Ciência Unesc

Saúde mental em pauta na Universidade

Saúde mental em pauta na Universidade
Encontro ocorre nesta quarta e quinta com profissionais e usuários dos serviços (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes de graduação e pós da área da saúde e familiares e usuários dos serviços de saúde mental estão reunidos na Unesc nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/5) para o 1º Encontro de Saúde Mental: Reflexões sobre Práticas e Saberes. Na abertura do evento, na tarde desta quarta-feira, o debate foi sobre “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no SUS”, com o médico psiquiatra e professor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), do Paraná, Marcelo Kimati. À noite, o professor doutor fez uma nova palestra, sobre “Desafios e Potencialidades para Efetivação da Rede Intersetorial de Atenção em Saúde Mental na Perspectiva da Reforma Psiquiátrica”.

Kimati é mestre em Medicina e doutor em Ciências Sociais. Já atuou no Ministério da Saúde como assessor da Coordenação Nacional de Saúde Mental, como diretor do Departamento de Redes de Atenção à Saúde, do Departamento de Saúde Mental e do Departamento de Políticas sobre Drogas de Curitiba. Atualmente é professor da Disciplina de Saúde de Comunidade na UEPG.

A programação continua nesta quinta-feira, com “Diálogos na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, às 8 horas, na sala 1 do Bloco O, e com o “CineLoucura: Dá pra fazer”, às 13h30, no mesmo local.

O 1º Encontro de Saúde Mental tem a realização e o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc; Programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos); UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Liga de Saúde Mental do curso de Psicologia da Unesc; PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc); Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde); Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma – Coordenadoria de Saúde Mental; 20ª Gerência Regional de Saúde e ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de maio de 2017 às 20:05
Compartilhar Comente

Professores, alunos e comunidade debatem sobre Invisibilidade

Professores, alunos e comunidade debatem sobre Invisibilidade
Encontro foi promovido pelo CER da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um novo ciclo de Rodas de Conversa do CER (Centro Especializado em Reabilitação) iniciou nesta quarta-feira (17/5) na Unesc. O debate, que contou com a participação de professores, alunos e comunidade, trouxe como tema “Histórico da (In)visibilidade das Pessoas com Deficiência”.

As rodas são gratuitas e abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. Elas ocorrem em parceria com o DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos) e PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), com apoio da Propex.

O segundo encontro também já tem data marcada, será no dia 31 de maio, sobre “Princípios do SUS e Humanização das Práticas de Saúde”.

Informações pelo telefone 3431-2537 ou e-mail cer@unesc.net.

Confira a programação completa (clicando aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de maio de 2017 às 16:48
Compartilhar Comente

Unesc realiza 1º Encontro de Saúde Mental

Unesc realiza 1º Encontro de Saúde Mental
Psiquiatra e professor da UEPG faz palestras no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realiza, nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/5), o 1º Encontro de Saúde Mental: Reflexões sobre Práticas e Saberes, com a participação de profissionais, professores e estudantes de graduação e pós da área da saúde e familiares e usuários dos serviços de saúde mental. O evento terá a presença do médico psiquiatra e professor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), do Paraná, Marcelo Kimati, que fará duas palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do encontro.

A abertura do evento ocorre quarta-feira, às 14 horas, na sala 1 do Bloco O da Universidade, com a palestra  “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no SUS”, com o Kimati. Às 19 horas, o professor doutor da UEPG fará outra palestra, desta vez no Auditório Ruy Hulse, abordando os “Desafios e Potencialidades para Efetivação da Rede Intersetorial de Atenção em Saúde Mental na Perspectiva da Reforma Psiquiátrica”.

Médico psiquiatra, Kimati é mestre em Medicina e doutor em Ciências Sociais. Já atuou no Ministério da Saúde como assessor da Coordenação Nacional de Saúde Mental, como Diretor do Departamento de Redes de Atenção à Saúde, do Departamento de Saúde Mental e do Departamento de Políticas sobre Drogas de Curitiba. Atualmente é professor da Disciplina de Saúde de Comunidade na UEPG.

A programação segue na quinta-feira, com “Diálogos na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, às 8 horas, na sala 1 do Bloco O, e com o “CineLoucura: Dá pra fazer”, às 13h30, no mesmo local.

Segundo a assistente social e mestranda em Saúde Coletiva da Unesc, que faz parte da comissão organizadora do encontro, Priscila Schacht Cardozo, o evento quer gerar um diálogo sobre a Política Nacional de Saúde Mental entre trabalhadores na área e os usuários dos serviços. “O encontro pretende promover diálogos sobre o cuidado em saúde mental, buscando construir protagonismo com os usuários dos serviços, bem como fortalecer uma rede intersetorial de cuidado em saúde mental”, afirma.

O 1º Encontro de Saúde Mental tem a realização e o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc; Programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos); UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Liga de Saúde Mental do curso de Psicologia da Unesc; PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc); Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde); Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma – Coordenadoria de Saúde Mental; 20ª Gerência Regional de Saúde, e ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

Inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 20:02
Compartilhar Comente

Café com Ciência de maio aborda “Diabetes e Exercícios Físicos”

Café com Ciência de maio aborda “Diabetes e Exercícios Físicos”
Tipos de atividades que ajudam na prevenção da doença serão (Foto: Divulgação) Mais imagens

A edição de maio do Café com Ciência vai levar informações sobre “Diabetes e Exercícios Físicos” para a comunidade. Nesta quinta-feira (18/5), o professor doutor da Unesc Alexandre Pastoris Muller vai abordar o assunto em palestra gratuita e aberta ao público na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), às 19 horas.

“O que causa o diabetes mellitus, o efeito da obesidade, dieta e do sedentarismo como fatores principais para o desenvolvimento da doença e também de como os diversos tipos de exercício, aeróbio e anaeróbio auxiliam na prevenção e tratamento da doença são assuntos da palestra. Além disso, falarei também dos efeitos do diabetes e do exercício no sistema nervoso central”, comenta Muller.

Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. O diabetes é uma doença crônica e sem cura, mas é possível conviver com ele. O exercício físico, por exemplo, colabora com a qualidade de vida do paciente e ajuda a prevenir complicações da doença, segundo o professor.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

Currículo do palestrante

Muller possui graduação em Educação Física e mestrado e doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica da UFRGS. Fez estágios no Instituo Ramon y Cajal de Madri-Espanha, na Universidade de Albany-EUA e na Universidade de Lausanne-Suiça. Atualmente é professor e pesquisador da Unesc e atua em linhas de pesquisa nos temas: Efeitos do exercício físico, envelhecimento e dietas no metabolismo periférico e no (SNC) sistema nervoso central. Tendo como foco principal as ações neuroendócrinas, principalmente da insulina no SNC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 17:01
Compartilhar Comente

Novidade: Unesc lança pós em Medicina de Emergência e Trauma

Novidade: Unesc lança pós em Medicina de Emergência e Trauma
Curso inédito na região é voltado para médicos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para a primeira turma a especialização em Medicina de Emergência e Trauma. Único curso na área ofertado na região, ele foi planejado para contribuir com a formação e capacitação dos profissionais de Medicina que trabalham ou pretendem atuar nas unidades de emergência, pronto-socorro e atendimento pré-hospitalar.

O curso conta com um corpo docente especializado e com grande experiência na área de Emergência e Trauma, aulas práticas, estágio supervisionado e disciplinas baseadas em protocolos, conforme diretrizes estabelecidas por órgãos da saúde. Com duração de aproximadamente 20 meses, a pós realizará as aulas quinzenalmente às sextas-feiras das 19 às 22 horas e aos sábado das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A grade do curso conta com disciplinas como: Gestão em Medicina de Emergência e Políticas Públicas; Emergências Cardiológicas; Cuidados Intensivos na Emergência; Emergências Psiquiátricas; Fundamentos em Ventilação Mecânica; Emergências Neurológicas; Emergências Neonatais e Pediátricas; Avanço no Atendimento Inicial ao Trauma; Procedimentos Invasivos no Trauma; Urgência e Emergências em Ginecologia e Obstetrícia e Emergências Cirúrgicas.

Os alunos terão ainda estágio obrigatório na Emergência do Hospital São Donato de Içara, no período de oito semanas.

Os interessados em fazer parte do curso, podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2017 às 22:05
Compartilhar Comente