Odontologia

Terceiro dia de Viver SUS: ações já envolveram mais de setecentas pessoas

Terceiro dia de Viver SUS: ações já envolveram mais de setecentas pessoas
Participantes permanecem nos municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) chegou ao seu terceiro dia com resultados positivos. A experiência vivida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc iniciou nesta segunda-feira (15/7). Durante cinco dias, eles estão inseridos na realidade de sete municípios do Sul de Santa Catarina, para aprender e contribuir com os processos voltados ao SUS.

Segundo o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral, os números demonstram o sucesso do projeto até o momento. “Em dois dias de operação já foram realizadas 53 atividades, como visitas domiciliares, exploração de território, salas de espera e a construção de mapas inteligentes sobre a realidade local. As ações já envolveram diretamente 732 pessoas nos sete municípios”, destaca.

Em meio as atividades, os integrantes do Viver SUS estão em evidência, sendo acolhidos por autoridades locais, veículos de comunicação e pela comunidade. Willian Bressan é acadêmico de Odontologia e está participando pela primeira vez. Para o estudante, que está presente em Turvo, a experiência está contribuindo para sua vivência universitária e seu futuro profissional. “Estamos dentro de uma equipe multiprofissional, que integra áreas e fases do conhecimento, criando uma interação interdisciplinar constante”, frisa.

Bressan também destaca a oportunidade para conhecer o Sistema Único de Saúde e o contato direto com a gestão de saúde dos municípios. “Já conhecemos todas as Unidades Básicas de Saúde, Centros da Estratégia Saúde da Família, Centros de Referências em Assistência Social, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Secretária de Saúde e tivemos encontros com gestores públicos. Esta comunicação constante transforma nossa visão quanto acadêmicos e profissionais de saúde, em uma proposta que contribui de forma direta com os municípios”, afirma o estudante.

Nesta edição, marcada pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família, os representantes da Unesc estão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

O Viver SUS integra os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de julho de 2019 às 11:58
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Odontologia presente no evento de comemoração de 24 anos de emancipação de Treviso - relato de acadêmicas

Odontologia presente no evento de comemoração de 24 anos de emancipação de Treviso - relato de acadêmicas
Escolares de Treviso interagindo com as acadêmicas. Mais imagens

 De acordo com a postura da UNESC, como universidade comunitária, o curso de Odontologia participou de mais uma ação social. Segue o relato das acadêmicas Luana Querino Francisco e Lara Fontana.

"Hoje, dia 05 de julho de 2019, a convite da prefeitura de Treviso para comemorar o aniversário de 24 anos de emancipação do município, estivemos realizando ações de prevenção e orientação sobre higiene oral.

- Porque devemos escovar os dentes depois das refeições;
- Quantas vezes ao dia é indicado realizar a escovação;
- A importância do uso do fio dental para evitar doenças como a gengivite e periodontite;
- A diferença entre a quantidade e o tamanho de estruturas que a doença cárie acometeu quando vista em boca e quando vista radiograficamente;

 Assuntos como estes foram abordados pois consideramos de grande importância apresentar às crianças e adultos que estiveram presentes no evento. Houve também distribuição de kits de higiene oral para quem acertasse as perguntas sobre o conteúdo passado. Achamos a população bem envolvida e engajada no tema. Várias perguntas foram feitas a nós, assim como elogios sobre a maneira em que apresentamos os temas propostos, nos deixando muito felizes não só pelo carinho mas também pela vontade e comprometimento com os dentes que os mesmos apresentaram."

O curso parabeniza a disposição das acadêmicas em mais esta atividade de relevância social.

Por: Diego Anselmi Pires 09 de julho de 2019 às 00:11
Compartilhar Comente

Curso de Odontologia reinaugura Laboratório Multifuncional

Curso de Odontologia reinaugura Laboratório Multifuncional
Investimentos foram realizados no espaço objetivando melhorar o ambiente de aprendizagem (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os alunos que passarem pelo Laboratório Multifuncional de Odontologia da Unesc já no próximo semestre terão uma grata surpresa. Isso porque o local recebeu investimentos para melhorar ainda mais o ambiente de aprendizagem prática dos alunos. Foram instaladas novas telas nos quatro cantos da sala para que os alunos possam acompanhar de maneira mais completa e confortável as instruções dos professores transmitidas simultaneamente em tais aparelhos. Além disso, o espaço ganhou um sistema de som moderno que possibilitará um melhor acompanhamento das falas de quem ministra as orientações nas aulas.

A reinauguração do espaço foi realizada na noite desta segunda-feira (8/7) em ato que contou com a presença da coordenação do curso, professores e representantes da reitoria da Universidade. Após a solenidade os professores participaram de uma capacitação para utilização dos novos equipamentos instalados.

Para o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta, esse é mais um passo que o grupo dá em prol da excelência no ensino. “Nosso professor Luiz Fernando nos destacou a possibilidade de melhoria do espaço e conseguimos viabilizar as mudanças em prol desse resultado ainda melhor. O curso de Odontologia está em constante movimento de modernização para oferecer o melhor aos nossos alunos e professores e, com isso, levar os melhores profissionais ao mercado”, destacou.

Ter a reivindicação atendida de forma completa pela Universidade, de acordo com o professor Luiz Fernando Daltoé, é de extrema importância e dá aos alunos uma possibilidade única. “O que estamos oferecendo aqui poucas universidades oferecem. Isso com certeza vai fazer a diferença no aprendizado dos alunos, que poderão ouvir e ver de forma muito clara tudo o que está sendo exemplificado pelo professor. Nosso papel como docentes é explorar esses recursos e apostar cada vez mais neles”, comentou.

O resultado do esforço conjunto em prol do investimento e da capacitação dos colegas, de acordo com a professora Patrícia Simões Pires, será sentido em pouco tempo. “Certamente poderemos ver esse resultado ali na frente, quando esses estudantes forem atuar na clínica e terão habilidades mais ainda mais bem treinadas a partir dessas novas possibilidades oferecidas. Os alunos veem esse esforço e saberão aproveitar”, pontuou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a reitoria da Universidade na solenidade. Conforme Fernanda, o movimento de todos os envolvidos no curso de Odontologia em prol de mudanças positivas segue a linha que a Unesc defende: a da união e da inovação. “Estamos passando por um forte processo de inovação na instituição e movimentos desse tipo fortalecem isso. Agradeço, em nome da reitoria o empenho de todos, que mostram força, união e refletem essa dedicação na qualificação dos alunos que vão para o mercado fazendo a diferença”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de julho de 2019 às 22:35
Compartilhar Comente

Prática inovadora em Gestão em Saúde e Marketing na Odontologia

Prática inovadora em Gestão em Saúde e Marketing na Odontologia
Acadêmicos empreendedores e “tubarões” Mais imagens

“...pois tudo na vida envolve gestão...”
Como uma estratégia de avaliação inovadora, a disciplina de Gestão em Saúde e Marketing propôs aos acadêmicos a construção coletiva e processual de um empreendimento em Odontologia, o “SHARK TANK UNESC”.
Este portfólio abrangeu variados temas relacionados à Gestão de serviços de saúde, tanto no setor público quanto no privado, desde a missão, visão e os valores do empreendimento ou serviço, as obrigações legais, cálculo de custos fixos e variáveis, carga horária, tipo de colaboradores, dentre outros, orientador pelo Professor Diego Pires.
Contou também com a participação de professores da UNESC de outras áreas, como da Arquitetura e Urbanismo, de Marketing, de Ciências Contábeis e de uma cooperativa parceira (UNICRED).
Ao final do semestre, a título de avaliação coletiva, cada grupo apresentou seu empreendimento para os colegas e o Professor da disciplina, além de cinco voluntários, os “investidores”. Estes voluntários eram residentes multiprofissionais da instituição e interagiram bastante com os acadêmicos.
Como uma versão acadêmica do reality show norte-americano, os futuros empreendedores deveriam apresentar suas propostas e argumentos para conquistar a confiança dos investidores para grandes ideias de empreendimento.
Parabéns a todos os empreendimentos, CAMARGO ODONTOLOGIA, IMPÉRIO ODONTOLOGIA, PÉRICO ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA, ODONTOLOGIA CANEVER, SORRIDENTS e COMPLEXO VERMELHO ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA, com destaque ao escolhido pelos “tubarões”, INSTITUTO STOMA. 
Muita criatividade, inovações, envolvimento e a perspectiva de potenciais profissionais de sucesso na Odontologia.
 

Por: Diego Anselmi Pires 05 de julho de 2019 às 14:37
Compartilhar Comente