Iparque

Unesc em recesso, com retorno em 3/1

Unesc em recesso, com retorno em 3/1
Atividades retornam ao normal em 3 de janeiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso a partir desta sexta-feira (23/12), retomando as atividades no dia 3 de janeiro de 2017. Durante o primeiro mês do ano, a maioria dos setores funcionará das 13h30 às 19h30. As aulas dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2017 iniciam no dia 20 de fevereiro.

A exceção durante o recesso será o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), que não realizará atendimentos nesta sexta-feira (23/12) e no dia 30 de dezembro de 2016 e no dia 1º de janeiro de 2017, mas funcionará normalmente de 26 a 29 de dezembro de 2016 e a partir de 2 de janeiro de 2017, das 8 às 17 horas.

A Biblioteca Professor Eurico Back segue o mesmo calendário da Universidade e ficará fechada desta sexta-feira até o dia 2 de janeiro de 2017, voltando a atender em 3 de janeiro, das 13h30 às 19h30.

As Clínicas Integradas também estarão de recesso até dia 2 de janeiro. De 3 a 27 de janeiro de 2017, a central de agendamentos, o SOS e o Serviço de Enfermagem funcionarão das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A Farmácia Escola, das 8 às 13 horas e das 13h30 às 17 horas. A Farmácia Solidária encerrará as atividades de 2016 nesta quarta-feira (21/12) e retoma o atendimento em 30 de janeiro de 2017. Os Serviços de Fisioterapia, Psicologia, Medicina  não funcionam até 30 de janeiro de 2017.

O CPJ
(Centro de Prática Jurídica), do curso de Direito, que engloba as Casas da Cidadania, CJC (Casa de Justiça e Cidadania - Justiça Federal) e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação) retoma as atividades em 9 de janeiro de 2017,  das 13h30 às 19h30. Já a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação) segue o recesso e, a partir do dia 16 de janeiro de 2017 retorna suas atividades, das 13h30 às 17h30.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2016 às 18:49
Compartilhar Comente

Parque Científico e Tecnológico implanta estação geodésica homologada pelo IBGE

Parque Científico e Tecnológico implanta estação geodésica homologada pelo IBGE
Local poderá ser utilizado por estudantes e profissionais (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes das engenharias de Agrimensura, Ambiental e Civil, de Geografia e de Arquitetura e Urbanismo da Unesc e profissionais das áreas têm, a partir deste mês, um novo espaço para aprendizado, pesquisa e apoio aos levantamentos topográficos e investigação científica por parte de pesquisadores e engenheiros. O Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) implantou uma estação geodésica passiva, aprovada e homologada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A estação geodésica passiva é constituída por um marco de concreto cuja posição serve como referência precisa a diversos projetos de engenharia, como construção de estradas, pontes, barragens; mapeamento; geofísica e pesquisas científicas. A estação é chamada de passiva porque não possui equipamentos para a captação dos dados.

Segundo o engenheiro agrimensor do Cegeo (Centro de Engenharia e Geoprocessamento) do Ipat (Instituto de Pesquisa Ambiental e Tecnológica) do Iparque, João Paulo Casagrande, a nova estação geodésica passiva da Universidade faz parte da Rede Geodésica Brasileira de primeira ordem e foi a primeira obra física construída a partir de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Engenharia de Agrimensura da Universidade.

Casagrande comenta que o Cegeo fez uma parceria com o IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque para que todo o projeto fosse feito pela Unesc, da concepção à execução. “O IBGE disponibiliza informações não tão aprofundadas sobre como deve ser construído o marco da estação geodésica. O Diones Delfino (aluno que desenvolveu o TCC), eu e outros profissionais do Ipat fomos buscar mais detalhes para o desenvolvimento do projeto. O IDT pesquisou e criou o projeto do marco e da peça para que os equipamentos sejam acoplados com segurança no marco seguindo recomendações do IBGE”, conta.

A estação geodésica do Iparque é a segunda da Unesc . De acordo com o engenheiro agrimensor do Cegeo, com o novo marco, os alunos e professores têm uma nova opção para desenvolver aulas práticas, em um local sem interferência de veículos e pessoas, e os profissionais da área poderão utilizar para trabalhos técnicos na região mediante contato prévio para agendamento.

Diones Delfino, o estudante responsável pelo TCC que resultou na estação geodésica passiva, comenta que o projeto começou a ser desenvolvido em setembro de 2015 e o tema foi escolhido pelo fato de a região possuir poucas estações e algumas não estarem em pleno funcionamento. Delfino é aluno do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc e funcionário do Cegeo. “Por meio do estudo, mostramos que é possível desenvolver um projeto como esse em um trabalho de conclusão de curso, contendo um bom planejamento e organização. Foram analisados alguns parâmetros que poderão ajudar outros profissionais”, afirma.

O projeto contou com parceria entre o curso de Engenharia de Agrimensura, por meio do professor orientador Leonard Niero da Silveira e o aluno orientando Diones Delfino, o setor de Cegeo (Centro de Engenharia e Geoprocessamento), por meio dos engenheiros Vilson Paganini Bellettini e João Paulo Casagrande do Ipat (Instituto de Pesquisa Ambiental e Tecnológica), o IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) por meio dos engenheiros Ramon Silveira, Mateus Milanez e Cassiano de Medeiros e  Pegesul Geo-tecnologias, por meio do ex-aluno do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc Gean Pavei.

Acesse o relatório do SAT99641

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2016 às 16:55
Compartilhar Comente

Unesc em recesso segunda e terça-feira

Unesc em recesso segunda e terça-feira
Atividades voltam ao normal quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em virtude do feriado da Proclamação da República (15/11), a Unesc entra em recesso a partir da próxima segunda-feira (14/11). As atividades no campus voltam ao normal na quarta-feira (16/11).

O Colégio Unesc, os cursos de graduação, a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e as Clínicas Integradas também entram em recesso a partir de segunda-feira.

Apenas o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) funciona normalmente segunda-feira (14/11), das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas. Não haverá atendimento no local na terça-feira (15/11).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2016 às 16:12
Compartilhar Comente

Professores da Unesc participam da Expo Mais

Professores da Unesc participam da Expo Mais
Evento ocorreu nesta segunda e terça-feira (Fotos: Novo Texto) Mais imagens

A semana da região iniciou com mais de 60 horas de conhecimento e professores da Unesc estiveram na linha de frente do espaço de troca de experiências e aprendizado. Nesta segunda e terça-feira (24 e 15/10), na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), durante a Expo Mais (1º Congresso Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia), professores da Universidade comandaram Lab Mais, Diálogo Mais e Painel Mais.

As professoras Elenice Padoin e Lúcia Búrigo estiveram à frente do Diálogo Mais “Comportamento do Consumidor”. Já o professor Andrigo Rodrigues, do Lab Mais “Pesquisa de Mercado”, e Igor Drudi, do Lab Mais “Design Thinking”. A professora Tânia Aquino fez o Painel Mais “Liderança e Gestão de Equipes”.

A Expo Mais é o resultado da união inédita de sete instituições de ensino superior do Sul catarinense: Unesc, Satc, Esucri, Unisul, Unibave, Senac e Senai, com apoio da Acic e Sebrae/SC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2016 às 22:59
Compartilhar Comente

Unesc é premiada com Mérito Lojista

Unesc é premiada com Mérito Lojista
Clínicas Integradas e projeto “Brazil Ozônio” receberam a honraria (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

As Clínicas Integradas da Unesc e o projetoBrazil Ozônio” foram premiados na noite desta quarta-feira (14/9) pelo Mérito LojistaPrêmio Oreste Vidal, concedido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. Realizado bienalmente, ele premia as ações positivas e empreendedoras realizadas de modo ético e responsável que beneficiem o consumidor. Neste ano a honraria teve foco na sustentabilidade e premiou 12 empresas e personalidades. A entrega do reconhecimento ocorreu durante o evento que comemorou os 50 anos da entidade.

As Clínicas Integradas foram vencedoras na categoria Serviços de Saúde e o projeto “Brazil Ozônio”, para a recuperação de solos e recursos hídricos contaminados pela mineração de urânio e carvão com o uso do ozônio, recebeu Menção Honrosa. As iniciativas vencedoras foram indicadas e inscritas pelo Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc).

Para a coordenadora das Clínicas Integradas, o principal do prêmio é ser um disparador de motivação para professores, acadêmicos e todos os colaboradores das Clínicas integradas. “Nos leva a repensar as práticas, a buscar cada vez mais a qualificação diária dos serviços ofertados. E o nosso agradecimento vai para a comunidade, que acredita na Unesc, no potencial formador e transformador que as Clínicas têm a oferecer ao coletivo”, afirma.

Segundo o coordenador da pesquisa do projeto "Brasil Ozônio", Elídio Angioletto, é uma honra para toda a equipe receber essa distinção da CDL na comemoração de seus 50 anos, pois que existem muitos outros projetos na região com a temática de práticas sustentáveis que poderiam ter sido escolhidos. “A aplicação em larga escala dessa tecnologia trazida pelo projeto modificaria profundamente a realidade dos 11 municípios da Região Carbonífera e de outros municípios em que as Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão estão inseridas. Ambientalmente os ganhos são enormes e a tecnologia é competitiva com outros tipos de tratamento que são atualmente empregados”, comenta o pesquisador.

Clínicas Integradas

Nelas, os moradores de toda Amrec e Amesc têm acesso gratuito aos Serviços de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina. Além disso, a população recebe medicamentos por meio da Farmácia Solidária (só no primeiro semestre de 2016 foram R$ 440 mil em medicamentos doados), atendimento em Podologia, na Farmácia Escola, no Ambulatório de Feridas e no CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Só no primeiro semestre de 2016, as Clínicas Integradas realizaram 46.874 atendimentos. Além de beneficiar a comunidade, o local funciona como uma Clínica Escola, na qual os estudantes dos cursos da área da saúde da Unesc colocam a teoria em prática, com a supervisão de professores da Universidade.

Projeto “Brazil Ozônio”


No projeto “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, a Unesc, por meio do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), é responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas contaminados pela mineração.

O projeto é desenvolvido com instituições de vários estados e já obteve resultados que comprovaram a possibilidade de recuperação da drenagem ácida gerada em área de mineração e a possibilidade de uso da água para irrigar plantações e para os animais beberem. Desde 2015 ocorrem estudos da recuperação e tratamento de drenagem ácida da mina São Geraldo, pertencente à Carbonífera Rio Deserto, em Criciúma, com o uso de ozônio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 19:48
Compartilhar Comente