Programa de Residência Multiprofissional

Mesa redonda discute possibilidades de prevenção das principais patologias em idosos no V Simpósio de Residência Multiprofissional

Mesa redonda discute possibilidades de prevenção das principais patologias em idosos no V Simpósio de Residência Multiprofissional
Mais imagens

A segunda atividade da manhã de hoje (12) trouxe diversas visões acerca da prevenção de patologias em idosos. A mesa foi composta pelo cirurgião dentista Felipe Veronez, a farmacêutica Flávia Rigo, a psicóloga Fernanda Fernandes, profissional de Educação Física Ana Maria Volpato, nutricionista Lara Canever, médica Flávia Henrique, fisioterapeuta Juliana Mondardo e enfermeira Neiva Junkes.

A mesa discutiu a importancia de ter empatia no cuidado ao idoso: "é importante compreender como e com quem eu estou lidando, pensar que o que mepode parecer prazeroso para o idoso pode não ser", complementou a psicóloga Fernanda Fernandes.

Para que ocorra a prevenção é necessário o olhar multiprofissional, bem como o fortalecimento da atenção básica. 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 16:40
Compartilhar

V Simpósio de Residência Multiprofissional destaca aspectos da Reabilitação Oral em Idosos

V Simpósio de Residência Multiprofissional destaca aspectos da Reabilitação Oral em Idosos
Mais imagens

 

 

 

 

 

O segundo dia do V Simpósio de Residência Multiprofissional iniciou com a palestra intitulada "Reabilitação Oral em Idosos", ministrada pelo professor Mtdo Felipe Cechinel Veronez. 

A mastigação é um dos aspectos com maiores alterações no idoso. Grande parte da população com mais de 60 anos possui prótese dentária. Na explanação Felipe destaca que "pensando além da estética precisamos pensar na funcionalidade do paciente". A reabilitação oral é capaz de promover melhoras de cunho psicológico (auto estima, auto imagem), nutricionais (melhora mastigação, consumo de alimentos). Tratar gente ao invés de dente é um pensamento necessário para o sucesso do cuidado. 

As atividades do simposio seguem pela manhã, tarde e noite de hoje (12). As inscrições podem ser realizadas no Auditório Ruy Hulse.

 

 

 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 09:24
Compartilhar Comente

A importância da atividade física para um envelhecimento saudável é tema da abertura do V Simpósio de Residência Multiprofissional

A importância da atividade física para um envelhecimento saudável é tema da abertura do V Simpósio de Residência Multiprofissional
Mais imagens

 

A quinta edição do V Simpósio de Residência Multiprofissional da UNESC. Após a cerimônia de abertura os participantes foram bridados com a palestra intitulada "A importância da atividade física para um envelhecimento saudável", ministrada  pela professora Dra Tânia Bertoldi Benedetti da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Na oportunidade a palestrante destacou aspectos importantes relacionados ao envelhecimento e suas alterações. Houve também a explanação do projeto VAMOS que estimula a realização de exercios para idosos em um viés biopsicossocial: "é necessário ampliar nossa visão e promover saúde com avaliação, planejamento e pensamento a curto, médio e longo prazo", enfatizou Tânia.   

A palestra promoveu muitas provocações nos participantes. O Simpósio de Residência Multiprofissional continua na manhã, tarde e noite no Auditório Ruy Hulse. Na tarde de hoje (12) o simposio promove uma atividade para os idosos na sala de dança do Bloco T.

 

 

 

 

Por: Carla Sasso Simon 12 de setembro de 2017 às 09:12
Compartilhar

Simpósio de Residência Multiprofissional inicia na UNESC

Simpósio de Residência Multiprofissional inicia na UNESC
Mais imagens

 

A quinta edição do Simpósio de Residencia Multiprofissional iniciou na noite de hoje (11). Esta edição contou com a realização concomitante do II Jornada Acadêmica de Saúde. A cerimônia de abertura foi conduzida pela residente Giovana Mondardo e aconteceu no Auditório Ruy Hulse com a presença de representantess dos acadêmicos (Carla Martins), pós graduandos (Carla Simon), reitoria (profa Dra Indyanara Becker) unidade acadêmica (profa Dra Mira Dagostin), mestrado em Saúde Coletiva (prof.a Dra Lisiane Tuon), residência multiprofissional (prof Dr Jacks Soratto) bem como conselho municipal de saúde (Zenair Cauduro).

As residentes Mari Reiter, Amanda Roque e Débora Cristiano destacam que o evento busca integrar conhecimento teório e prático acerca da saúde do idoso sempre seguindo em viés multiprofissional. Após a cerimonia de abertura do simposio contou com palestra "A importância da atividade física para um envelhecimento saudável" com a professora Drª Tania Bertoldo Benedetti (UFSC).  

As atividades do simposio continuam amanhã (12) em período integral. As inscrições podem ser realizadas no auditório Ruy Hulse na secretaria do evento.

 

 

Por: Carla Sasso Simon 11 de setembro de 2017 às 20:46
Compartilhar

Residentes participam do grupo Qualidade de Vida do Idoso (QVI) em Turvo

Residentes participam do grupo Qualidade de Vida do Idoso (QVI) em Turvo
Mais imagens

Na tarde desta terça-feira (05) as residentes Mari Reiter (profissional de educação física) e Carla Simon (psicóloga) participaram no grupo Qualidade de Vida do Idoso na cidade de Turvo. As residentes trabalharam o Desenvolvimento Humano e propuseram atividades físicas e cognitivas (caça palavra, jogos em grupo e dinamicas). O objetivo foi trabalhar concentração, atenção, memória e lateralidade de forma lúdica. Na oportunidade estiveram presentes cerca de 25 idosos. O grupo ocorre desde 2014 e é uma parceria das secretarias de Saúde e Assistência Social do municipio. De acordo com a assistente social Kátia Biz o grupo tem uma boa adesão e promove a funcionalidade dos idosos, muitos participam desde que iniciou. Os encontros do Grupo QVI acontecem quinzenalmente nas terças feiras, no periodo vespertino no Centro de Convivência Tutti Bonna Gente. 

Por: Carla Sasso Simon 05 de setembro de 2017 às 21:29
Compartilhar