Ciência Unesc

Obesidade e diabetes no Café com Ciência de outubro

Obesidade e diabetes no Café com Ciência de outubro
Palestra aberta ao público ocorre nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O aumento da incidência de obesidade e o Diabetes Mellitus tipo 2 são os assuntos do próximo Café com Ciência, nesta quarta-feira (26/10), às 18h30, na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma). O evento, uma parceria entre a Unesc e a ACIC, é aberto ao público em geral e vai abordar os motivos destas doenças, a importância do controle alimentar e do nível de atividade física para o controle da obesidade e do diabetes, a alta relação entre diabetes e obesidade, os tipos de diabetes e os tratamentos para estes problemas de saúde.

A palestra será feita pelo professor doutor em Clínica Médica e pesquisador da Unesc sobre obesidade e diabetes do tipo 2, Claudio Teodoro de Souza e pelos alunos do Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade, o médico endocrinologista Carlos Tonelli e o nutricionista esportivo Bruno Pieri.

O Café com Ciência é uma ação do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a comunidade levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem sempre na sede da Acic e o último de 2016 ocorre em dezembro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2016 às 15:58
Compartilhar Comente

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada
Universidade é primeira não estatal em SC a ter uma APG (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc ganhou, na noite desta sexta-feira (30/9), uma APG (Associação de Pós-Graduandos) e, com isso, se tornou a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não estatal de Santa Catarina a possuir uma associação formada por estudantes dos cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. A APG será um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade.

A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc com o apoio da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos da comissão iniciaram este ano e, em 5 e 12 de agosto, ocorrem assembleiaa com os estudantes de pós-graduação da Universidade, para elencar os objetivos da associação.

“Estamos vivenciando um momento histórico e é fantástico fazer parte disso. Temos o DCE, mas os alunos da pós têm características e necessidades diferentes das dos estudantes da graduação. Por isso, a importância de ter uma representatividade direcionada para nós”, afirmou a presidente da APG Unesc, Tatiane Belletini Moniari.

Para o reitor Gildo Volpato, criar uma associação é um desafio, mas os resultados serão benéficos tanto para estudantes quanto para a Universidade. “Vocês irão discutir políticas de defesa dos interesses dos estudantes de pós-graduação e também poderão nos ajudar a pensar maneiras para fortalecer os programas, difundir políticas de acompanhamento de egressos e muito mais”, comentou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, chamou a atenção de que a Unesc é, mais uma vez, protagonista de fatos, sendo a primeira IES não estatal catarinense a possuir uma APG e que isso só agregará para a história da Universidade. “Vamos pensar os cursos de pós-graduação a partir do olhar dos alunos. Essa organização foi um passo muito importante”, considerou.

O presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, participou do lançamento da associação e colocou o Diretório Central à disposição da APG. Segundo ele, a associação preenche um espaço importante na Instituição e representa uma conquista para todos os estudantes.

Também participaram do lançamento da associação os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e os membros da diretoria executiva da APG: Ismael Córdova (vice-presidente); Carla Simon (secretária); Tayse Sutili (Tesoureira) e Luciano Pacheco de Medeiros (Tesoureiro adjunto).

Para participar

Todo aluno de pós-graduação da Unesc está automaticamente associado e não há custo em adesão ou mensalidade. Caso o estudante não queira fazer parte, pode solicitar a desvinculação na própria APG, que funciona no período matutino na Sala do Comitê de Ética, localizada no Bloco S. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a associação pelo e-mail comissaoproapgunesc@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente

Unesc seleciona professor doutor para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc seleciona professor doutor para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Inscrições podem ser feitas até 6 de novembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas, até 6 de novembro, para o processo seletivo externo de professor doutor para atuar no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e em cursos de graduação da Universidade. A vaga disponível é para professor pesquisador na área de Ciências Humanas.

Os requisitos para a vaga são: ter doutorado na área de Ciências Humanas; possuir pesquisas interdisciplinares e publicações em uma ou mais das áreas: História Ambiental, Ética, Sociedade e Natureza, Sociologia Ambiental, Psicologia Ambiental, Geografia Cultural ou Filosofia Ambiental; e ter disponibilidade para orientação de pós-graduandos do Mestrado e Doutorado, para docência em cursos de graduação e pós, para participar de atividades em grupos de pesquisa da Unesc.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail dh.docentes@unesc.net. O resultado dos candidatos classificados será divulgada no portal da Universidade em 10 de novembro. As entrevistas ocorrem em 17 de novembro e o resultado do processo seletivo, em 21 de novembro.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de setembro de 2016 às 16:21
Compartilhar Comente

Professor da USP abre 14º Simpósio de Neurociências nesta sexta-feira

Professor da USP abre 14º Simpósio de Neurociências nesta sexta-feira
Joel Rennó falará sobre transtornos psíquicos e ciclo reprodutivo feminino (Foto: Divulgação) Mais imagens

O 14º Simpósio de Neurociências traz nesta sexta-feira e sábado (23 e 24/9) especialistas de diversas instituições de ensino brasileiras para debater assuntos dentro do tema “Saúde Mental da Mulher: O equilíbrio entre o corpo e a mente”. O evento é referência na região e vai tratar na palestra de abertura dos “Transtornos Psíquicos e Ciclo Reprodutivo Feminino”, com o psiquiatra, professor e diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e médico do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, Joel Rennó Júnior. A palestra ocorre às 18 horas, no Auditório Ruy Hülse.

Profissionais, professores, estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde podem participar do Simpósio, que tem como objetivo colaborar na promoção e na assistência integral da saúde mental da mulher e ajudar a sensibilizar o publico feminino sobre os problemas de saúde mental.

"Saúde mental da mulher: uma abordagem epidemiológica”, “Avaliação clínica na mulher: saúde mental”, “Câncer de mama e transtornos mentais”, “Aspectos psíquicos no casal infértil”, “Transtornos relacionados ao estresse e ao trauma na mulher”, “Depressão e ansiedade na gestação e pós-parto” e “Transtornos de personalidade e de gênero na mulher” são alguns dos assuntos tratados em debates e palestras.

O Simpósio tem o apoio do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Laboratório de Neurociências, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Instituto de Neurociências João Quevedo, Bio Sul Científica e URC.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2016 às 16:45
Compartilhar Comente

Alimentação para uma vida saudável é abordada no Café com Ciência

Alimentação para uma vida saudável é abordada no Café com Ciência
Comer de maneira desregulada pode acarretar em complicações de saúde (Foto: Douglas Saviato) Mais imagens

O Café com Ciência – uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) – chegou na sua quinta edição na noite dessa quarta-feira (31/8). Com o tema “Alimentação para uma Vida Saudável”, a professora doutora da Unesc, Vanessa Andrade, reforçou a importância do consumo consciente dos alimentos e da escolha dos produtos saudáveis e necessários para o dia a dia.

A ingestão desregulada e despreocupada pode acarretar em graves complicações de saúde, como: obesidade, desnutrição, artrite, diabetes e doenças cardíacas. “A procura pelos alimentos embalados e enlatados, ou seja, os prontos,  aumenta com a correria diária. No entanto, é preciso optar pelas boas opções nutricionais, pois são os nutrientes dos alimentos os responsáveis por transmitir as informações corretas às células do nosso corpo para que elas realizem suas funções necessárias”, explicou.

Segundo Vanessa, no Brasil, 57% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso (têm um Índice de Massa Corporal igual ou maior que 25). Além disso, 21% dos brasileiros são classificadas como obesos, por terem IMC igual ou maior que 30. Vanessa mostrou os principais vilões dos alimentos, desmitificou crenças que rodeiam a alimentação e esclareceu dúvidas do público.  “Muitas pessoas se preocupam com a qualidade da alimentação, essa realidade cresce cada vez mais, porém, existem muitos mitos relacionados ao assunto, por isso, a importância desse encontro”, frisou.

O Café com Ciência é uma ação do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) voltada para toda a comunidade e continuará até o mês de novembro. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a comunidade levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem sempre na sede da Acic na última quarta-feira de cada mês.

*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato, da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de setembro de 2016 às 18:41
Compartilhar Comente