Gestão Financeira

Unesc lança Programa de Equidade Racial

Unesc lança Programa de Equidade Racial
Mais imagens

A Unesc é uma Universidade plural. Isso não há como negar. Agora, esta pluralidade ganha ainda mais força com o lançamento do Programa de Igualdade Racial, edital publicado nesta quarta-feira (10/08) cujo propósito é ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros - pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição  255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o diálogo em torno da construção do programa iniciou há cerca de cinco anos, culminando com o lançamento nesta semana. “As nossas universidades são brancas, mas nossa população negra, parda e indígena é muito representativa. Nos perguntamos: onde estão essas pessoas? Porque não estão acessando uma Universidade que é comunitária e tem em seus propósitos a inclusão, a diversidade, o respeito a todas as pessoas independente de raça, credo religioso, ideologia e orientação sexual. Não podemos deixar de citar todo o empenho, luta e dedicação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o Neabi, em nome da coordenadora Normélia Ondina Lalau de Farias, que há anos desempenha um trabalho exemplar na busca pela equidade e que foi muito importante na construção deste programa”, enfatiza.

Luciane reforça que a Unesc possui grupos de estudos, projetos de extensão, secretarias de diversidade, ligas acadêmicas e uma clara proposta anti racista já instituída. “No entanto, nos faltavam projetos que efetivamente conduzissem a instituição a cumprir o seu papel de ampliar o acesso e também a permanência das pessoas negras, pardas e indígenas na nossa Universidade. Nos debruçamos sobre cada um dos aspectos que compõem uma gestão e construímos, muito silenciosamente, esse projeto para que tantas expectativas não fossem frustradas. Assim, hoje nos sentimos cumprindo uma pequena parte de nosso papel, que eu diria é histórico, em oferecer bolsas de 50% e 100% para promover a equidade racial. O acesso à educação melhora a vida das pessoas, promove a autonomia e a dignidade das pessoas e das famílias e esse é nosso intuito, cita.

O edital completo do programa de Equidade Racial da Unesc pode ser acessado no link: https://www.unesc.net/portal/capa/index/233/.

Uma causa de todos

O Programa de Igualdade Racial assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. “Os acadêmicos negros, pardos e indígenas podem estar onde eles quiserem, mas, se tiverem acesso a uma educação superior de qualidade, com certeza terão também melhor acesso ao mundo do trabalho, ascenderão a cargos de representação e liderança na sociedade e nas organizações em maior escala do que temos hoje”, ressalta a reitora, acrescentando que a receptividade do programa pelas pessoas tem sido muito positiva. “O programa por si só já é um abraço à causa antiracista que é de todos nós, negros e não negros. Desejo ver nos próximos semestres todas as salas de aula com brancos, pardos, negros e, quiçá, indígenas, construindo juntos, soluções por meio da educação para um mundo melhor”, pontua.

Marco para a Universidade e para a sociedade

“Um marco”. É assim que a coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias define o Programa de Equidade Racial da Unesc.

Ela afirma ainda que este é um início na busca por índices favoráveis do número de pessoas negras, pardas e indígenas dentro do espaço da Universidade. “Estou muito feliz e agradeço, meio que sonhando acordada. É a realização de um sonho, o resultado da busca, da luta, da resistência neste espaço que é branco, onde uma pessoa com a sua clareza, a sua visão, o seu conhecimento, a sua observação e, acima de tudo, com a sua sensibilidade, entendeu que já era tempo disso acontecer. Nós, enquanto Neabi, nos rendemos com gratidão a todos e, principalmente a reitora Luciane Ceretta, pela coragem de abraçar esse processo tão necessário para uma reparação histórica, principalmente na nossa Região do Sul do estado”, fala.

Ainda para Normélia, a ação provocará uma mudança profunda em todos que estiverem envolvidos no processo, desde trabalhadores, docentes, discentes e a comunidade do entorno da Universidade. “Pensamos que esta não é uma luta isolada. É uma luta que une negros e não negros, indígenas e não indígenas para compor um ambiente favorável, de harmonia. Um ambiente onde todos possam viver melhor. Esta luta é de todos nós. Não somente de uma pessoa ou um grupo, é de todos, mas precisávamos de alguém que tivesse coragem de acionar este estopim, que para mim é o estopim da alegria”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 09:21
Compartilhar Comente (1)

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis
Mais imagens

A educação como eixo transversal para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis em Santa Catarina foi o tema apresentado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta no Congresso de Municípios Associações e Consórcios (Comac/SC), promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), nesta semana. “Contextualizei o papel das universidades comunitárias distribuídas no território catarinense para o desenvolvimento do estado e a posição de destaque que ocupa em âmbito nacional”, fala a reitora da Unesc que fez a explanação para um público de mais de três mil pessoas, entre prefeitos e gestores.

Vários foram os exemplos citados ao longo de sua apresentação, entre elas, a Plataforma On, uma iniciativa que conecta as diferentes necessidades das cidades e regiões que visa contribuir com as cidades mais resilientes, inteligentes e sustentáveis ao longo prazo. Outro tema exposto foi o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico das Cidades e Regiões que a Unesc desenvolveu na Amrec e agora elabora na Amesc. 

O tema principal da Comac/SC foi “Governança para a Sustentabilidade”, sendo que o painel na Plenária Principal, intitulado “Municípios Catarinenses Mais Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes” e que contou com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, teve como base a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, com representantes do Governos Federal, Governo Estadual, Iniciativa Privada e da Acafe, e mediado pela prefeita do município de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2022 às 15:25
Compartilhar Comente

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente