Odontologia

Unesc realiza atividades comunitárias em Turvo

Unesc realiza atividades comunitárias em Turvo
Ação comemorou o aniversário de 70 anos da cidade (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A Unesc prestigiou, nesta terça-feira (19/3), as comemorações do aniversário de 70 anos de Turvo. Entre as festividades, a Universidade, em parceria com as Rádios Som Maior e Hulha Negra, realizou ações comunitárias na cidade. A ação contou com 102 atendimentos, dos mais variados seguimentos, e com a participação de 14 acadêmicos da Universidade.

Entre as atividades oferecidas, estiveram ações do curso de Fisioterapia, com fisioterapia pélvica, orientações posturais em geral e auriculoterapia; de Odontologia, com orientações de saúde bucal e orientações sobre atendimento nas clínicas de Odontologia da Unesc; de Farmácia, com tipagem sanguínea, educação em saúde, envolvendo instruções sobre uso racional de medicamentos, Farmácia Solidária e fitoterapia; de Enfermagem, com orientações gerais de saúde; e de Nutrição, com IMC (Índice de Massa Corporal) e demais orientações.

A atividade teve a organização da Reitoria, juntamente com a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e ocorreu na Praça da Igreja Matriz.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de março de 2019 às 14:52
Compartilhar Comente

AÇÃO SOCIAL EM SOMBRIO

AÇÃO SOCIAL EM SOMBRIO
Mais imagens


Neste sábado, dia 09 de Março, no município de Sombrio, SC, os acadêmicos da 9ª fase de Odontologia, Alini Pereira, Cassiely Cardoso e Giácomo Reiter, juntamente com o professor Diego Pires e outros acadêmicos de outros cursos da UNESC, participaram de uma ação social no município, cujo tema era a Prevenção ao Suicídio. Os acadêmicos realizaram atividades educativas sobre Saúde Bucal e a sua relação com possíveis pacientes suicidas.  
A ação teve como objetivo orientar a população sobre os sinais da depressão e o quanto ela pode prejudicar a saúde da cavidade bucal.
Para isto, foi elaborado um folder com os principais cuidados sobre este tema, como o desinteresse sobre o autocuidado, alterações hormonais com potencial para aumentar o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como algumas doenças bucais, a hipossalivação pelo uso de medicações antidepressivas e seus efeitos na cavidade oral, por exemplo.

Foram abordadas, cerca de 20 pessoas, entre elas crianças e adultos, onde não somente foi abordado o tema suicídio, mas também a saúde bucal em geral. Os acadêmicos forneceram informações importantes sobre os cuidados com a higiene bucal, realizando instrução de higiene oral nos macromodelos, orientando quanto ao uso do fio dental e a importância da ida ao dentista desde os primeiros anos de vida. Além disso, divulgaram os serviços ofertado pelas clínicas de Odontologia da UNESC.

Com isto, os acadêmicos puderam averiguar que uma parcela da população não leva seus filhos ao dentista e que com isto a maioria das crianças não fazem a escovação corretamente.

Esta tarde foi muito proveitosa, em um espaço muito adequado para ações deste tipo, com a participação de variadas instituições e com a possibilidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos na universidade. O curso de Odontologia agradeceu o convite e se colocou à disposição para futuros eventos desta natureza.

Por: Morgana Francisco Machado 12 de março de 2019 às 11:35
Compartilhar Comente

AÇÃO SOCIAL - DIA DA MULHER EM IÇARA

AÇÃO SOCIAL - DIA DA MULHER EM IÇARA
Mais imagens

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Içara, SC, realiza uma série de ações educativas durante todo o ano. Neste mês de Março, no dia 09/03/2019, com a parceria da UNESC e de outras entidades, realizou-se um encontro de ações alusivas ao Dia Internacional da  Mulher e incentivando toda a comunidade a participar deste evento. Um exemplo interessante é a o movimento iniciado para a concretização da sede da CASA ROSA, instituição içarense, composta por voluntários que realizam os trabalhos focados para o bem-estar de mulheres com problemas oncológicos.

As acadêmicas de Odontologia da UNESC, Edileia Negri e Marlise Nieiro, sob a supervisão do Professor Diego Pires, participaram  neste dia como voluntárias, pesquisando e construindo um material educativo, mostrando o que ocorre com a cavidade bucal da mulher devido a vários fatores e abordando a prevenção da sua saúde bucal.

Além destas abordagens, as acadêmicas aproveitaram para divulgar os serviços oferecidos pela clínica de Odontologia da UNESC, possibilitando uma melhor avaliação das condições de saúde bucal destas mulheres que participaram do evento e futuros atendimentos, de acordo com suas demandas. 

O curso de Odontologia é parceiro de iniciativas como essa que engrandecem a sociedade e possibilitam uma maior interação do ensino, da pesquisa e da extensão.

Por: Morgana Francisco Machado 12 de março de 2019 às 11:32
Compartilhar Comente

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio
Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde e, neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc, ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurava o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros vão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama, se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia; terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente