Odontologia

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Professores da Unesc levam conhecimento e experiência aos ouvintes da Rádio Som Maior

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2023 às 14:22
Compartilhar Comente

Odontologia na Unesc: experiência completa de transformação e ascensão 

Odontologia na Unesc: experiência completa de transformação e ascensão 
Mais imagens

O Conselho Federal (CFO) afirmou, em 2023, que nove a cada 10 brasileiros veem a necessidade de ir ao dentista regularmente, dado que indica a existência de um mercado promissor, ainda mais para profissionais altamente qualificados, como é o caso daqueles que frequentam o curso de Odontologia da Unesc.

Criado há 12 anos, o curso, que já formou mais de 560 pessoas, sempre se comprometeu em capacitar mais que ótimos profissionais com o que há de mais moderno na técnica, mas também seres humanos com olhar atento ao paciente e tudo o que lhe diz respeito. Na Universidade, os estudantes têm contato com tudo que há de indispensável e clássico na área odontológica, além do que há de mais inovador, aliando tudo às necessidades do mundo do trabalho e da sociedade. 

“Não formamos somente cirurgiões dentistas, mas sim profissionais de saúde e cidadãos aptos a exercer e construir uma grande carreira. A Unesc é uma Instituição de excelência, já consolidada no âmbito educacional. Hoje todos podem ter um diploma, mas quem carrega o nome da maior Universidade Comunitária do Sul catarinense tem um grande diferencial”, enfatiza a coordenadora Morgana Francisco Machado Guzzatti. 

Assim como outras profissões da área da saúde, a Odontologia envolve o contato direto com as pessoas, exigindo dos especialistas maior capacidade para se relacionar com o público, uma vez que a saúde do paciente é o foco. Na Unesc, o acadêmico se aproxima da realidade profissional de um cirurgião dentista desde a primeira fase.

“Na nossa Universidade, os estudantes criam relações dentro da programação regular do curso, nas ligas acadêmicas e no Centro Acadêmico, por exemplo. Há ainda as atividades de Extensão, por meio das quais os acadêmicos se aproximam e se inserem na comunidade. Hoje temos os melhores laboratórios e clínicas possíveis e um corpo docente de ponta composto pelos melhores profissionais da região em sua totalidade mestres e doutores”, comenta a  coordenadora.

A Unesc possui uma das maiores e mais bem equipadas Clínica Escola de Odontologia que permite aos estudantes participarem de projetos e ações com a comunidade, conhecendo de perto a realidade da saúde bucal na região e em contato direto com o que há de mais moderno em tratamentos e equipamentos.

“Temos desde microscópios odontológicos, até scanners odontológicos, impressora 3D; laser; entre outros, que remetem ao que há de mais moderno na Odontologia”, cita.

Área de atuação abrangente

Cuidar da saúde bucal é a grande missão do dentista, que se dedica, entre outras coisas, à prevenção, diagnóstico e tratamento. Porém, essas não são as únicas atribuições, que agregam ainda cuidados estéticos, entre as 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Na Unesc, a graduação em Odontologia da Unesc confere a titulação de cirurgião dentista, e diversas especializações disponíveis no mercado agregam novas possibilidades à formação e contemplam diferentes áreas da Odontologia, entre elas: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais; Dentística; Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial; Endodontia; Implantodontia; Odontologia Legal; entre muitos outros.

“Entendemos que o conhecimento e a oportunidade de crescimento devam estar disponíveis a todos. A educação é o primeiro passo para a concretização de sonhos e a porta de entrada na idealização de uma carreira. Pensando nisso e na possibilidade de acessibilidade da informação e da construção do indivíduo, a Unesc disponibiliza o curso de Odontologia nos períodos matutino e noturno, com imersões vespertinas possibilitando que o acadêmico possa se manter no mundo do trabalho enquanto cursa a Graduação”, explica Morgana.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos em 2024. As matrículas para os cursos de graduação da Unesc estão abertas aos interessados em ingressar em fevereiro. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2024 às 13:15
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Aula inaugural marca início da sexta turma da pós-graduação em Ortodontia

Aula inaugural marca início da sexta turma da pós-graduação em Ortodontia
Mais imagens

A Unesc celebrou a abertura da sexta turma da Pós-Graduação Lato Sensu em Ortodontia nesta quarta-feira (20/09). O encontro contou com a presença do professor Rodrigo Matos, especialista e Mestre em Ortodontia e coordenador do curso. Durante o encontro, Matos abordou aspectos fundamentais relacionados às práticas e desafios enfrentados pelos profissionais da área.

O professor expressou sua imensa alegria ao celebrar o lançamento de mais uma turma de Pós-graduação. Ele enfatizou que essa conquista é parte integrante da construção de uma história sólida e significativa para a Instituição.

As aulas acontecem regularmente, das quartas-feiras às sextas-feiras, uma vez por mês. “O curso abrangerá tanto aspectos teóricos quanto práticos, incluindo treinamento laboratorial e atendimento clínico à população, proporcionando uma experiência completa e enriquecedora aos participantes”, complementou Matos.

A coordenadora do Setor de Pós-Graduação Lato Sensu da Unesc, Mágada Tessmann, comenta que ingressar em um curso de Pós- graduação se configura como outro momento da vida dos estudantes que agora já são profissionais que atuam no mundo do trabalho e buscam a especialização. 

Segundo ela, a Unesc oferece uma ampla gama de mais de 50 especializações e as Pós-Graduações Lato Sensu da Instituição apresentam uma característica notável: capacitam os profissionais para enfrentar o mundo do trabalho, proporcionando uma visão mais humanizada que vai além do convencional. 

“Essas especializações estão em constante evolução, contribuindo assim para a construção de novos conhecimentos. A pós-graduação é essencial para os profissionais, pois os qualifica para atuarem com excelência em suas áreas de escolha”, ressaltou. O curso é voltado para cirurgiões-dentistas que desejam se especializar na área de ortodontia.

Aprendizados

A estudante Giovana Pacheco Cechinel concluiu sua graduação na Unesc e agora está determinada a seguir sua carreira na área de ortodontia. “Desde sempre, nutro o desejo de me especializar nessa área e a Unesc se destaca como a escolha mais acertada para isso. A Instituição oferece um nível de excelência nas aulas que não é encontrado em nenhum outro lugar”, disse.

A colega de Giovana, Gisele Frederico Marques de Carvalho, já soma duas graduações na Unesc, a primeira em Engenharia e, posteriormente, em Odontologia. Ela expressa grande expectativa em relação ao seu futuro, esperando evoluir e adquirir ainda mais conhecimento, buscando constantemente aprimorar suas habilidades para se destacar no mundo do trabalho. “Estou realizada e feliz porque tenho certeza que sairei muito mais capacitada desta nova experiência na pós-graduação”, sublinhou.

Matrículas abertas

As matrículas para a pós-graduação seguem abertas. O Setor atende de Segunda a quinta-feira: 08h às 12h e 13h às 21h. Sexta-feira: 13h às 21h30 e pelo telefone (48) 3431.2626 ou por meio do e-mail: pos@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2023 às 15:31
Compartilhar Comente