Ciência Unesc

NEAB: Pesquisador da Ufscar visita Unesc

NEAB: Pesquisador da Ufscar visita Unesc
Universidade recebeu a visita do pesquisador Deivison Faustino Mais imagens

O NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Étnico-Raciais, Indígenas e de Minorias da Unesc) recebeu esta semana a visita do pesquisador da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) Deivison Faustino. Ele está em Criciúma avaliando o Projeto Onnim, que está sendo desenvolvido pela ONG ACR (Anarquistas Contra o Racismo) junto à Escola Estadual Arruda Ramos.

Além de integrantes do NEAB Unesc, participaram da reunião membros da Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma) e do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Tacial de Criciúma). Depois de uma análise coletiva do contexto regional das relações étnicos raciais, foi conversado sobre a possibilidade de parcerias dos NEABs Unesc e Ufscar.

Colaboração texto e foto: Antonio Rozeng

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 24 de setembro de 2015 às 09:29
Compartilhar Comente

Selep: Professores da Educação Básica e Ensino Superior debatem linguagem e leitura

Selep: Professores da Educação Básica e Ensino Superior debatem linguagem e leitura
Resultados de grupos de pesquisa serão compartilhados na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os resultados de estudos em áreas como Artes, Pedagogia, História e Letras realizados por grupos de professores e alunos de cursos de Licenciatura e programas de pós-graduação do Sul do Estado serão apresentados no 4º Selep (Seminário de Leitura e Produção Textual) “Língua, Linguagem e Arte”, de terça a quinta-feira (22 a 24/9), no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Unesc.

Durante os três dias do seminário, professores do Ensino Superior e da Educação Básica e estudantes de Licenciatura e de pós-graduação participarão de mesas-redondas e de comunicações em grupos de trabalho, além de uma sessão de cinema e lançamento de livros.

Entre os palestrantes do Seminário da Unesc está a professora doutora Daniela Bunn, do Colégio Militar Feliciano Nunes Pereira, de Florianópolis, que fala sobre “Provocações literárias e experiências estéticas: o texto e a imagem na sala de aula”, na abertura do evento, terça-feira, às 14h30. Outro nome do Selep é o da professora doutora Débora de Carvalho Figueiredo, da UFSC, que aborda “Leitura e a escrita na era digital a partir da perspectiva dos estudos críticos do discurso”, quinta-feira, às 13h30.

Os programas de formação de professores Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Obeduc (Observatório da Educação) também serão tema de palestra.

Inscrições e programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2015 às 16:14
Compartilhar Comente

Hidrografia e Sustentabilidade no Seminário de Gestão Territorial da Unesc

Hidrografia e Sustentabilidade no Seminário de Gestão Territorial da Unesc
Evento inicia nesta terça-feira, no Auditório Ruy Hulse (Foto: Arquivo) Mais imagens

“Geoprocessamento e gestão de recursos hídricos” será o tema de abertura da sexta edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, que traz a preocupação com o planejamento de bacias hidrográficas. O evento é aberto ao público e inicia nesta terça-feira (22/9) com a palestra do professor e geógrafo da UFRGS Heinrich Hasenack, no Auditório Ruy Hülse, às 19 horas.

“O encontro tem o intuito de fortalecer e instrumentalizar o público acadêmico e profissionais da área, com ações que possam auxiliar no planejamento e a gestão do espaço rural e urbano. Vamos receber pesquisadores palestrantes de São Paulo e Rio Grande do Sul, com uma grande bagagem. Além disso, dois minicursos serão ofertados, sobre Topografia e Mapeamento de áreas de risco”, comentou o coordenador do evento, Nilzo Ivo Ladwig

Dentro do tema central, “Hidrografia e Sustentabilidade”, serão desenvolvidos quatro eixos temáticos: “Tecnologia e Recursos hídricos”, “Recursos hídricos e Políticas Públicas”, “Drenagem Urbana e Geoprocessamento” e “Gestão de Recursos Hídricos”.

Palestrante

Heinrich Hasenack é geógrafo (1981), licenciado em Geografia (1983) e mestre em Ecologia (1989) pela UFRGS. Atualmente atua como geógrafo e professor no Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, e docente no curso de Geografia no Centro Universitário La Salle, em Canoas/RS. Ele tem experiência nas áreas de climatologia, biogeografia e geoprocessamento.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 18 de setembro de 2015 às 16:14
Compartilhar Comente

Unesc entre as 100 melhores universidades brasileiras

Unesc entre as 100 melhores universidades brasileiras
Universidade se destacou nos quesitos pesquisa e internacionalização Mais imagens

A Unesc está entre as 100 melhores universidades brasileiras, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha). A publicação, que foi divulgada esta semana, reconheceu a Universidade como a 89ª IES (Instituição de Ensino Superior) no país. A Unesc se destacou nos quesitos pesquisa e internacionalização. Em Santa Catarina, no quesito pesquisa, a Universidade fica atrás somente da UFSC. Já a nível nacional, no mesmo quesito, a Unesc é a sexta melhor universidade brasileira entre as não públicas.

“Resultados como esse refletem a maturidade da Unesc, que com 47 anos é constantemente reconhecida pela qualidade dos seus serviços. Somos uma equipe de mais de mil professores e funcionários e 13 mil alunos, que, coletivamente, fazem a Unesc ser uma instituição de excelência”, afirma o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Sempre avançando

A Unesc avançou em todos os quesitos apontando pelo Ranking, de 2014 para 2015, ficando, por exemplo, em 56º no quesito pesquisa, 76º em inovação e 85º em internacionalização - entre todas as 192 universidades brasileiras analisadas. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pela Folha de São Paulo, desde 2012

Pesquisa e internacionalização

“A Unesc, ao longo dos anos, elegeu a pesquisa como importante diferencial, acreditando fortemente na produção do conhecimento por meio de seus mais de 100 Grupos de Pesquisa, dos seus seis programas de mestrado e dois doutorados e dos mais de 180 projetos de pesquisa. Estes resultados somente confirmam a correta opção pelos investimentos em pesquisa, e consequentemente em inovação e internacionalização. Os reflexos destes resultados também impactam fortemente na formação dos estudantes, qualificando de modo significativo os nossos cursos de graduação”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Além de pesquisadores que circulam pelo mundo apresentando trabalhos, participando de eventos e publicando suas pesquisas, a Unesc tem uma forte internacionalização. São cerca de 200 alunos de graduação e pós-graduação de diversos países que circulam diariamente pelo campus.

Como foi feito

O ranking mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e citações), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 2.222 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 726 professores cadastrados no MEC, qualificação dos professores e Enade).

Saiba mais sobre o RUF

Como é feito o Ranking de Universidades
 

 

Entre todas as IES de SC 2015 2014
Geral 5 6
Ensino 7 8
Pesquisa 2 2
Mercado 7 9
Inovação 4 4
Intercionalização 2 3

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 21 de setembro de 2015 às 11:33
Compartilhar Comente (1)

Professores lançam livro sobre a política de Criciúma no século 20

Professores lançam livro sobre a política de Criciúma no século 20
Obra faz parte das novidades de setembro da Editora da Universidade (Foto: Reprodução) Mais imagens

A “História Política de Criciúma no Século XX” será lançada nesta quinta-feira (17/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. O livro, dos professores Janete Trichês e João Henrique Zanelatto, faz parte dos lançamentos do mês de setembro da Editora Unesc e é fruto de anos de pesquisa dos autores, que apresentam a história sociopolítica de Criciúma e de seus partidos, dos grupos e famílias que se articularam em torno das várias agremiações partidárias e disputaram o poder político no município no século passado.

Formada em Jornalismo pela Unisinos de São Leopoldo (RS), Janete é mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e professora dos cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e Educação Física da Unesc. Participa de vários projetos de extensão da Universidade e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia e pesquisadora do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) da Unesc, que pesquisa temas como partidos políticos, eleições e democracia.

Doutor em História pela PUC Rio de Janeiro e mestre em História pela UFSC, Zanelatto possui pesquisas no campo da História Política e Social. É professor do curso de História da Unesc e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2015 às 18:38
Compartilhar Comente (2)