Ciência Unesc

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca
Mostra tem objetivo de conscientizar para o cuidado com as obras (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Você está lendo, bate aquela fome e o que faz? Um lanchinho rápido, ali mesmo, na mesa em que está estudando. A cena faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas ela pode ter um resultado desastroso: livros sujos por café, leite com achocolatado e farelos, danificados pela ação de insetos atraídos pelos restos de comida. E esses são só alguns dos problemas que a nova exposição da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc traz. Na mostra de obras danificadas os leitores podem ver o que descuidos do cotidiano podem acarretar no acervo do local.

“Queremos chamar a atenção dos leitores sobre os cuidados que devemos ter com as obras, afinal os mais prejudicados são os próprios usuários que precisam repor a obra, já que nem sempre os livros podem ser restaurados. Além disso, os que podem ser restauradas ficam por um período sem poderem ser utilizadas porque estão no Setor de Restauração”, lembra a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just.

Quem passar pela Biblioteca até meados de junho poderá conferir os problemas e o que causou os danos: creme de mão, gloss labial, achocolatado, garrafinha de água na mochila, animais de estimação, alimentos. “Sabemos que não é feito intencionalmente, e que todas as ações podem ser evitadas com um pouquinho de cuidado. Na última sexta-feira (26/5) recebemos 10 livros molhados. Algumas pessoas usam o livro para proteger a cabeça da chuva”, conta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 17:12
Compartilhar Comente

Reitor da Unesc participa de Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Reitor da Unesc participa de Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação
Gildo Volpato foi um dos expositores do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, participou nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/5) da reunião de trabalho das regiões Sudeste e Sul do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, em São Paulo. Volpato, que é vice-presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação) de Santa Catarina, fez uma exposição durante a apresentação do novo Ensino Médio. Os comentários foram feitos pela conselheira do CEE de São Paulo, Guiomar Namo de Mello, e o tema discutido com todos os participantes.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de maio de 2017 às 19:23
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de encontro internacional

Professor da Unesc participa de encontro internacional
Antônio Carlos Wolkmer esteve em Costa Rica nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no 6º Encontro Internacional de Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), que ocorreu em São José, na Costa Rica, esta semana. O professor do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Antônio Carlos Wolkmer, coordenou o painel na Universidade da Costa Rica e a Conferência de Encerramento do Conpedi no Instituto Interamericano de Direitos Humanos. O evento teve a participação do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de maio de 2017 às 18:27
Compartilhar Comente

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar
Lançamento ocorreu durante Seminário de Educação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, lançou na tarde desta quarta-feira (24/5) a segunda edição do livro “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”. A obra foi lançada em 2002 pela Cidade Futura e, em 2017, é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa sobre jogos, brincadeiras e brinquedos das crianças, além de uma reflexão sobre a importância atribuída a essas atividades tanto no ambiente escolar quanto familiar, no contexto atual. Segundo o autor, é um livro indicado para professores de Educação Infantil, séries iniciais e Educação Física, psicólogos e pais interessados em compreender, incentivar e mediar o processo de desenvolvimento das capacidades psicológicas superiores, culturais e motoras das crianças.

O livro nasceu a partir da dissertação de Mestrado em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, apresentada em 1999 – Volpato também é doutor em Educação. O livro apresenta alguns indicadores que apontam a possibilidade de a escola vir a ser um lugar mais prazeroso onde o jogo e a brincadeira possam ser elementos mediadores de aprendizagens significativas. “Os jogos e as brincadeiras caracterizam um tempo, uma cultura, uma realidade socioeconômica. São importantes no contexto da aprendizagem tanto na escola quanto na família”, afirmou.

Segundo Volpato, desde o seu lançamento, “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar” têm sido utilizado em programas de formação de professores.

O evento fez parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado nesta segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24 de maio) pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), no qual Volpato atua como professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente

Projeto Bem Viver com Alzheimer promove encontro neste sábado

Projeto Bem Viver com Alzheimer promove encontro neste sábado
Alterações psicológicas e reflexos familiares serão o foco do debate (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de promover a assistência à pessoa com Alzheimer, e ao cuidador do portador da doença, a Unesc promove o projeto Bem Viver com Alzheimer. E, neste sábado (27/5), um encontro destinado a estudantes da área da saúde, familiares e interessados ocorre na Universidade com o tema: “Alterações psicológicas na doença de Alzheimer e reflexos familiares”.

O encontro ocorre no miniauditório do Bloco S, a partir das 9 horas, e será ministrado pelas psicólogas Carla Sasso Simon e Tamires do Nascimento Teixeira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de maio de 2017 às 14:17
Compartilhar Comente