Artigos feitos por grupos de estudos da Unesc serão apresentados em Fortaleza
O trabalho dos catadores de lixo e a relação das mulheres com a comunidade são assuntos dos artigos aprovados pela professora da Unesc Rosa Nadir Teixeira Jerônimo para participar da 5ª CIPC (Conferência Internacional de Psicologia Comunitária), que começa nesta quarta-feira (3/9) e segue até sábado (6/9), em Fortaleza, no Ceará.
Artigos
- “A topofilia na vida das mulheres de uma comunidade tradicional, o olhar da psicologia ambiental”. Este estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa: Trabalho, Organizações, Ambiente e Políticas Públicas: Estudos Interdisciplinares.
- “Catadores de lixo – de vítimas à protagonistas”. O trabalho é uma proposta de extensão do projeto coleta seletiva solidária.
O CIPC reunirá professores, pesquisadores, estudantes e participantes de organizações sociais e comunitárias para debater o tema “Psicologia Comunitária no mundo atual: desafios, limites e afazeres”.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 03 de setembro de 2014 às 17:32Livro traz presente a importância das práticas pedagógicas
Democratizar o conhecimento. Estas foram as palavras-chaves do lançamento do livro “Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias” na manhã desta terça-feira (2/9) na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). A obra, editada pela EdiUnesc (Editora Unesc), reúne resultados de trabalhos pedagógicos desenvolvidos com crianças em fase escolar, com reflexões sobre a forma de ensino.
“O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) vem surpreendendo pelo número de produções e lançamentos de livros. Estas obras são a forma mais democrática de retornar à sociedade o que produzimos na Universidade”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
O editor-chefe da EdiUnesc e um dos organizadores da obra, Carlos Carola, também aproveitou sua fala para lembrar da importância de compartilhar o conhecimento produzido dentro da Universidade com a sociedade. “A democratização do conhecimento é um dos papéis mais importantes de uma editora de uma Universidade”, afirma.
O livro está organizado em 14 capítulos sob as temáticas “Literatura e Infância”, “Infância, Arte e Museu”, “História dos Saberes e Práticas Pedagógicas” e “Educação, Memória, Identidade”. Os professores Angela Back, Carlos Carola e Giani Rabelo são os organizadores da edição.
“Todos os artigos, de alguma forma, refletem práticas pedagógicas. Eles adentram no mundo escolar trazendo a importância de transformar por meio dessas práticas”, comenta Angela Back, uma das organizadoras da obra e diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).
O lançamento da obra também contou com a presença, na mesa de abertura, do coordenador do PPGE, Vidalcir Ortigara, e da professora Giani Rabelo.
Saiba mais sobre a obra
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 02 de setembro de 2014 às 11:33Professores do PPGE lançam livro sobre trabalhos pedagógicos
Resultados de trabalhos pedagógicos desenvolvidos com crianças em fase escolar, com reflexões sobre a forma de ensino estão presentes no livro que será lançado na Unesc amanhã (2/9). A obra “Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias”, editada pela EdiUnesc (Editora Unesc), será lançada na sala 3 do Bloco O, às 10 horas.
O livro está organizado em 14 capítulos sob as temáticas “Literatura e Infância”, “Infância, Arte e Museu”, “História dos Saberes e Práticas Pedagógicas” e “Educação, Memória, Identidade”. Os professores Angela Back, Carlos Carola e Giani Rabelo são os organizadores da edição, que traz resultados de grupos de pesquisa da Unesc.
Saiba mais sobre a obra
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 01 de setembro de 2014 às 17:15Feira da Inovação da Unesc reúne soluções para diferentes áreas do conhecimento
O paulista Jonas Esteves, morador de Criciúma há mais de 10 anos, sempre gostou de Artes. Mas também era apaixonado por Eletrônica. Na infância desmanchava os carrinhos de controle para analisar as peças e criar outras formas. Quando adulto resolveu juntar as duas paixões e dar início a um trabalho diferente e inusitado. “Crio obras unindo as duas áreas. Já participei de exposições e fui premiado em algumas delas. Agora me preparo para fazer parte da Feira da Inovação da Unesc e mostrar à região as possibilidades que a Arte e a Eletrônica proporcionam quando juntas”, conta Esteves.
Entre as obras criadas pelo artista destaca-se o Robô de Companhia. Desenhado em 2010 e construído no ano passado, o robozinho possui funções básicas de deslocamento e exploração do ambiente em que está inserido. “Ele tem comportamento próprio. Fica andando pela casa, para e volta a se locomover. Tem a intenção de ser um companheiro, principalmente para quem fica sozinho dentro de casa”, aponta, ao lembrar que o robô ainda receberá melhorias. “Eu o criei e agora o aperfeiçoarei”, pondera.
A obra de Esteves é apenas um exemplo dos trabalhos que podem ser inscritos na Feira da Inovação, que ocorre entre 20 e 24 de outubro, na Unesc, paralelo à 5ª Semana da Ciência e Tecnologia. Durante o evento serão apresentadas soluções inovadoras para diferentes áreas do conhecimento. O intuito, de acordo com a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Gisele Silveira Coelho Lopes, é de estimular ainda mais a criatividade dos artistas, colaboradores, professores, estudantes e empresas da região.
De acordo com ela, qualquer tipo de inovação será muito bem-vinda. “Se a pessoa transformou algo, aprimorou um objeto, promoveu a melhoria de algum equipamento, por exemplo, pode participar tranquilamente do projeto. Se ela pinta quadros e desenvolveu uma nova textura ou tom, desenvolveu soluções para pessoas portadoras de necessidades especiais, melhorou algum processo em uma empresa, uma metodologia diferente de ensino ou reutilizou materiais que antes iam para o lixo, isso é perfeito para aquilo que propomos”, conta Gisele.
Conforme ela, a participação no evento é praticamente ilimitada. “Inovação vai muito além daquilo que normalmente as pessoas imaginam. São coisas criadas ou melhoradas e que, muitas vezes, ficam dentro da casa das pessoas e não têm a oportunidade de serem expostas. Esta é a chance dos sul catarinenses mostrar que são, sim, muito criativos e que têm capacidade de fazer coisas fantásticas”, avalia Gisele.
Inovar com sustentabilidade
Um foco muito interessante é o tema sustentabilidade. Aquelas pessoas que reutilizam materiais que anteriormente eram descartados, reciclam lixo, criam peças com entulhos ,são verdadeiros expoentes de inovação sustentável. “Além de dar nova forma às peças, elas estarão ajudando a preservar o meio ambiente. Evitam que o material vá para o lixo, além de embelezar o local em que a obra será inserida”, conta a assessora.
Inscrições já estão abertas
As inscrições para a Feira já estão abertas e vão até o dia 19 de setembro. Os participantes podem se inscrever em quatro categorias, sendo elas: “Acadêmicos e professores da Unesc, e outras universidades”; “Alunos e professores das escolas de ensino fundamental, médio e cursos técnicos”; “Comunidade em geral”, e “Colaboradores das empresas da região de Criciúma”.
Os classificados de cada categoria receberão como premiação um tablet (para o primeiro lugar), uma medalha de honra ao mérito, um certificado de participação, a divulgação do projeto em uma revista online da Universidade e um troféu (primeiro, segundo e terceiro lugar). Entre as soluções inovadoras destacam-se novidades ou melhoramentos em dispositivos, componentes ou equipamentos, substituição de materiais ou componentes, facilidades de uso, práticas pedagógicas, metodologias para o cuidado da saúde, processos ou métodos de fabricação. Para os interessados, o edital completo está disponível no site www.unesc.net.
(Colaboração: Samira Pereira - Ápice Comunicação)
Fonte: Secom
01 de setembro de 2014 às 16:55Engenharia Ambiental: Jovem, inventor da "tábua de tubo", abre Semana Acadêmica
A experiência inspiradora de um jovem, inventor de uma tábua feita a partir de tubos de pasta de dente e ganhador de inúmeros prêmios, deu início à Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária da Unesc. O evento, que segue até quarta-feira (3/9) em diversos locais do campus, tem como tema central “Engenhando Soluções”.
O gaúcho Felipe Machado trouxe um pedaço de sua invenção, uma “tábua de tubo”, item que ganhou destaque nacional quando o jovem esteve no quadro Jovens Inventores, no Caldeirão do Huck. Machado usou tubos de pasta de dente para a construção de tábuas sustentáveis, que podem ser utilizados para fazer bancos, playgrounds e outras estruturas. “Às vezes pensamos que algo é babaca, mas aquilo pode fazer a diferença para muitas pessoas”, incentiva.
O gaúcho foi reconhecido em diversas situações, como quando foi selecionado Jovem Embaixador Ambiental no Brasil, em 2013. Durante a palestra, ele contou sua história e destacou a importância de valorizar as relações com família e amigos. “Temos muito pouco tempo e às vezes acabamos nos preocupando apenas em estudar, mas o que traremos para mundo só com isso? Ninguém faz nada sozinho. Dificilmente as pessoas sozinhas vão muito longe”, alerta.
Semana Acadêmica
A Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária é coordenada pela ECO Jr. (Empresa Júnior de Engenharia e Consultoria Ambiental), com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária e idealização da coordenação do curso.
Confira a programação completa
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 01 de setembro de 2014 às 10:33
Newsletter
RSS