Iparque

Professores da Unesc participam da Expo Mais

Professores da Unesc participam da Expo Mais
Evento ocorreu nesta segunda e terça-feira (Fotos: Novo Texto) Mais imagens

A semana da região iniciou com mais de 60 horas de conhecimento e professores da Unesc estiveram na linha de frente do espaço de troca de experiências e aprendizado. Nesta segunda e terça-feira (24 e 15/10), na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), durante a Expo Mais (1º Congresso Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia), professores da Universidade comandaram Lab Mais, Diálogo Mais e Painel Mais.

As professoras Elenice Padoin e Lúcia Búrigo estiveram à frente do Diálogo Mais “Comportamento do Consumidor”. Já o professor Andrigo Rodrigues, do Lab Mais “Pesquisa de Mercado”, e Igor Drudi, do Lab Mais “Design Thinking”. A professora Tânia Aquino fez o Painel Mais “Liderança e Gestão de Equipes”.

A Expo Mais é o resultado da união inédita de sete instituições de ensino superior do Sul catarinense: Unesc, Satc, Esucri, Unisul, Unibave, Senac e Senai, com apoio da Acic e Sebrae/SC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2016 às 22:59
Compartilhar Comente

Pesquisadores participam de evento de Arqueologia no Rio Grande do Sul

Pesquisadores participam de evento de Arqueologia no Rio Grande do Sul
Encontro ocorreu esta semana em Pelotas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participou do 10º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira e da 3ª Jornada de Atualização em Arqueologia Tupi-Guarani, que ocorreu de terça a sexta-feira (18 a 21/10) na Universidade Federal de Pelotas, no – Rio Grande do Sul. No evento, pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc apresentaram resultado de pesquisas desenvolvidas.

O encontro da SAB-Sul (Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas. Nesta edição, o evento teve como tema “Desconstruir Assimetrias”.

Trabalhos apresentados por pesquisadores da Unesc:


“A Composição Arqueofaunística dos Sítios Concheiros no Extremo Sul Catarinense: Entre 3.500-200 Anos Antes do Presente” – autores: Diego Dias Pavei; Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos.

"Ocupações Pré-Históricas do Sul do Brasil: Contexto Geoarqueológico das Ocupações Paleoíndias no Alto Rio Uruguai” – autor: Marcos César Pereira Santos.

“Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba: Síntese Arqueológica do Extremo Sul Catarinense” – autores: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos.

“A Relação Entre Tecnologia Lítica e Matérias-Primas no Território Pré-Histórico doExtremo Sul Catarinense, Brasil: Entre as Encostas da Serra e o Litoral” – autores: Juliano Gordo Costa; Juliano Bitencourt Campos; Sara Cura e Marcos César Pereira Santos.

“Arqueologia Guarani no Litoral do Extremo Sul Catarinense: Cultura Material, Padrões de Assentamento e Cronologia” – Marcos César Pereira Santos; Juliano Bitencourt Campos e Josiel dos Santos.

“Sítios Guarani Sobre Dunas no Litoral Sul Catarinense” – autores: Juliano Bitencourt Campos; Josiel dos Santos e Rafael Guedes Milheira.

“Ecologia Histórica Guarani: O Manejo da Floresta Como Gestão Territorial no Litoral Sul de Santa Catarina, Brasil” – autores: Giovana de Souza Pereira; Marcos CésarPereira Santos; Francisco Silva Noelli; Juliano Bitencourt Campos e Jairo José Zocche.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de outubro de 2016 às 17:06
Compartilhar Comente

Estudantes exploram o mundo arqueológico durante Semana de Ciência e Tecnologia

Estudantes exploram o mundo arqueológico durante Semana de Ciência e Tecnologia
Oficinas de escavação, arte rupestre e argila fazem parte do Workshop de Arqueologia Mais imagens

Quem passa pela tenda principal da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia, instalada no campus da Unesc, tem a oportunidade de conhecer de forma interativa e divertida parte do ambiente Pré-Histórico. Tudo isso, porque uma das atividades inseridas na semana é o Workshop de Arqueologia, que conta, inclusive, com uma réplica de um sítio arqueológico, montado já na entrada do espaço.

Voltado para estudantes da rede pública e particular de ensino as oficinas e a própria estrutura montada na tenda se tornaram uma das principais atrações do evento, totalizando 630 inscrições, de 16 escolas de Criciúma e região. "O processo de preservação do patrimônio está diretamente ligado à educação e divulgação do conhecimento. A ideia central é socializar as pesquisas", define o arqueólogo e coordenador do workshop, professor Juliano Campos, que destaca, ainda, o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Iparque (Parque Científico e Tecnológico) e UNAHCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

O mundo da arqueologia

O "tour" pelo mundo da Arqueologia é dividido em duas partes. Primeiro os participantes conhecem sobre cultura e patrimônio arqueológico dos grupos índigenas Guarani e Xokleng, através da Exposição Pré-histórica do Sul de Santa Catarina: 4000 mil anos de história. Depois da fase teórica, os alunos imergem na parte prática da atividade, com oficinas de escavação, argila e arte rupestre. "Na oficina de argila, por exemplo, eles produzem réplicas de cerâmica Guarani, já na escavação eles vivenciam a técnica para encontrar no sítio arqueológico os materiais apresentados na parte teórica, como ossos, sepultamentos e materias líticos. E, por último, na arte rupestre, eles apreendem e retratam o contexto simbólico, como cenas do cotidiano e animais", define o historiador e um dos coordenadores do Workshop de Arqueologia, Diego Moser.

Ciência alimentando o Brasil

Alinhado ao tema da Semana de Ciência e Tecnologia, "Ciência alimentando o Brasil", as oficinas também apresentam aspectos da alimentação de antigas civilizações. "Nas oficinas eles enxergam como a cerâmica, por exemplo, foi fundamental para construir peças que auxiliaram essas comunidades a se alimentar. Também na arte rupestre e na escavação eles entendem os acontecimentos cotidianos relacionados a alimentação", completa Diego.

Para a professora de História da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Marcílio Dias de Santiago, Vânia Maria Romancini, a iniciativa se torna uma extensão da prática pedagógica aplicada em sala de aula. "Ela permite aos alunos visualizar todo o conhecimento apresentado nas aulas. Eles conseguem sair dos livros e enxergar de forma consistente e divertida tudo o que explicamos", avalia. Além disso, para alguns, a atividade é uma oportunidade de conhecer até uma potencial profissão. "Foi muito importante esse workshop, até porque eu conhecia esse ramo da História, que é a Arqueologia. Daqui uns anos, quando eu fizer vestibular, vou levar isso em consideração, mais uma profissão que eu conheci", comemora o aluno Wellinton Dalpont.

Arqueologia no Brasil

Além do conhecimento lúdico e dinâmico, que os alunos absorvem a respeito de Arqueologia, para Diego, com as oficinas e a exposição eles também aprendem que esse contexto não está tão distante e pode ser encontrado aqui mesmo, no Brasil. "Eles entendem que a Arqueologia também acontece no Brasil, e não só no Egito, Mesopotâmia e outras civilizações tradicionalmente lembradas por isso. Nós encontramos aqui também sítios arqueológicos e grandes civilizações em contextos culturais diferente", explica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de outubro de 2016 às 13:46
Compartilhar Comente

Incubadora da Unesc oferece estrutura e serviços a boas ideias

Incubadora da Unesc oferece estrutura e serviços a boas ideias
Candidatos podem se inscrever até o dia 10 de novembro Mais imagens

A Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) busca empreendedores de espírito inovador com uma boa ideia para tirar do papel ou até transformar o seu negócio. A Incubadora oferece estrutura e serviços por até 36 meses para abrigar empresas e transformá-las em negócios de sucesso. As inscrições para participar do processo podem ser feitas até o dia 10 de novembro.

Estrutura

A incubadora oferece como estrutura uma sala privativa equipada com móveis, computador, telefone, acesso à internet, a rede local de computadores e uma sala de reuniões com TV de 55 polegadas. 
Além de toda a estrutura, serão oferecidos serviços de capacitação para gestão de negócios, orientações contábeis, jurídicas, de marketing e um programa de acompanhamentos que vai possibilitar o crescimento e amadurecimento do negócio. 

“Aqui na Itec-In o grande diferencial é com certeza estar englobado a Universidade, com técnicos e professores capacitados para oferecer todo o suporte que vai garantir o crescimento e amadurecimento da ideia que for encubada”, destacou Suzete Eyng, analista administrativa do Iparque.
Após os 36 meses de incubação, a empresa pode solicitar a prorrogação de mais 12 meses, totalizando assim 48 meses usufruindo das estruturas e serviços da Itec-In.

Para estimular a inovação

A Incubadora da Unesc tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de empresas tecnologicamente inovadoras, com a capacidade de transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso e que contribuam para o crescimento da região. 

Inscrições 

Para realizar a inscrição deve ser preenchido o formulário “Resumo Executivo do Projeto”, que pode ser solicitado junto a coordenação da Itec-In, localizada no Iparque, Rodovia Governador Jorge Lacerda, no Km 4,5, Bairro Sangão em Criciúma/SC ou pelo e-mail incubadora@unesc.net. Somente serão aceitas empresas que não estejam ou não foram incubadas em outras incubadoras. 

O resultado dos selecionados será divulgado até o dia 21 de novembro, no portal da Unesc.

Saiba mais no edital

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de outubro de 2016 às 11:53
Compartilhar Comente