Biomedicina

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc realizam ação de doação de sangue

Acadêmicos da Unesc realizam ação de doação de sangue
Três pontos foram colocados pelo Campus nesta quarta-feira (15/06) Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc Mais imagens

A Unesc aderiu a mais uma importante campanha de conscientização e solidariedade: a doação de sangue e de medula óssea. Para isso, foram montados três pontos estratégicos do Campus para conscientizar a população universitária da importância da ação. A atividade, que ocorre nesta quarta-feira (15/06), faz parte do projeto “Doe-se Gotas que Salvam Vidas”, da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA) e tem a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Criciúma.

Durante a atividade realizada pelos acadêmicos dos cursos de medicina, educação física e biomedicina, eles apresentam o processo da doação, sua importância, a atual demanda e estoques do hemocentro de Criciúma, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o processo e estimular a doação, visando e aumentar os estoques de sangue no Hemosc, que está baixo. Os interessados podem fazer um cadastramento de doadores de sangue e de doadores de medula óssea. Materiais também estão sendo entregues à população e produtos sanguíneos sintéticos similares aos utilizados na doação também estão expostos.

Conforme a acadêmica do curso de Medicina, Natália Veadrigo Boschetti, uma das organizadoras, os estoques estão abaixo das necessidades, por isso, a importância da conscientização da doação. “Estamos fazendo a captação de novos doadores e a conscientização da população. A doação é uma ação altruísta de amor ao próximo. Com uma doação de sangue, conseguimos ajudar quatro pessoas. É um ato de amor ao próximo que tem que ser incentivado e é isso que o projeto busca. Além disso, também buscamos estimular a doação e medula óssea”, disse.

A ação, em comemoração ao Dia Internacional do Doador de Sangue, comemorado na terça-feira (14/06), ocorre no hall da reitoria, em frente ao ginásio e nas clínicas integradas, até às 22h.

Estoque baixo

Conforme a Biomédica Keity Giraldi Raldi, responsável pelo Setor Processamento e Distribuição Do Sangue do Hemosc, no momento, além do estoque estar baixo, a média de doação diária também. “No momento estamos com baixas doações de sangue. A temperatura diminuiu e as pessoas reduziram as doações. Em média estamos tendo 46 doações por dia abaixo do ideal em uma média segura pelo menos 60 doações por dia. Com isso os estoques se encontram reduzidos, principalmente, as tipagens O positivo, A positivo e O Negativo”, alertou. 

Doar sangue e medula é um ato de cidadania e solidariedade capaz de elevar a felicidade do doador, gerando bem-estar psicológico e emocional. “Queremos conscientizar a população esse ato solidário, pois muitas pessoas dependem da doação de sangue. Na nossa região sul, mensalmente, são mais de 2,5 mil bolsas utilizadas e se não tivermos doadores altruísta pode haver um desabastecimento e cancelamento de cirurgias eletivas, não queremos que chega nesse nível”, ressaltou. 

As doações serão realizadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, de Criciúma, responsável pelo serviço de Captação e Estoque de Sangue na Região Sul Catarinense.

O sangue é essencial para tratamento e intervenções urgentes de todos os tipos (acidentes, conflitos, desastres, entre outros) e pode ajudar pacientes que sofrem de condições de saúde com risco de vida, além de apoiar procedimentos cirúrgicos complexos.
 

O que é necessário para doar:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas);
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Não pode doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:
• Hepatite após os 11 anos de idade;
• Lepra (Hanseníase);
• Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;
• Doença auto-imune;
• Doença de Chagas;
• AIDS;
• Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);
• Diabetes;
• Câncer.

Outras situações:

• Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses;
• Mantém relações sexuais de risco;
• Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses;
• Parceiro ocasional ou desconhecido (quando não há uma relação de compromisso): Aguardar 12 meses após o último contato sexual;
• Parceiro fixo (quando há uma relação de compromisso há mais de 06 meses): Com uso de preservativo, está apto para a doação. Sem uso de preservativo, aguardar 03 meses após o primeiro contato sexual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2022 às 17:39
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Festival Solidário em comemoração aos 142 anos de Criciúma

Unesc marca presença no Festival Solidário em comemoração aos 142 anos de Criciúma
A Universidade prestigiou o evento oferecendo à população uma ação comunitária com os acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição (Fotos e Texto: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Na programação de aniversário dos 142 anos de Criciúma, a Unesc, como uma filha, criada pelo ex-prefeito Ruy Hulse, em 1968, se fez presente no Festival Solidário organizado pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social e Habitação, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. De presente, a Universidade levou para a praça de eventos, uma ação comunitária com os acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. A equipe do departamento comercial também marcou presença.

Os acadêmicos de Biomedicina realizaram exames de tipagem sanguínea. Crianças e adultos foram atendidos e saíram felizes com a descoberta do tipo de sangue. Já os futuros enfermeiros presentes aferiram a pressão de quem passava pelo stand da Unesc.

Já o curso de nutrição levou informações sobre uma boa alimentação. As crianças curiosas, se admiraram com as réplicas de alimentos como: ovo, bife, feijão, alface, aipim, pães de forma e d’água, entre outros. O curso de Farmácia orientou os populares sobre o armazenamento adequado dos medicamentos, bem como os trabalhos desenvolvidos na Farmácia Solidária e o seu papel social.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de junho de 2022 às 14:33
Compartilhar Comente