Odontologia

Projeto “Educação e saúde na infância” é apresentado à comunidade

Projeto “Educação e saúde na infância” é apresentado à comunidade
Ideia é envolver crianças, familiares e colaboradores de Centros de Educação Infantil (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre Unesc e Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) vai mobilizar estudantes do curso de Odontologia para contribuir com as comunidades da Santa Luzia e Pinheirinho. O projeto “Educação e saúde na infância”, lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira (14/8), vai propor estudos e ações sobre saúde bucal nos CEIs (Centros de Educação Infantil) Carlos Piazza e Santa Luzia.

Conforme o professor Diego Anselmi Pires, a ideia é que o envolvimento da comunidade vá além das crianças, integrando familiares e colaboradores dos Centros. No primeiro momento as atividades serão focadas em análises, com a implantação de um questionário, atividades em sala de aula, palestras e ações comunitárias de orientação.



Para a coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Francisco Machado Guzzati, o projeto reforça o caráter comunitário da Universidade. “Hoje é um dia especial, quando mais uma vez colocamos nossos estudantes em contato com a comunidade. A Unesc e a Afasc entenderam a importância de aprender cedo como cuidar da saúde e se uniram em mais esta parceria”, destaca.

A vice-dama de Criciúma e professora da Universidade, Robinalva Ferreira, avaliou o projeto como um investimento para o futuro e para a educação da região. “Quando ensinamos as crianças o resultado é perceptível dentro de casa. A escola ganha, suas famílias ganham e a comunidade se torna um lugar mais saudável”, afirma.

O objetivo do curso de Odontologia é avaliar os resultados iniciais da parceria ao fim do semestre e expandir a atuação do projeto para outros Centros de Educação Infrantil de Criciúma.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de agosto de 2019 às 17:42
Compartilhar Comente

Desenvolvimento de Lideranças - palestra internacional

Desenvolvimento de Lideranças - palestra internacional
Mais imagens

 Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, no período matutino, os acadêmicos da 4a fazendo curso de Odontologia, junto com acadêmicos de outros cursos, docentes e colaboradores da Unesc, participaram de mais um Workshop com o palestrante Chan Kei Thong, de Singapura, reconhecido internacionalmente .Ao abordar o tema “Desenvolvimento de Lideranças”, o palestrante desafiou o público presente para repensar modelos educacionais, modelos de negócios e de comunidades. Desenvolver lideranças se torna uma alternativa para multiplicar o bem-estar da comunidade e não deixar o conhecimento adquirido na universidade estagnado.

Desenvolver “Cabeças, mãos e corações” precisa de incentivos para que o estudante compreenda o sentido do conteúdo e da interação teoria e prática. Se a universidade quer ser “5 estrelas” deve pensar em clientes e colaboradores “5 estrelas”, impactando a comunidade onde está inserida. Também provocou a reflexão ao propôr que conflitos podem ser bons e ruins, e sua resolução permeia a missão do empreendimento ou negócio, influenciando a produtividade.

Parabéns à instituição pela iniciativa pioneira e tão importante para o momento de desenvolvimento da universidade.

Por: Diego Anselmi Pires 14 de agosto de 2019 às 13:45
Compartilhar Comente

Ação Social em Araranguá


Neste sábado, dia 03 de agosto, foi realizada mais uma ação social da UNESC, no município de Araranguá, no período matutino. Esta ação social envolveu alguns cursos da área da saúde, com destaque para o curso de Odontologia. Sob orientação do Professor Mestre Diego Pires, a residente Fernanda e os acadêmicos Guilherme Strelow e Rayana Santos da Silva realizaram instruções de higiene oral, aferição de pressão arterial dos participantes da atividade e a entrega  de kits de higiene oral.
De acordo com a acadêmica Rayana, da 6a fase, que esteve presente na realização deste projeto social, foi muito importante representar o curso de Odontologia. Segundo suas próprias palavras, "acredito que a importância da instrução de higiene oral para os presentes nesse município, além da nossa preocupação com o ser humano como um todo e a necessidade de  mostrar essa preocupação através dessas atividades, mostra-se indispensável. Muitos moradores de Araranguá necessitavam dessa orientação e mostrar que a Unesc pode estar prestando atendimento para todos desta população foi muito gratificante”.
 

Por: Diego Anselmi Pires 05 de agosto de 2019 às 09:37
Compartilhar Comente

Novas perspectivas com a parceria Odontologia UNESC- AFASC

Depois de muitos encontros, ajustes e compromissos, enfim, foi firmado o convênio do curso de Graduação em Odontologia da UNESC com a AFASC (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). Em uma parceria há muito pleiteada pelo curso, a coordenadora eleita, Professora Morgana Francisco Machado Guzzatti, esteve nesta quarta-feira na instituição para acertar os últimos detalhes. Estão previstas ações que contemplem a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, integrando diferentes disciplinas e diferentes fases, aprimorando a formação técnica, ética e humanística esperada de seus egressos. A AFASC é uma organização social sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, que atende crianças, adolescentes, mulheres e idosos em Criciúma. Neste projeto integrador, o foco inicial será ampliar a curricularização da extensão nas disciplinas regulares, planejando ações com uma parcela das crianças dos quase 40 Centros de Educação Infantil no município. Assim, esta iniciativa conta com a colaboração de todos os professores do curso e dos acadêmicos que compartilharem desta proposta. Parabéns ao curso e às instituições envolvidas por mais esta conquista.

Por: Diego Anselmi Pires 31 de julho de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente