Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

Situação atual dos níveis de alguns rios e condições de alerta!

No último dia 28 de setembro,  foi ecaminhado aos Comitês de Bacias a Previsão do Tempo para os próximos 15 dias, elaborado pela Epagri/Ciram por solicitação da SDS, juntamente com um Boletim que expressa a situação atual dos níveis de alguns rios e condições de alerta. Esta iniciativa tem o objetivo de reportar aos Comitês da situação de estiagem e sua criticidade que hora se faz sentir em diversas Regiões do Estado. No site www.aguas.sc.gov.br, no linck Rios online – MONITORAMENTO, é possível acessar o Monitoramento Hidrológico do Estado.
 
Embora tenhamos previsão de chuva para a próxima semana é importante que os comitês fiquem alertas, avaliem a situação e, se necessário, relatem a situação de cada unidade de gerenciamento e sugestões de eventuais medidas de controle ou providências afins.

Rios e estiagem

 
 Os níveis dos rios nas Bacias Hidrográfica dos Rios Itajaí, Tubarão, Antas e Araranguá e Complexo Hidrológico do Rio Jacutinga e Negro, apresentam 10 estações em condições abaixo dos níveis normais, as demais encontram-se em condições normais, com a seguinte situação:

ESTIAGEM:

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA EMERGÊNCIA: Guatapara de Baixo, Forquilhinha, Foz do Manuel Alves, Chapadão do Lageado, Barragem Oeste, Orleans - Montante, São Martinho - Jusante, Foz do Rio Claudino e Ponte R. João Susin Marini;
CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA ALERTA: Fazenda Rudnick;

 

 

Tendência para 15 dias:

Terça-feira (27/09):

Tempo: Sol em todas as regiões de SC, com nebulosidade baixa e nevoeiros no começo da manhã no Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: massa de ar seco no Sul do Brasil.

Quarta-feira (28/09):

Tempo: Sol em todas as regiões de SC, com nevoeiros no início do dia.

Temperatura: baixa ao amanhecer, elevada durante a tarde e queda no final do dia.

Vento: nordeste passando a sul, moderado com rajadas.

Sistema: massa de ar seco no Sudeste a parte do Sul do Brasil. Frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul.

 

Quinta-feira (29/09):

Tempo: Muitas nuvens na maior parte do dia em SC, devido à passagem rápida de uma frente fria no mar. Não há previsão de chuva significativa.

Temperatura: em declínio.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.


Sexta-feira (30/09):

Tempo: mais nuvens com chuva fraca no início do dia no Litoral Norte. No decorrer do dia variação de nuvens, especialmente do Planalto ao Litoral.

Temperatura: mínima baixa ao amanhecer, com chance de geada isolada no Planalto Sul. No decorrer do dia temperatura com pouca elevação devido à nebulosidade, as máximas ficam próximas de 20°C em boa parte do Estado.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado (01/10):

Tempo: variação de nuvens no decorrer do dia, com chuva fraca especialmente no início e final do dia no Litoral.

Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva fraca no Litoral.

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado.


TENDÊNCIA de 02 a 12 de outubro de 2016.

O período inicia com mais nuvens e chuva mais frequente em SC. Especialmente nos dias 03 e 04/10 e, novamente, entre os dias 08 e 09/10, áreas de baixa pressão e a passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil trazem chuva para todas as regiões do Estado. A chuva estará acompanhada de temporais localizados, sem ocorrência de volumes altos pelo Estado. Nesse período a temperatura estará amena, mais elevada no Oeste e Meio Oeste de SC.

 

Fonte: Epagri/Ciram

Por: Ricardo Michels 29 de setembro de 2016 às 09:08
Compartilhar Comente

Ações do Comitê Araranguá para o dia da árvore!

Em datas como esta quarta-feira, 21 de setembro e Dia da Árvore em todo o Brasil, torna-se ainda mais importante reforçar a necessidade de preservação do meio ambiente. Por este motivo, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá tem realizado ações desde a última semana, com objetivo de promover, na região, o replantio deste bem tão precioso.
Nesta terça-feira, 20, por exemplo, em torno de 60 alunos da Escola de Educação Básica Abílio Cesar Borges, de Nova Veneza, receberam mudas e uma aula de educação ambiental. “As árvores garantem o equilíbrio da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas. Por isso é importante debater sobre o assunto, conscientizando-os da contribuição de cada um para mantermos o sistema ecológico do planeta Terra”, ressalta a diretora da instituição, Solange Brogni Destro.
O presidente do Comitê, Sérgio Marini, acrescenta que essas ações, com participação intensa de estudantes e professores, visam propagar ainda mais os ensinamentos sobre preservação ambiental. “Ainda mais quando percebemos que os alunos ficam interessados pelo assunto, como foi o caso das escolas que visitamos desde a semana passada. Eles aprendem e depois vão repassando as boas práticas para colegas, pais e familiares”, completa.
Participaram do encontro, também, a consultora do Comitê e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva; e a presidente do Fórum pela Despoluição do Rio Mãe Luzia, professora Mirian da Conceição.

Confira mais ações pormovidas pelo Comitê Araranguá emcomitebaciaararangua.blogspot.com.br/

Por: Ricardo Michels 08 de novembro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

Comitê da Bacia do Rio Araranguá distribui 2 mil mudas pelo Dia da Árvore


Ações de conscientização foram realizadas desde a última semana, em parceria com entidades da região.
Durante todas as ações alusivas ao Dia da Árvore, realizadas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá desde a última semana, foram distribuídas no sul catarinense em torno de 2 mil mudas para serem plantadas. O objetivo das atividades foi promover a conscientização e a recuperação das matas da região.
Somente nesta quarta-feira, 21, por exemplo, em uma ação do projeto “Ingabiroba”, foram distribuídas e plantadas por estudantes e agricultores, 300 mudas de árvore às margens da Barragem do Rio Bonito, em Jacinto Machado. “O local onde aconteceu o plantio pertence aos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina, que agora estão sendo integrados à Bacia do Rio Araranguá, ampliando nossa atuação como preservadores da água”, ressalta o presidente do Comitê, Sério Marini.
Participaram alunos das Escolas Municipal Albino Zanatta, de Jacinto Machado, e de Educação Básica Abel Esteves de Aguiar, de Praia Grande. “Todos ainda receberam kits educativos do Comitê. Assim, aos poucos, vamos modificando as mentalidades e preservando, cada vez mais, nosso meio ambiente”, completa Marini.
A iniciativa desta quarta foi da Cooperativa de Irrigação de Jacinto Machado (Cooijam), com participação das Associações Catarinense de Irrigação e Drenagem (Acid) e de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (Adisi), e parceria da Epagri e Secretarias de Educação e Agricultura de Praia Grande e Jacinto Machado.

Mais innformações em http://comitebaciaararangua.blogspot.com.br/

Por: Ricardo Michels 22 de setembro de 2016 às 08:54
Compartilhar Comente

Comitê Araranguá Participa de Grupo de Estudos na UNESC

Comitê Araranguá Participa de Grupo de Estudos na UNESC
Mais imagens

Na última terça feira 30/08, o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Araranguá partipou do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências da Natureza promovido pelo Laboratório de Ensino de Ciências da UNESC, trazendo informações sobre a dinâmica de uma bacia hidrográfica e a importância de mantermos a qualidade e preservação de nossa água, na oportunidade também foram repassadas informações aos membros do grupo sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê e seus projetos futuros e também os já realizados.

Por: Ricardo Michels 02 de setembro de 2016 às 09:54
Compartilhar Comente

REUNIÃO DE DIRETORIA DOS COMITÊS ARARANGUÁ E URUSSANGA

REUNIÃO DE DIRETORIA DOS COMITÊS ARARANGUÁ E URUSSANGA
Mais imagens

Acontece hoje (20/04/2016) pela manhã, no CETRAR de Araranguá, reunião com diretoria dos Comitês Araranguá e Urussanga para discussão sobre o possível agrupamento destes dois comitês e indicação da entidade executora para firmar o futuro contrato de gestão destes comitês. Presença dos representantes da UNESC, como entidade integrante dos dois comitês, professor José Virtuoso (presidente do Comitê Urussanga) e professora Yasmine de Moura da Cunha (secretária-executiva do Comitê Araranguá), do presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini (representante da ADISI), das consultoras dos comitês – Cenilda Mazzucco (Comitê Urussanga) e Michele Pereira (Comitê Araranguá), do Eng. Antônio Adílio (representante da CASAN nos dois Comitês), da responsável pela Educação Ambiental no Comitê Urussanga, Dra. Rose Maria Adami e da assessora administrativa do Comitê Araranguá (Eduarda Taise Spolti).

Por: Ricardo Michels 20 de abril de 2016 às 17:52
Compartilhar Comente