Professor da Unesc defende tese de doutorado
O professor da Unesc Robson Pacheco defende na próxima terça-feira (29/9) a sua tese de doutorado. Pacheco apresenta seu estudo na sala 13 do Bloco S, às 8h30. Sua tese foi orientada pela professora doutora Josiane Budni, com o tema "A d-galatose administrada por via oral induz alterações neuroquímicas e comportamentais semelhantes ao envelhecimento em ratos wistar".
Pacheco, que atua nos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Biomedicina e Enfermagem, terá em sua banca os professores doutores Patrícia Fernanda Schuck, Paulo César Lock Silveira, Lisiane Tuon Generoso Bitencourt e Morgana Moretti (UFSC).
Doutorando de Moçambique
Ainda na próxima semana, na sexta (2/10), o doutorando Ernesto António Macongonde, de Moçambique, defende sua tese de doutorado "Investigação do efeito da administração aguda de frutose sobre parâmetros bioenergéticos em cérebro e tecidos periféricos de ratos jovens". A defesa ocorre na sala 13 do Bloco S, às 14 horas.
Macongonde foi orientado pela professora doutora Patrícia Fernanda Schuck. E em sua banca estarão os professores doutores Samira da Silva Valvassori, Josiane Budni, Marcos Roberto de Oliveira (UFMT) e Alexandre Amaral (UFRGS).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 25 de setembro de 2015 às 17:58Processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado está aberto
Professores e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com Doutorado e que moram no Brasil podem participar do processo seletivo para uma das bolsas do PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado), que na Unesc está com vaga para o desenvolvimento de atividades no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).
O PNPD é um programa que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação. Ele é realizado através da parceria entre Capes, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos ).
O aprovado para a vaga na Unesc irá desenvolver pesquisa, contribuir na formação de novos profissionais, por meio de orientação em projetos e atuar como docente. Os interessados, devem se inscrever até 25 de setembro na secretaria do PPGCA, localizada na sala 6 do Bloco P.
O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:
- Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
- Estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
- Docente ou pesquisador no Brasil com vínculo empregatício em Instituições de Ensino Superior ou instituições públicas de pesquisa (os doutores não podem se candidatar à vaga para a instituição em que atuam).
Mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2015 às 20:55Unesc presente em Encontro Latino-Americano de Práticas Pedagógicas
A Unesc vai estar presente no 4º Encontro Nacional e 1º Encontro Latino-Americano de Práticas de Assessorias Pedagógicas Universitárias com o reitor Gildo Volpato e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back. O evento ocorre em San Miguel de Tucumán – Argentina, de 14 a 16 de setembro.
Volpato faz parte do comitê organizador do Encontro e vai participar de uma mesa-redonda, onde abordará a temática “A formação dos docentes universitários e as assessorias pedagógicas na percepção de gestores acadêmicos em instituições comunitárias catarinenses".
Já Angela vai apresentar o estudo “O assessor pedagógico e o compromisso com a leitura no âmbito universitário”, desenvolvido em parceria com Aline Casagrande Rosso Cardoso e Fernanda Regina Luvison Paim.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 11 de setembro de 2015 às 17:36Feira da Inovação Unesc abre portas para boas ideais da comunidade
Inventores e projetistas de tecnologias inovadoras já podem inscrever suas ideias na 2ª Feira da Inovação Unesc, que ocorre durante a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 e 23 de outubro. Promovida pela Unesc, a feira apresentará projetos com foco no campo da ciência e da tecnologia e, neste ano, as soluções criativas que beneficiam a comunidade serão expostas em todo campus.
Na última edição, 51 projetos foram inscritos com diferentes propostas, como o carregador USB portátil para tablets e celulares e lojas virtuais diferenciadas. Entre as ideias vencedoras, primeiro lugar na categoria “Empresa”, esteve o garrafão de água com alça lateral, que facilita o carregamento. O criador Ramon Sandrini comenta que a participação na Feira ajudou a divulgar o seu produto. “O maior obstáculo na criação de algo inovador está no entendimento das pessoas quanto à proposta. A Unesc, como uma forte Instituição da região, ajudou a disseminar o conceito do nosso produto, fazendo com que muitos interessados viessem nos procurar”, comenta.
Conforme a assessora da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Gisele Coelho Lopes, este é, justamente, o objetivo da Feira da Inovação: incentivar o desenvolvimento de ideias e valorizar o trabalho de seus criadores. “As soluções podem ser das mais diferentes modalidades, como produtos, processos e técnicas, trabalhos por meio digital, entre outros. O principal é o projeto priorizar recursos que facilitem o dia a dia das pessoas”, enfatiza. “O sucesso da feira na primeira edição revela que nossa região é dotada de grandes inovadores e berço de importantes ideias”, complementa.
Os trabalhos são divididos em quatro categorias e podem ser inscritos por acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral. Em cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site até o dia 19 de setembro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 10 de setembro de 2015 às 17:18Erebio Sul: Conferência debate formação de professores de Ciências e Biologia
Professores, alunos e pesquisadores de diversos estados brasileiros se reuniram nesta terça-feira (8/9) para a abertura da sétima edição do Erebio Sul (Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia). O evento ocorre até quinta-feira (10/9) e tem o objetivo de refletir e debater sobre atividades de pesquisa e experiências pedagógicas na área de ensino de Ciências e Biologia, trazendo a temática: “Da formação à prática no Ensino de Ciências e Biologia: desafios a superar”.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, afirmou que o evento é uma oportunidade única para profissionais, professores e pesquisadores se relacionarem e saírem da Universidade com um olhar enriquecido.
A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, comentou que o tema em foco é universal e abrange todas as áreas de conhecimento. Ela também frisou a importância de uma Universidade Comunitária que traz uma alternativa diferenciada de se fazer educação.
A conferência de abertura contou com o tema: “Formação de Professores de Ciências e Biologia”, e teve como palestrante a professora doutora da UEFS Claudia de Alencar Serra e Sepulveda e como mediadora a professora doutora da UFSC Néli Suzana Quadros Britto.
Saiba mais
Problematização no ensino de ciências, química experimental, sexualidade humana na escola, entre outros assuntos, serão temas de minicursos durante o evento, que também vai contar com palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações de comunicações orais, envolvendo trabalhos relacionados ao tema proposto.
O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), por meio da Diretoria e Conselho Regional Sul, com apoio da Unesc.
Confira a programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 08 de setembro de 2015 às 21:35
Newsletter
RSS