Ciência Unesc

Exercícios aquáticos colaboram na redução de estresse e ansiedade em idosos

Exercícios aquáticos colaboram na redução de estresse e ansiedade em idosos
Grupo de pesquisa da Unesc realiza estudo há um ano e meio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Exercícios físicos aquáticos, como hidroginástica, ajudam a melhorar a qualidade de vida de idosos que possuem problemas de saúde como hipertensão, ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc com pessoas entre 51 e 81 anos revelou que o programa de exercício físico aquático de intensidade moderada reduz estresse oxidativo, ansiedade e depressão em idosos depressivos – associado a utilização de medicamentos. Já o programa de intensidade baixa, reduz ansiedade e aumenta a flexibilidade, mobilidade funcional e equilíbrio estático em idosos hipertensos.

Os resultados são fruto do projeto de pesquisa e extensão “LazerAtivo” envolvendo exercícios físicos aquáticos, força muscular e saúde mental realizada por alunos e professores do curso de Educação Física com mais de 100 idosos carentes portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Segundo o coordenador do GPEAA, o professor da Unesc Luciano Acordi da Silva, durante 16 semanas os idosos participaram de atividades na piscina da Universidade, monitorados por acadêmicos e professores e também foram submetidos a testes e avaliações.

Segundo o professor, além de possibilitar que pessoas tenham acesso a atividades que tragam benefícios para sua vida, o “LazerAtivo” permite que estudantes participem de projeto de pesquisa, o que colabora em sua formação profissional. Os resultados do projeto são socializados com os participantes durante o evento Ciência e Sociedade, o que segundo Silva, colabora também na formação para a pesquisa. “O Ciência e Sociedade capacita os acadêmicos na maneira como deve ser apresentados os resultados de pesquisa. Eles aprendem não só como realizar estudos, mas também como divulgá-los”, afirma.

O GPEAA é vinculado a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e o resultado do projeto de pesquisa e extensão “LazerAtivo) foi socializado durante o Congresso Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde, realizado em novembro de 2016 na Unesc e agora será transformado em artigo para publicação em revista científica. O “LazerAtivo” iniciou as atividades em 2015 e em 2017 realizará a pesquisa com uma nova turma, com 100 a 150 idosos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2016 às 14:29
Compartilhar Comente

Alunos e professores recebem premiação da Semana de Ciência e Tecnologia

Alunos e professores recebem premiação da Semana de Ciência e Tecnologia
Cerimônia de entrega dos certificados ocorreu nesta segunda (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A segunda-feira (12/12) foi dia de reconhecimento na Unesc. Os 93 trabalhos selecionados pela comissão julgadora da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, que ocorreu de 17 a 21 de outubro, receberam a Menção Honrosa pelo destaque alcançado. A semana teve mais de mil inscritos, 709 trabalhos submetidos e 688 aprovados para serem apresentados no evento, seja na forma oral, pôster ou trabalho completo. A cerimônia de entrega da premiação contou com a presença de professores e alunos da Universidade.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a Semana de Ciência e Tecnologia é o momento da Universidade socializar internamente e com a comunidade as pesquisas e o trabalho de extensão realizados. “Se a ideia é transformar cenários, o conhecimento precisa ser compartilhado”, comentou a pró-reitora. “Alguns trabalhos se sobressaíram nesse momento, mas todos são importantes e merecem os nossos aplausos”, complementou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, lembrou que o desenvolvimento da pesquisa e da extensão fortalece o ensino. “É gratificante para a Universidade ver vocês, alunos e professores, realizando um trabalho como esse”, afirmou.

Os diretores das UNAs (Unidades Acadêmica) CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit; CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve e AS (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e o assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, André Cechinel, também parabenizaram os alunos e professores que desenvolveram os trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão premiados na tarde desta segunda-feira. Eles lembraram que a dedicação demonstrada faz a diferença na formação acadêmica e para a comunidade. A coordenadora da Feira da Inovação, que ocorreu durante a Semana de Ciência e Tecnologia, Gisele Coelho Lopes, também participou da premiação.

A Semana de Ciência e Tecnologia 2017 já tem data marcada: ocorre de 23 a 29 de outubro e terá como tema “A Matemática está em tudo”.

Confira os trabalhos premiados

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2016 às 19:28
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa de Educação Física apresenta resultado de trabalho

Grupo de pesquisa de Educação Física apresenta resultado de trabalho
Encerramento das atividades ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), do curso de Educação Física, vinculado a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) encerrou as atividades de seus projetos de pesquisa e extensão nesta quinta-feira (8/12), com um encontro com os participantes durante o evento Ciência e Sociedade II. Foram apresentados a cerca de 100 idosos portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis os resultados das pesquisas envolvendo os exercícios físicos aquáticos, força muscular e saúde mental.

Os alunos de iniciação científica apresentaram os resultados de suas pesquisas em idosos portadores de diabetes, hipertensão e depressão, que fazem parte do projeto de extensão “LazerAtivo”. Paralelo a isso foi apresentado o projeto Golfinhos, que se destina a pesquisar o resultado dos exercícios físicos aquáticos em crianças portadoras de defict de atenção e hiperatividade. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos
Área foi a primeira a ter cursos de Mestrado e Doutorado na Instituição (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em dezembro, a Unesc comemora os 15 anos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o seu primeiro programa strictu sensu (com cursos em nível de Mestrado ou Doutorado). Para marcar a data, nesta quinta-feira (1º/12), o professor doutor Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), estará na Unesc para falar sobre “Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais”. O evento ocorre às 15 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P.

O PPGCA avalia a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante da natureza. São abordados aspectos básicos das ciências ambientais, os quais avaliam de forma teórica e prática a interação humana x natureza, a biologia da conservação e ecologia da paisagem, estratégias de manejo de populações e comunidades naturais, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço urbano, a análise socioambiental, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade de forma dinâmica e integradora.

Em seus 15 anos de vida, o Programa titulou 169 mestres. O Doutorado em Ciências Ambientais iniciou em 2013. Em 2016, ele conta com 32 mestrandos e 17 doutorandos em formação e oito grupos de pesquisa que procuram encontrar soluções para a problemática socioambiental da região, e trabalham com temáticas como meio ambiente e espaço urbano, ecologia de florestas, materiais cerâmicos, ecossistemas degradados, plantas medicinais, planejamento e gestão territorial, interação animal-planta e gestão de recursos hídricos.

Os alunos e egressos do PPGCA ainda podem interagir com a Universidade de Rennes 1, na França; com a Faculdade Real de Cirurgiões da Irlanda; com o Instituto Tomar, de Portugal e com a Universidade do Chile.

Palestrante:

Administrador, mestre e doutor nas temáticas Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável e pós-doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais, Sampaio é pesquisador de produtividade do CNPq, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes e professor dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Desenvolvimento da Furb, colabora nos PPGs em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. É ainda pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2016 às 18:37
Compartilhar Comente

Unesc presente no Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire

Unesc presente no Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
Encontro ocorreu no dia 25 de novembro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos participantes do projeto de extensão "Letramento como estratégia de formação para a autonomia" estiveram em Porto Alegre para apresentar as atividades desenvolvidas no Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.

O projeto de extensão da Unesc envolve os cursos de Letras e Pedagogia, e é coordenado pela professora Daniela Arns Silveira, juntamente com o professor Ricardo Luiz de Bittencourt, acompanhados pelas bolsistas Ana Paula Mendes e Karine Goulart Schneider, estudantes de Letras.

O Seminário

O evento está em sua décima edição e envolve pesquisadores de todo o Brasil. Ele trouxe como tema “Democracia, sujeitos coletivos e a pedagogia da esperança", com o intuito de promover discussões sobre o pensamento do educador Paulo Freire e de sua repercussão no campo da educação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de novembro de 2016 às 15:26
Compartilhar Comente