Iparque

Professores e pesquisadores apresentam trabalhos em Portugal

Professores e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc estão apresentando diversos trabalhos em um evento internacional. Eles estão presentes na 10ª Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 2ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, na cidade de Mação, em Portugal. O evento iniciou da terça e segue até sábado (5/4).

Artigos

- Ecologia da Paisagem e Território no Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina – Brasil (Jairo José Zocche)

- Arqueologia Entre Rios e a Gestão Integrada do Território - Santa Catarina – Brasil (Juliano Bitencourt Campos)

- A Paisagem Guarani no Extremo Sul Catarinense: Estudo de Caso do Sítio Mãe Luzia 1 - Santa Catarina – Brasil (Rafael Casagrande da Rosa; Marcos César Pereira Santos; Jairo José Zocche)

- Mobilidade e Gestão de Matéria-Prima dos Grupos Pré-Históricos no Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina – Brasil (Juliano Gordo Costa; Juliano Bitencourt Campos; Marcos César Pereira Santos)

- Organização Tecnológica dos Grupos Caçadores-Coletores Pré-Históricos no Extremo Sul Catarinense – Santa Catarina – Brasil (Marcos César Pereira Santos)

- Os Guaranis no Extremo Sul Catarinense: Padrões e Assentamento e Tecnologia - Santa Catarina – Brasil (Josiel dos Santos; Marcos César Pereira Santos; Juliano Bitencourt Campos)

- Ações Educativas e Socialização do Conhecimento na Gestão Integrada do Território no Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina – Brasil (Carlos de Matias; Juliano Bitencourt Campos)

- A Tutela do Patrimônio Arqueológico na Região do Extremo Sul Catarinense – Santa Catarina – Brasil (Daniel Ribeiro Preve; Eloisa Paganini; Juliano Bitencourt Campos)

- Arte Rupestre e Território: Padrões Arqueológicos e Motivos Rupestres no Extremo Sul Catarinense – Santa Catarina – Brasil (Hérom Cezaro; Marcos César Pereira Santos; Juliano Bitencourt Campos; Jéssica Ramos; Jairo José Zooche)

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de abril de 2014 às 17:36
Compartilhar Comente (1)

Da Unesc para Portugal: professores lançam três livros

Da Unesc para Portugal: professores lançam três livros
Obras foram apresentadas durante jornadas de Arqueologia Mais imagens

Professores da Unesc atravessaram o Oceano Atlântico para lançar três livros em Portugal. Eles apresentaram as obras “Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”, “Arqueofauna e Paisagem” e “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania”. O ato ocorreu ontem (2/4), no Auditório Municipal Elvino Pereira, na cidade de Mação, durante a 10ª Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 2ª Jornada de Arqueologia Transatlântica.

Os professores da Juliano Bitencourt Campos, doutor Jairo José Zocche e Daniel Preve lançaram as obras (publicadas pela editora Habilis Press), que também tem outros organizadores e diversos autores.

Livros

“Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”
- Organizadores da obra: Juliano Bitencourt Campos, Jairo José Zocche, Jedson Francisco Cerezer e Luiz Oosterbeek
- Realização da Unesc com o ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal.

“Arqueofauna e Paisagem”
- Organizadores da obra: Jairo José Zocche, Juliano Bitencourt Campos, Nelson José Oliveira de Almeida, Claudio Ricken
- Realização da Unesc com o ITM (Instituto Terra e Memória).

"Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania"
- Organizadores da obra: Daniel Preve, Juliano Bitencourt Campos e Alfredo Engelmann Filho.
- Realização curso de Direito e Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc.

Jairo é professor do PPGCA, Juliano integra o Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território e Daniel é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de abril de 2014 às 11:42
Compartilhar Comente

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

Reitor e vice tomam posse hoje

Reitor e vice tomam posse hoje
As solenidades ocorrerão na segunda e terça-feira (1º e 2/7) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os professores doutores Gildo Volpato e Márcio Fiori, tomarão posse como reitor e vice, respectivamente, na Unesc hoje (1º/7). A solenidade ocorrerá às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade. Volpato e Fiori foram reeleitos no dia 5 de junho por professores, acadêmicos e funcionários da instituição, para um mandato de quatro anos.

Já amanhã (2/7), ocorrerá a posse dos novos pró-reitores e diretores da Universidade. O evento também será no Auditório Ruy Hülse, mas às 15 horas. Robinalva Borges Ferreira permanecerá na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Já Luciane Bisognin Ceretta assumirá a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, enquanto Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato será a Pró-Reitora de Administração e Finanças.

A nova composição da diretoria será: Indianara Reynaud Toreti Becker, na UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Ângela Costa Piccinini, na UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia); Angela Cristina Di Palma Back, na UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação); Daniel Ribeiro Préve, na UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e Marcos Back, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A chefia de gabinete ficará a cargo de Michel Alisson da Silva. João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior assumirá a procuradoria jurídica.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de julho de 2013 às 15:56
Compartilhar Comente

Unesc inaugura espaços para alunos, colaboradores e comunidade

Unesc inaugura espaços para alunos, colaboradores e comunidade
Foto: Arquivo Mais imagens


Preocupada com o ensino, a pesquisa e o atendimento à comunidade, a Unesc a cada ano investe em novos espaços e amplia outros já consolidados. E nesta segunda-feira (11/3) a Universidade vai apresentar aos alunos, colaboradores e toda a população a ampliação das Clínicas Integradas (ambulatórios de Medicina e Odontologia) e novos laboratórios, Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), Bloco de Ensino e Cantina no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

O evento inicia às 9 horas, em frente às Clínicas Integradas, e segue para o Iparque, às 10h30. Todas as novas obras são climatizadas e utilizam lâmpadas LED, que propiciam melhor iluminação com menor custo. Os novos ambulatórios das Clínicas e o Bloco de Ensino também fazem a captação da água da chuva.

Clínicas Integradas

A população regional passa a receber gratuitamente em 2013 atendimento odontológico, e vai contar com mais consultórios médicos. A Unesc vai inaugurar a ampliação das Clínicas Integradas, que contempla consultórios, recepção, laboratórios e áreas técnicas em um espaço de dois pavimentos, com cerca de 3 mil m².

O novo prédio é dividido em duas partes. A primeira acolhe o Ambulatório de Odontologia, com 1.959,78 m², contemplando 46 consultórios, sete raios-X, três laboratórios e áreas técnicas. Já a outra recebe a ampliação do Ambulatório de Medicina, com 920,40 m², contemplando 22 consultórios e áreas técnicas.

O Governo do Estado participou da construção com parte do investimento, de R$ 3,7 milhões. As Clínicas Integradas da Unesc realizam mais de 130 mil atendimentos gratuitos por ano.

Itec-In

A Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios da Unesc está localizada no Iparque, onde reaproveitou e readequou dos espaços da antiga ICC (Indústria Carbonífera Catarinense). São 394,67 m² que vão alocar 16 incubados, além de banheiros, sala de reunião e sala de administração.

A Itec-In tem como desafio estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores. O objetivo é proporcionar todo suporte necessário para que se tornem um empreendimento de sucesso.

Bloco de Ensino

O Bloco de Ensino é o primeiro inaugurado no Iparque. Ele abriga os alunos dos cursos de Engenharia da Unesc, aproximando os estudantes dos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico da Unesc.

O bloco terá área total de 1.772,34 m², com salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros e salas para professores, coordenações e PPGs (Programas de Pós-Graduação).

Laboratórios do Iparque

Os alunos e professores da Unesc vão ganhar novos laboratórios, todos ligados ao IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e ao PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). Os laboratórios ocupam uma área de 380,74 m², que reaproveita e readéqua um prédio da antiga ICC.

São eles:
- Laboratório de Síntese de Complexos Multifuncionais (Lasicom)
- Laboratório de Cerâmica Técnica (CerTec)
- Laboratório de Pesquisa em Materiais (Lapem)
- Grupo de Materiais Cerâmicos

Cantina no Iparque

Outra inauguração importante é o restaurante que vai atender aos professores, funcionários, alunos e toda a comunidade no Iparque. O local tem 203 m².

Homenagens

As inaugurações vão homenagear professores e funcionários da Unesc. A escolha dos nomes foi feita pelo tempo de serviço prestado à Universidade.

Nos ambulatórios de Medicina e Odontologia serão homenageado os professores Antônio Serafim Pereira, Maria Alcinéia Porto Sonego e Anelise Arns e as funcionárias Cleonilce Vieira Aguiar Cavaler, Márcia Quirana Miguel Picollo e Rosane Amaral.

Já no Iparque serão homenageados os professores Sérgio Antônio Coelho Mattana, Pedro Arns e Yasmine de Moura da Cunha e os funcionários João Otto Schimitz Júnior, Jair da Rosa e Vivian Josete Souza.

 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 06 de março de 2013 às 15:23
Compartilhar Comente