Grupo de Trabalho em Educação Ambiental para Sustentabilidade
O II Ibero-Americano, realizado entre 18 e 20 de maio de 2016, realizado na Unesc, contou com a participação do Dr. Geraldo Milioli e da doutoranda Rosabel Bertolin. Acadêmicos expuseram seus trabalhos e resultados com a temática da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Os avaliados mostraram como é o cotidiano de quem pratica ações socioambientais e de cunho educativo em diferentes regiões do Brasil. Houve ainda distribuição de livros e um diálogo contundente sobre a crise civilizacional, seus desdobramentos e possíveis alternativas viáveis. https://www.unesc.net/portal/capa/index/563/9511/


Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/563/9494/
Por: Danilo Barbosa De Arruda 24 de maio de 2016 às 22:01Educação Ambiental Itinerante (extensão)
A palestra versou sobre Educação Ambiental (EA) num contexto do uso do petróleo e derivados, suas implicações. A perspectiva de uma premissa universal é a que a civilização ocidental e toda sua conjectura trouxe inúmeras transformações para o meio ambiente na qual está inserida. Ao longo da história houve uma acumulação contínua de conhecimentos e capitais para culminar no capitalismo que se tem hoje. Com a formação do Estado Moderno e as profusões da revolução industrial houve uma acentuada sistematização da crise ecológica e social que permeia o cotidiano da humanidade atualmente. As evoluções técnico-científicas e os problemas decorrentes do modo de produção capitalista, o extremo uso e dependência dos recursos naturais e energéticos, trouxeram uma gama de degradações sociais, ambientais, geográficas, físicas e humana. Mediante esse cenário desolador, há uma congênita e famigerada crise que se instala nos quatro cantos do mundo nos diversos campos supramencionados. O primeiro ciclo de palestras foi desenvolvido na Escola Estadual José do Patrocínio, Siderópolis, SC. O mesmo ainda percorrerá Içara e retorna para Siderópolis. O evento inicial aconteceu em 29 de março de 2016, formulado pelo doutorando Danilo Barbosa de Arruda, sob orientação do Dr. Geraldo Milioli, em parceria com a mestranda Jacinéia Scaini D. Nobre.

Professor do PPGCA e Coordenador do Laboratório Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente participa de evento no Chile
O professor Dr Geraldo Milioli, que pesquisa interdisciplinaridade, educaçãoo ambiental, visão sistêmica, sustentabilidade e outros temas pertinentes ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, participou de Congresso no Chile para Cultura, Educação e Integração latinoamericana ou "IV Congreso de Cultura y Educación Para la Integración de América Latina (IV CEPIAL)". O mesmo problematizou e questionou os "ecosistemas Urbanos y la Relación Sociedad y Naturaleza: Calidad de Vida, Justicia Social y Sustentabilidad". A importância do mesmo transcende barreiras e mostra um lado positivo da globalização- outro assunto recorrente em suas disciplinas- a integração regional, os pontos convergentes e avanços que um diálogo do Sul pode viabilizar para a academia e sociedade.
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais apresenta trabalhos no Fórum Social Mundial 2016
O Laboratório Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente, coordenado pelo Prof. Dr Geraldo Milioli, marcou presença no Fórum Social Mundial 2016 (FSM 2016), realizado entre 19 e 23 de janeiro de 2016, em Porto Alegre, RS. O representante do LABSDMA, que integra o PPGCA/UNESC, doutorando Danilo Barbosa de Arruda, contribuiu com dois trabalhos: Filmes e autodesenvolvimento: a arte como indutora da promoção humana; Direitos na complexidade do século XXI: América Latina em perspectiva. A primeira atividade elencou a interface entre filmes, obras de arte, música e suas relações com a evolução intelectual humana. Dentre os artistas: Picasso, Portinari, Ida Hannemann, Calle 13, Banksy, Frans Krajcberg, Boaventura de Sousa Santos. Já a segunda, trouxe a proposta de enumerar e tentar explicar as causas, origens e possíveis soluções para a crise ecológica. Apontar os desafios ambientais e o colapso do modelo neoliberal, países latinos e seu contraponto a hegemonia mundial (Davos, Suíça)..jpg)
Doutorando do Lab SDMA participa do Imersão Educação (Fundação Estudar)
O discente do doutorado em Ciências Ambientais, orientando do Prof. Dr Geraldo Milioli, participou, no Rio de Janeiro, RJ, do programa Imersão Educação (Fundação Estudar). Visando a otimização dos recursos, difundir novas metodologias e alinhar o alunado com os ditames do profissional do século XXI, Danilo Barbosa de Arruda, integrou uma equipe que percorreu alguns colégios públicos e privados no Rio de Janeiro, RJ. A interdisciplinaridade, empreendedorismo e inovação sociais foram o carro chefe desse programa que mostrou a gestão, conhecimento, cotidiano, perspectivas e futuro da educação no Brasil. Como contribuição trouxe as seguintes indicações bibliográficas: Revista Nave Oi Futura, Educação Global ONU, Recriando a educação: transformando sistemas educacionais, Volta ao Mundo em 13 escolas.
Mais informações: https://www.unesc.net/portal/blog/contato/305
Por: Danilo Barbosa De Arruda 11 de novembro de 2015 às 18:53
Newsletter
RSS