Iparque

Viabilizado pela Unesc, projeto de extensão da Via Rápida recebe recursos do Governo do Estado

Viabilizado pela Unesc, projeto de extensão da Via Rápida recebe recursos do Governo do Estado
Oficialização do repasse foi realizada na manhã desta sexta-feira em evento no Balneário Rincão (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, está com intensa agenda nesta sexta-feira (6/5) para a entrega de recursos para a região. Em visita ao Sul, Moisés iniciou a agenda no Balneário Rincão para oficialização de repasse para projeto executivo de extensão da Via Rápida Deputado Aristides Bolan, entre a BR-101 e o Balneário Rincão, executado pela Universidade e entregue no final do ano passado para prefeitos e lideranças empresariais. O valor viabilizado e entregue durante ato no Container Food Park, no Calçadão Central da cidade, é de R$ 684 mil.

A nova rodovia que está sendo planejada leva em conta uma possível extensão de 9,07 quilômetros, com custo estimado de pouco mais de cem milhões, incluindo todo o projeto de iluminação. “Participar desta conquista é uma grande satisfação enquanto Universidade Comunitária que tem como um de suas bandeiras contribuir com o desenvolvimento região como um todo. Fizemos esse projeto em tempo recorde e entregamos no final do ano passado. Agora está em análise e adequações no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e hoje recebemos a autorização para o repasse desse recurso que viabilizará implementações que precisamos fazer no projeto”, sublinhou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que acompanhou a cerimônia junto com o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), Renato Gaidzinski Bastos e do presidente do Diretório central dos Estudantes (DCE) da Unesc, Vittor Teixeira.

Para a reitora, a ampliação da Via Rápida é absolutamente necessária para o desenvolvimento da região, para o turismo e para a economia. “É um projeto complexo, muito bem feito e que mudará de modo importante o acesso ao Rincão”, complementou. O projeto foi elaborado por técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Estão propostas no documento uma ponte sobre o Rio dos Porcos e cinco viadutos em cada via, totalizando 11 obras de arte. Pelo planejado, 80% do leito da futura rodovia passará pelo município de Içara, restando os demais 20% ao Balneário Rincão. O evento foi acompanhado por deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças locais e comunidade em geral. “Estamos muito felizes em colocar esses recursos tão importantes para a região. Eles fortalecem a economia, o emprego e a renda”, destacou o governador.

Em Criciúma, o governador assina ainda a ordem de serviço para implantação e pavimentação do Anel Viário de Criciúma, abertura de programa para Ampliação da Mina de Visitação Octávio Fontana, repasse de recursos para construção de pontes, pavimentação de vias e outros empreendimentos, entre eles outro projeto de grande relevância em parceria com a Unesc. Carlos Moisés ainda cumpre agenda em Forquilhinha e Siderópolis nesta sexta-feira (06/05).
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2022 às 15:11
Compartilhar Comente

Com participação ativa no desenvolvimento regional, Unesc vislumbra futuro promissor com o reconhecimento do Geoparque

Com participação ativa no desenvolvimento regional, Unesc vislumbra futuro promissor com o reconhecimento do Geoparque
Mais imagens

Em todo o mundo, 70% das pessoas que gostam de viajar buscam o turismo sustentável. Em Santa Catarina, este tipo de atividade deve ser impulsionada após a chancela oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ao Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul.

O reconhecimento como território de relevância geológica internacional das belezas naturais distribuídas entre os municípios de Praia Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul e Morro Grande, ocorreu neste mês.

A expectativa de moradores e autoridades da região é que a economia ganhe grande impulso a partir desta chancela e quem dá grande contribuição ao local ao longo dos anos é a Unesc. “Nossa história enquanto Universidade de todo o Sul e Extremo Sul catarinense se entrelaça ao desenvolvimento deste território. Nós nos sentimos pertencentes desta jornada nesses quase 54 anos de história e cada vez mais conectados, especialmente com a maratona de trabalho no desenvolvimento dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos 15 municípios da Amesc. Temos nesse projeto um trabalho desafiador, que envolve toda a comunidade acadêmica e promete ser propulsor de ainda mais desenvolvimento e, logo, qualidade de vida à comunidade”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Série de atividades

Como Universidade Comunitária, com sede em Criciúma, mas com campus também em Araranguá, a instituição realiza diversas ações na região que engloba o Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul. Exemplos não faltam: Em Jacinto Machado, a Unesc, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), elaborou o Projeto EIA/RIMA para a implantação da estrada na Serra Fundo Grande. Já em Praia Grande, foi realizado o projeto de avaliação ambiental e medidas de readequação do antigo lixão e projeto de investigação ambiental. “A Unesc fez ainda a avaliação ambiental e proposição de medidas para adequação ambiental do antigo lixão de Praia Grande, um estudo realizado entre 2020 e 2021, buscando obter um retrato atualizado do status ambiental da área do antigo lixão daquele município. bém, o estudo propôs medidas técnicas para a readequação ambiental visando a estabilização dos impactos ambientais”, fala o Gerente de Operações do Iparque, Fernando Bertan.

Além destes, a Unesc também fez o estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para abertura da Estrada da Serra do Fundo Grande, em Jacinto Machado e estudo, que está em fase de esclarecimentos e complementações solicitadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). “Depois de muito trabalho, este território foi incluído na rota mundial de geoparques. Isso não foi do dia para a noite. Muitas pessoas se envolveram para que este sonho se tornasse realidade. Fazer parte deste território não tem preço, mas nenhuma conquista se faz somente pelo sonho meramente, alguém tem que trabalhar, colocar a mão na massa, se reunir, viajar, bater na porta para que as coisas de fato aconteçam. E nós, agora, estamos levando a população a partir de um movimento, um processo de pensar e projetar o futuro através do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico”, cita a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Totalizando uma área de 2.830 quilômetros quadrados, além das quatro cidades catarinenses, o Geoparque também está dentro dos territórios de três municípios do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul. E é lá, em solo gaúcho, que a Unesc também leva as suas contribuições. “A Universidade realizou a Avaliação Hidrológica e Hidrodinâmica na Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Este estudo foi feito para o município de Mampituba, com o objetivo de realizar a simulação de cenários de inundação em diferentes localidades de seu território. Ele foi realizado entre 2020 e 2021 e no momento estamos fazendo as adequações solicitadas pelo Ministério Público Federal”, pontua Bertan, acrescentando que os projetos foram desenvolvidos pelo Centro de Engenharia e Geoprocessamento (CEGEO) e pelo Centro de projetos e estudos ambientais (CPEA).

Novo momento

Os dados que apontam que 70% de pessoas que procuram o turismo sustentável faz parte da defesa do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Henrique Maciel. “Estamos vivendo um grande momento. Um momento de retomada do setor mais afetado pela pandemia. O Extremo Sul de Santa Catarina, Praia Grande como sede do Geoparque Mundial e também Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, municípios que ficam no entorno dos nossos grandes cânions da América Latina, uma região que conta com a maior cadeia de cânions de toda a américa, isso faz com que Santa Catarina se torne ainda mais fortalecido e consolidado como destino mais completo do Brasil”, comemora.

Mas afinal de contas, o que são os geoparques? A explicação é dada pela própria Unesco. Segundo a organização mundial, eles são os “Territórios do Futuro”, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades. “Sem dúvida, ele faz com que a economia de Santa Catarina e do Brasil seja fortalecida, tendo a geração de emprego e renda como um novo atrativo, com um produto novo aqui no nosso país, fazendo com que turistas do mundo inteiro visitem lugares como este”, completa Maciel.

Mais ações da Unesc no território do Geoparque

As ações da Unesc na região do Goeparque não para por aí. A Universidade, por meio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), executa um projeto de extensão que tem o objetivo de envolver crianças em idade escolar em ações de valorização e a proteção do patrimônio arqueológico, assim como a história e cultura indígena. Isso será possível por meio do “Projeto de Extensão Arqueologia Pública No Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas”, aprovado no edital da Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (ProAcad) da Universidade, com carta de aceite do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul.

Conforme o coordenador do Laboratório e do projeto, além de integrante do Comitê Educativo e Científico (CEC), Juliano Campos, são envolvidas escolas municipais e estaduais nos municípios que são integrantes do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul: Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé, do sul no estado de Santa Catarina e Mampituba, Torres e Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

Outra iniciativa foi a publicação de um livro em forma de quadrinhos, ilustrado, colorido, de linguagem acessível e atrativo, lançado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul que leva a história do Geoparque para dez mil crianças da rede pública de ensino nos sete municípios que compõe o grupo.

O material, intitulado “Turma do Geoparquito em: sonhando com um Geoparque no Sul do Brasil”, retrata a história e está repleta de informação científica contada de forma acessível e é de autoria dos professores Nilzo Ivo Ladwig (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial) e Juliano Bitencourt Campos (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Unesc, e de Jucélia Tramontin Dalpiás, professora da rede estadual de ensino de Praia Grande.

Já a ilustração do material ficou por conta do acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Eduardo Pioner Peixoto. O objetivo dos estudiosos ao preparar o material ao longo de três anos foi apresentar para as crianças e, logo, suas famílias, o Projeto “Geoparque Caminho dos Cânions do Sul” e enaltecer a sua importância para a região e para o país, fazendo com que a própria região reconheça e se orgulhe do patrimônio que possui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de maio de 2022 às 14:10
Compartilhar Comente

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente