16 de agosto de 2017 às 22:50
Compartilhar

Residentes iniciam a apresentação dos Projetos de Intervenção

Na manhã desta terça-feira (21) iniciaram-se as apresentações dos projetos de intervenção que serão realizados nas unidades que abrigam os residentes. Os projetos tem como objetivo atuar sober uma problemática local de forma multiprofissional. Estima-se que uma média de dez mil pessoas sejam benificiadas direta ou indiretamente com a implantação dos projetos nas unidades dos bairros Vila Manaus, Mineira Velha, Santa Luiza, Mineira Nova, Santa Augusta, Paraíso, Vila Belmiro, Mina União, Pinheirinho, Nova Esperança, São Defende, São Sebastião e Santo Antônio. Os projetos fazem parte do ambito de atuação da residencia, que vai ao encontro das necessidades da comunidade. As apresentações continuam na tarde desta quarta (22), na manhã da próxima terça (28) e encerram na tarde de quarta feira (29). O desenvolvimento dos projetos será realizado entre 2016 e 2017.  

Por: Carla Sasso Simon 22 de junho de 2016 às 13:18
Compartilhar