Iparque

Projeto de extensão garante conhecimento do passado da região no Lapis, da Unesc, para estudantes

Projeto de extensão garante conhecimento do passado da região no Lapis, da Unesc, para estudantes
Lapis/Arquivo Mais imagens

Abril está sendo palco para o projeto “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura Guarani nas séries iniciais” no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc. O projeto busca contar a história da ocupação indígena na nossa região e também o cotidiano do arqueólogo para estudantes do Ensino Básico e Fundamental de Criciúma e região.

Durante a última quarta-feira (17/04), o Lapis recebeu 23 alunos do 6º ano da Instituição Padre Francisco Bertero, de Criciúma. “O objetivo é trazer os alunos para dentro da Universidade, para que eles possam conhecer, de maneira lúdica, as pesquisas arqueológicas desenvolvidas no Lapis”, coloca o coordenador do projeto e do Lapis, Dr. Juliano Bitencourt Campos. O laboratório é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc.

As atividades com os estudantes são desenvolvidas nos espaços escolares e também no Lapis, sempre adaptadas para a faixa etária dos participantes. “São contextualizados os diferentes grupos humanos, seguido de atividades e debate sobre o assunto”, coloca. Os alunos participam de oficinas de escavação arqueológica, pintura rupestre e produção de vasilhames cerâmicos. “Assim, o projeto consegue alinhar o conhecimento teórico com o prático”, complementa Campos.

O projeto foi aprovado no Edital Nº 200/2018 - Proacad (Pró-Reitoria Acadêmica) - Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias - Programa Institucional de Projetos de Extensão, conduzidas pelo Prof. Dr. Juliano Bitencourt Campos e pelas bolsistas pesquisadoras do Lapis, Eloisa de Figueredo e Francine Lunardi Calegari, acadêmicas do curso de Geografia. Escolas interessadas em participar do programa podem entrar em contato com a equipe de Educação Patrimonial do Lapis, através do telefone (48) 3444-3761 ou pelo e-mail lapis@unesc.net. É possível marcar visitas entre março e dezembro deste ano.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 18 de abril de 2019 às 17:05
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque
Fagner Santos Mais imagens

Professores e diretores da Escola Governador Heriberto Hulse conheceram, na última semana, os laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, alocados no Iparque - Parque Científico e Tecnológico. A visita tem relação com o projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. Os alunos da instituição terão acesso a aulas práticas dentro das instalações do Iparque.

Os visitantes foram guiados pela equipe do projeto, atualmente liderada pela professora e coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt, e pelo professor Felipe Zanette da Silveira. “O objetivo é que os professores conheçam toda a estrutura que os alunos utilizarão ao realizarem as aulas no Iparque”, explicou Ângela.

A visita percorreu os laboratórios de Processamento de Polímeros, Materiais Cerâmicos e Fundição. “Estes são os ambientes que os alunos irão utilizar durante as atividades práticas”, colocou a coordenadora do curso. Durante a visita foi possível conhecer também os laboratórios dos cursos de Design, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O objetivo é fomentar a busca pelos cursos de engenharias, em especial a Engenharia de Materiais.

Na prática

O projeto possui capacidade para atender 15 alunos por turma. Estes alunos serão transportados da escola até o Iparque onde lá poderão interagir com o cotidiano do Engenheiro de Materiais. “Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos do ensino médio nas atividades desenvolvidas nos laboratórios. As práticas iniciarão com as matérias-primas, passarão pelos processos de fabricação polimérico, metálico e cerâmico, até a obtenção de um produto ao final das atividades”, disse Zanette.

Este é o segundo ano de atuação do projeto. Em 2018, com a participação da Escola Padre Miguel Giacca, mais de 100 alunos foram beneficiados direta ou indiretamente. “Este ano contamos também com a participação da Escola Governador Heriberto Hulse e estimamos atender mais de 160 alunos em 2019”, comentou o coordenador do projeto.

Escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), que faz a ponte entre as escolas e o projeto, ou diretamente com o departamento do curso de Engenharia de Materiais pelo telefone (48) 3431 2639.

Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 10 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

Alunos do colégio Unesc exploram o mundo arqueológico no Lapis

Alunos do colégio Unesc exploram o mundo arqueológico no Lapis
Wânia Ramos Mais imagens

A semana foi de integração do conhecimento para os alunos do sexto ano do Colégio Unesc. Eles conheceram o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc. A visita fez parte da disciplina de História dos estudantes. O Lapis fica localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Buscando incentivar o interesse de conhecer os povos que habitavam Santa Catarina e seus modos de vida, a atividade levou os alunos a conhecerem o projeto de extensão “Arqueologia pública do extremo sul catarinense: patrimônio arqueológico e a história e cultura Guarani nas séries iniciais”. Quem cuidou de guiar os pequenos foi a bolsista do projeto, Francine Lunardi.

“Esta visita é importante para que eles reconheçam a importância da Arqueologia para a História, a função do arqueólogo, o trabalho com as fontes históricas, o que é um sítio arqueológico, entre outras questões”, colocou a professora de História do Colégio Unesc e responsável pela visita, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Os alunos também assistiram uma palestra ministrada pela bolsista de iniciação científica Arqueobotânica Guarani, Giovana Cadorin Votre. “Foi uma maneira de conhecer o modo de vida dos primeiros povos que habitaram o Brasil e em específico em Santa Catarina”, elogiou a docente.

Saber convertido em arte

Após a palestra, a turma realizou oficinas de escavação arqueológica e pintura rupestre. “Assim, garantimos que eles possuam contato com artefatos e réplicas de vestígios deixados por nativos que habitaram a nossa região” disse Wânia.

Com a visita, os alunos produziram peças em cerâmica relacionadas ao que aprenderam no Lapis. “Vasos, esculturas, pinturas, entre outros tipos de arte rupestre e Guarani, surgiram das criações deles”, elencou a professora de artes do Colégio Unesc e responsável pelo projeto multidisciplinar, Juliana Pereira Guimarães.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de abril de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in
Fagner Santos Mais imagens

Alcançar o sucesso empresarial é tarefa complexa. Burocracia, comportamento e expansão do mercado, logística, incertezas nos cenários econômicos, riscos e, principalmente, gestão eficaz dos investimentos são desafios para as empresas. Quando envolvem tecnologia e inovação, as dificuldades são ainda mais desafiadoras. Isto porque a empresa deve encontrar um modelo de negócios escalável para um ambiente de extrema incerteza.

Em um cenário em que grande parte das empresas sucumbem na fase inicial de sua atuação, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) incentiva a criação e apoia empreendimentos inovadores que contribuam para a diversificação da matriz econômica e para a geração de emprego e renda da região oferecendo infraestrutura adequada e programas de orientação e capacitação para a gestão dos empreendimentos inovadores.

“É uma incubadora de empresas de base tecnológica, com espaços, recursos tecnológicos e organizacionais compartilhados em um ambiente favorável para conexões e suporte”, detalha o professor da Unesc, Evânio Nicoleit, Gerente da Agência de Inovação da Unesc e responsável pela ITEC.in.

Instalada no Iparque em 2013, a Incubadora tem como missão estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores, disponibilizando um ambiente com condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. “O foco é apoiar e consolidar empreendimentos inovadores que estão nascendo e incentivar a produção de conhecimento”, explica o professor.

Estrutura própria para empreender

Estão disponíveis 16 salas privativas, mobiliadas e com equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação, telefonia e internet (cabeada e Wi‑fi), além de uma sala ampliada para reuniões preparada com equipamentos multimídia. “As dimensões das salas podem ser de acordo com as necessidades que a empresa requer para o seu negócio”, coloca o responsável pela ITEC.in.

A Incubadora oferece também diversos serviços, dentre os quais: segurança, recepção, secretaria, restaurante, estacionamento, limpeza dos espaços de uso comum, energia elétrica e água.

Além do espaço físico

A ITEC.in também oferece apoio contábil, jurídico, de gestão financeira, de custo, de comercialização, de exportação e ainda no desenvolvimento do negócio. Registro de propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa e entre outros, também fazem parte da Incubadora.

 A Gerência da Agência de Inovação da Unesc é quem acompanha os empresários. “Capacitação para a gestão do próprio negócio é uma das principais ferramentas para fomentar a implantação de novas empresas e ideias inovadoras”, ressalta Nicoleit.

Como Incubar sua ideia (startup) na ITEC.in?

Para participar, empreendedores de propostas inovadoras devem atender aos editais para seleção de propostas para o programa de Incubação. “É importante lembrar que são selecionados empreendimentos que apresentem ideias, projetos, produtos, processos e protótipos baseados em tecnologia e inovação”, comenta a assistente administrativa da ITEC.in, Cristiane Matias Vargas.

“Após estas etapas, o empreendedor estará apto a incubar sua empresa”, completa. O período máximo de permanência é de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Acelerando sua ideia inovadora

Diversas empresas já passaram pela incubadora e ampliaram seu potencial de sucesso. “Aqui a ideia estará em constante aprimoramento e movimento em um ambiente integrado com excelentes oportunidades, conexões e parcerias a fim de que se consolide no mercado”, coloca Cristiane.

Para iniciar esta caminhada na ITEC.in, é necessário ter uma ideia criativa e inovadora em mente e vontade de empreender. “Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar. Estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresas em construção, empresas que desejam desenvolver projetos, produtos e serviços inovadores, entre outros”, elenca Nicoleit.

Da mentoria ao sucesso

A Unesc oferece também o Programa Mentoring. “Esta é uma atividade de extensão do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc que tem por objetivo oportunizar ao público interno e externo da universidade o acesso à mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios”, explica Nicoleit. O Mentoring funciona desde a concepção de ideias inovadoras até a pré-incubação, conectando os empreendedores com mentores para o aprimoramento dos projetos.

Os acadêmicos da Unesc também participam na incubadora. “Eles participam como integrantes dos programas, tais como o Núcleo de Empreendedorismo e o próprio Mentoring”, coloca o professor. Também podem participar como autores de ideias para pré-incubação e incubação e na interação entre as empresas e os laboratórios de pesquisa da Unesc. “Acompanham experimentos, ensaios e testes para o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico de produtos, processos e serviços baseados em tecnologia inovadora”, finaliza Nicoleit.

Confira as oportunidades e vantagens para as empresas incubadas:

●      Programa de apoio e acompanhamento das empresas incubadas (startups) nos seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação;

●      Apoio às empresas incubadas na gestão (financeira, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, operação) de seus negócios;

●      Promoção de capacitações e consultorias;

●      Acompanhamento e divulgação de Editais para projetos com possibilidade captação de recursos junto às agências de fomento;

●      Promoção de cooperação e parcerias entre as incubadas;

●      Apoio técnico para registro de Propriedade Intelectual;

●      Apoio para participação em feiras e eventos pertinentes à área de atuação da incubada;

●      Apoio na identificação de pesquisadores e desenvolvedores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;

●      Apoio técnico para apresentação de projetos a investidores em particular e ao ecossistema de inovação em geral;

●      Interação com o hub de conexões da universidade para acesso às informações científicas e serviços tecnológicos, incluindo a biblioteca universitária.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de abril de 2019 às 14:00
Compartilhar Comente

Unesc e Associação Empresarial e Industrial de Sombrio juntas pelo desenvolvimento regional

Unesc e Associação Empresarial e Industrial de Sombrio juntas pelo desenvolvimento regional
Acordo foi firmado na tarde desta quarta-feira (3/4) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Escritório de Negócios da Unesc firmou, na tarde desta quarta-feira (3/4), uma parceria com a Acis (Associação Comercial e Industrial de Sombrio). O convênio, que garante Descontos Coorporativos aos colaboradores de 98 instituições associadas, expandirá as possibilidades dos conveniados. "Da grande à pequena empresa, nossa região tem potencial para seguir crescendo. O conhecimento presente na Unesc será fundamental para expandirmos nossos horizontes", afirmou o presidente da Associação, Gustavo Veiga da Silva.

O acordo, formalizado na sede da Acis, garante aos associados um desconto de 20% na mensalidade da graduação e da pós-graduação. Os dependentes também podem ser beneficiados pela parceria com 20% de desconto na graduação e no colégio Unesc e 15% nas mensalidades da pós-graduação.

O gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, explica que a parceria não se restringe ao desconto, mas pode ser utilizada como ferramenta das indústrias e empresas da região. "É uma porta de entrada para conversas. A partir da assinatura, buscamos entender as necessidades regionais de cada instituição e ofertar possibilidades, como os cursos de extensão de curta e média duração", destacou Vargas.

Futuras parcerias

A possibilidade de elevar a parceria, logo chamou a atenção os representantes da Acis. Segundo Silva, a capacitação de líderes é a principal preocupação dos associados. "Existem pontos de grande importância a serem trabalhados. Nossos colaboradores contam com o conhecimento técnico, mas necessitam de informações quanto a gestão de pessoas. Sabendo disso, queremos trazer o estudo, a qualificação tecnológica e a visão do futuro aos funcionários das empresas da região", explicou o presidente.

Parque Científico e Tecnológico

Também em busca de conhecimento científico, o presidente da Associação confirmou uma pré-agenda ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico). As lideranças empresarias da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) serão convidadas a visitar a Universidade e conhecer os serviços prestados. "Do equipamento de ponta ao profissional qualificado, encontramos no Iparque a solução para a indústria e o incentivo necessário para empreender. Seja no ramo químico, de construção ou ambiental, temos uma estrutura de excelência para atender as demandas da região", destacou o gerente do Escritório de Negócios.

Desconto Corporativo

Voltado para empresas, sindicatos e associações, o Desconto beneficia colaboradores e se estende aos familiares e dependentes. “A oportunidade oferece um desconto especial estabelecido em edital a cada semestre para novos ingressantes da Universidade. Para saber mais, basta entrar em contato no e-mail comercial@unesc.net ou no telefone 3431-2674”, explica a consultora comercial da Unesc, Monique Romancini.

Para tratar sobre o Desconto Corporativo, o Escritório também realiza atendimento via WhatsApp (48) 99915-0433. Também participou do encontro a conselheira fiscal da Acis, Maiara Duarte Cardoso. Ela é egressa do curso de Administração da Universidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de abril de 2019 às 18:08
Compartilhar Comente