Ciência Unesc

Semana de Ciência e Tecnologia traz “Luz, Ciência e Vida” como tema

Semana de Ciência e Tecnologia traz “Luz, Ciência e Vida” como tema
Evento ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro em vários locais do campus (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre comunidade e Universidade, além de estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Unesc realiza, de 19 a 23 de outubro, a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, em vários espaços do campus. O evento ocorre paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, o evento tem como objetivo a socialização de trabalhos de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de atuação na comunidade entre os professores e alunos da Unesc, e também com a comunidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc. Somos uma Universidade Comunitária e o que produzimos aqui dentro, no ensino, na pesquisa e na extensão, precisa se reproduzir para a comunidade externa. Por isso convidamos toda a comunidade a vir para o campus, observar, interagir, participar da programação, pensada para contemplar os mais diversos públicos”, afirma Luciane.

Programação compreende Feira da Inovação e Feira de Ciências


A Semana será formada por mais de 70 atividades paralelas, entre palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais, além da apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação inclui, ainda, 15º Seminário de Iniciação Científica, 7º Salão de Extensão, 5º Salão de Ensino, 1º Salão de Pós-Graduação, 2º Feira de Inovação, 2º Talento Musical e 1º Feira de Ciências, com abrangência para o Mercosul.

Conforme a assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, entre as novidades deste ano está a Feira de Ciências, em que alunos da região irão expor seus trabalhos apresentados nas tradicionais Feiras de Ciências de suas escolas. “A ideia é envolver os jovens e crianças com as atividades acadêmicas”, comenta.

Nesta edição também ocorre a 2º Feira de Inovação, espaço para divulgação de soluções inovadoras para as diferentes áreas do conhecimento. Até o dia 19 de setembro, acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral podem inscrever sua proposta de solução inovadora. “No ano anterior somamos 51 inscritos e a expectativa para este ano é ainda melhor. Essa é uma forma de incentivar e valorizar grandes ideias que contribuem com a nossa sociedade”, afirma.

As inscrições para as atividades da Semana podem ser feitas no site. Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos na Semana, devem se inscrever até segunda-feira (7/9).

“Luz, Ciência e Vida”

Esta edição da Semana tem como tema “Luz, Ciência e Vida”, definido com base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A proposta é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, uma grandeza da física ligada à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Inspirando-se nesse conceito, a Unesc desenvolveu uma nova marca para o evento, uma conexão entre vida, ciência e luz, propulsora da consciência humana.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 02 de setembro de 2015 às 22:11
Compartilhar Comente

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta
John Isbell (esq.) está de passagem pelo Brasil (Foto: Troye Fox - Phys.org) Mais imagens

Já leu sobre o Gondwana*? Conhece a paleontologia e sua importância? Pois um paleontólogo da Universidade do Wisconsin, de Milwaukee/EUA, estará na Unesc nesta quarta-feira (2/9). O pesquisador doutor John Isbell fez diversas expedições pelo mundo para buscar entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. E todo este conhecimento vai estar disponível no Auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 19h30, aberto aos interessados.

O evento é alusivo ao Dia do Biólogo (3 de setembro) e contará com mais duas palestras, com o professor doutor Roberto Iannuzzi, do Laboratório de Paleobotânica da UFRGS, e com o paleontólogo da Unesc e doutorando em Paleontologia da UFRGS Guilherme Arsego Roesler.

*Gondwana: supercontinente que contava com América do Sul, África, Índia, Antartica e Austrália - existiu há cerca de 200 milhões de anos.

Temas das palestras
- “Paleontologia, Patrimônio e Salvamento” (Guilherme Arsego Roesler)
- “A Importância da Flora do Gondwana” (Roberto Iannuzzi)
- “Gondwana Glaciation during Late Palaeozoic” - "A Glaciação do Gondwana durante o Paleozóico Tardio" (John Isbell)

Confira entrevista que John Isbell deu ao site Phys.org sobre o código do gelo (em inglês)

John Isbell é especialista em Sedimentologia e Estratigrafia de Sequências, e trabalha com depósitos Glaciais, Glaciomarinhos, Fluviais, Deltáicos, Marinho Raso e com Influência Glacial. Atualmente trabalha com exposições rochosas da Antartica, Argentina, Australia, África do Sul, Brasil e Ilhas Falklands (Malvinas), Leste da Rússia (Sibéria), Oeste dos Estados Unidos, Montanhas Apalache e Winsconsin.

Seu principal objetivo é entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. Isto inclui:
- A Glaciação do Final do Paleozóico;
- O aquecimento durante a transição Permo-Triássico;
- A transição do Cretáceo para o Terciário e o subsequente evento de extinção em massa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 01 de setembro de 2015 às 17:48
Compartilhar Comente

Professor da Unesc defende tese de doutorado

O professor da Unesc Robson Pacheco defende na próxima terça-feira (29/9) a sua tese de doutorado. Pacheco apresenta seu estudo na sala 13 do Bloco S, às 8h30. Sua tese foi orientada pela professora doutora Josiane Budni, com o tema "A d-galatose administrada por via oral induz alterações neuroquímicas e comportamentais semelhantes ao envelhecimento em ratos wistar".

Pacheco, que atua nos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Biomedicina e Enfermagem, terá em sua banca os professores doutores Patrícia Fernanda Schuck, Paulo César Lock Silveira, Lisiane Tuon Generoso Bitencourt e Morgana Moretti (UFSC).

Doutorando de Moçambique

Ainda na próxima semana, na sexta (2/10), o doutorando Ernesto António Macongonde, de Moçambique, defende sua tese de doutorado "Investigação do efeito da administração aguda de frutose sobre parâmetros bioenergéticos em cérebro e tecidos periféricos de ratos jovens". A defesa ocorre na sala 13 do Bloco S, às 14 horas.

Macongonde foi orientado pela professora doutora Patrícia Fernanda Schuck. E em sua banca estarão os professores doutores Samira da Silva Valvassori, Josiane Budni, Marcos Roberto de Oliveira (UFMT) e Alexandre Amaral (UFRGS).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 25 de setembro de 2015 às 17:58
Compartilhar Comente

Processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado está aberto

Processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado está aberto
Inscrições podem ser feitas até 25 de setembro no PPGCA (Foto: Arquivo) Mais imagens

Professores e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com Doutorado e que moram no Brasil podem participar do processo seletivo para uma das bolsas do PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado), que na Unesc está com vaga para o desenvolvimento de atividades no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

O PNPD é um programa que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação. Ele é realizado através da parceria entre Capes, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos ).

O aprovado para a vaga na Unesc irá desenvolver pesquisa, contribuir na formação de novos profissionais, por meio de orientação em projetos e atuar como docente. Os interessados, devem se inscrever até 25 de setembro na secretaria do PPGCA, localizada na sala 6 do Bloco P.

O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

- Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
- Estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
- Docente ou pesquisador no Brasil com vínculo empregatício em Instituições de Ensino Superior ou instituições públicas de pesquisa (os doutores não podem se candidatar à vaga para a instituição em que atuam).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2015 às 20:55
Compartilhar Comente

Unesc presente em Encontro Latino-Americano de Práticas Pedagógicas

A Unesc vai estar presente no 4º Encontro Nacional e 1º Encontro Latino-Americano de Práticas de Assessorias Pedagógicas Universitárias com o reitor Gildo Volpato e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back. O evento ocorre em San Miguel de Tucumán – Argentina, de 14 a 16 de setembro.

Volpato faz parte do comitê organizador do Encontro e vai participar de uma mesa-redonda, onde abordará a temática “A formação dos docentes universitários e as assessorias pedagógicas na percepção de gestores acadêmicos em instituições comunitárias catarinenses".

Já Angela vai apresentar o estudo “O assessor pedagógico e o compromisso com a leitura no âmbito universitário”, desenvolvido em parceria com Aline Casagrande Rosso Cardoso e Fernanda Regina Luvison Paim.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 11 de setembro de 2015 às 17:36
Compartilhar Comente