Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Atendendo população do Assentamento km.87

No domingo (23) estivemos trabalhando no Povoado Boa Viagem,  às margens da rodovia que leva até Picos (cidade pólo do semi-árido do Piauí) e outros estados do Nordeste. Praticamente um bairro de Francisco Santos, fica a 14 km da cidade. Em torno de Boa Viagem, também conhecido como 87 (localiza-se nesta altura da rodovia), existem vários assentamentos de agricultores, remanscentes do MST e  “arretirantes”, como eles dizem. A eles foram dirigidas nossas ações até o anoitecer de domingo.

As atividades foram realizadas na escola de Boa Viagem enão conseguimos visitar o assentamento mesmo. MAs conhecemos uma parte de seu povo. Eram crianças e algumas mulheres. Com a chuvinha que cai tímida todos os dias, homens e mulheres em sua maioria vão para a roça plantar principalmente o feijão que vai garantir o alimento no longo verão.

Foram momentos de trabalho e reflexão para toda a equipe.

27 de janeiro de 2011 às 14:46
Compartilhar Comente

Caminhada ecológica com as crianças revela atrações geológicas em FC

Depois dos resultados significativos da primeira semana de trabalho ininterrupto, na segunda feira um intervalo. Pelo menos para a mente. Foi uma caminhada, entre subidas e descidas, escaladas, escarpas e fendas, de mais de três horas. E nós lá, tomando a frente, guiadas pela boa vontade e conhecimento da Caludiana, pessoa ótima, da equipe da cozinha, lava roupas para os que querem e agora, nossa guia.

Foram momenos de cansaço físico para todos. Menos para as crianças que quase 20 nos seguiram incansáveis. Francisco Santos tem um potencial turístico notável. Pedra da Onça, Caldeirão do Coração e o incrível “Canyon” da Tresidela, onde passamos momentos de aperto, sob a torcida da galera.

27 de janeiro de 2011 às 14:42
Compartilhar Comente

A terra dos espritados

É voz corrente entre os francisquenses que quando os americanos chegaram à Lua (e há quem  duvide) lá já estavam dois francisquenses. Vendendo alho.  Eram Tonico Caetano e Odorico. Figuras ilustres do passado da cidade famosa nos interiores por sua índole de bons vendedores, corajosos, desbravadores. Herdeiros de mascates que percorriam  o sertão em lombo de jegues vendendo tecidos e outros produtos. Ficaram na história e no folclore desta terra de “espritados”.

A expressão, que já foi considerada palavrão, usada para para xingamentos ou ligada a alguma ação do “coisa ruim”, tem também outro sentido. Bem melhor e que define o estado de ânimo desta gente. Quem explica é João Evangelista (o “seu Lista”, como diz: “aqui todos tem apelido, até no banco se falar o nome o homem duvida, se fala o apelido, logo é conhecido”).

“Espritado quer dizer esperto, guerreiro, lutador, bom negociador, muito inteligente”,defne  “seu” Lista. Este inspetor da Funasa aposentado, de 66 anos, ele mesmo é um “espritado”. Dono de uma memória espantosa (diz se lembrar de toda sua história desde os três anos de idade) e de um palavrório sem fim conhece todo o Nordeste desde a década de 60 como Guarda de Endemias da Campanha de Erradicação da Malária, depois da Sucam, combantendo o barbeiro (mal de Chagas) e depois, até se aposentar, como Inspetor da Funasa combatendo a esquitossomoze, calazar e dengue.

Conforme ele, esta é a marca maior do povo francisquense. Afirma que não há lugar no Brasil e muitos no exterior onde não haja um “    espritado” trabalhando no comércio.  “Na Ceasa deTeresina, 60% são daqui, na feira de Picos, todos”, airma ele.  Diz também, e podemos notar em nossas conversas com o povo, da índole pacífica dessa gente. “Crime cometido por gente daqui houve só dois: um no tempo dos fundadores, crime passional e outro há mais de trinta anos. Com a migração, ocorreram outros, mas sempre com gente de fora”. Ele não poderia deixar de falar sobre a fama dos francisquenses em arrebanhar maioria maciça nas classificações em concursos públicos da região. “Uma vez, em Picos, mais de 60% das vagas foram conquistadas por gente daqui. O prefeito de lá veio e disse para o prefeito local: o senhor faça concurso aí para sua gente porque eu faço lá é para empregar gente de lá”. O fato é que há muitos moradores fora em boas colocações e muitos jovens universitários com ótmas classificações em vestibulares em várias cidades pelo estado e fora dele.

Cidadezinha com alto grau de dificuldades, em várias áreas, tem no seu povo seu maior tesouro. Pacato, briga com a inteligência, estuda e vai embora... Muitos ficam, todos  voltam... “Espritado ama sua terra”. Isso a gente vê pelo número de casas boas fechadas. É gente que se deu bem lá fora, mas sempre volta. Bem ali perto de onde conversávamos estava o “seu” Lolô, Salustiano Antão de Souza que já foi à Holanda vender cajú.  É ou não um povo de “espritados”?

Essa conversa aconteceu, na quarta-feira, no único momento de folga das equipes quando convidadas pelo Prefeito Edson Carvalho, passaram a tarde em seu sítio (típico do semiárido). Tudo foi presenciado  e concordado pelo prefeito....)

27 de janeiro de 2011 às 14:37
Compartilhar Comente

Rondonistas em Ação, “não é brinquedo não”!

Rondonistas em Ação, “não é brinquedo não”!
JB Mais imagens

Na primeira semana após o reconhecimento da área e contatos estratégicos o trabalho foi intenso. Cada equipe trabalhou três turnos com todos os dias. E no sábado foi realizado 'O dia da família', com inúmeros atendimentos nas diversas áreas e à noite o show 'Nossos Valores' , em que presenciamos algumas apresentações de danças e cantoria com a gente da terra. Mas a chuva, que alegrou a todos interrompeu o show mas renovou a esperança dessa gente que nesta época do ano planta para o ano inteiro.

Parece mentira mas em apenas cinco dias de operação Zabelê a equipe da Unesc realizou 57 atividades com 137 horas de trabalho direto e tantas outras de planejamento e preparação. Tudo isso, apesar do cansaço, alegrou os corações rondonistas pois resultou em nada menos que  1728 participações.

Foram ações nas áreas do Direito, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Novas Tecnologias.

Meio Ambiente é o exio central das ações pela extrema gravidade das questões ambientais no tocante a esgoto a céu aberto, lixo pelas calçadas e ruas, excesso de moscas e outros bichos.

Nossa equipe foi dividida em 4 duplas e cada uma trabalhou nos três turmos com os acadêmicos se intercalando entre monitoria e apoio, com a supervisão direta e constante da coordenadora da equipe professora Janete, e do professor João Batanolli que realizou algumas introduções à palestras ambientais e de gestão.

No domingo fomos trabalhar no Povoado Boa Viagem, chamado Km 87, junto à população dos assentamentos. Mas isso eu conto depois...

Foi muito trabalho, algum estreesse com a mudança radical de rotina e condições de vida, mas sobretudo foi muita energia, muita animação pelo amor e troca de experiência com esse povo surrealista maravilhoso.

Para a professora Janete o que mais lhe impressionou em Francisco Santos foi a inteligência, a humildade, a solidariedade e o interesse de aprender de todos.

"Francisco Santos entra para minha história de vida como uma das experiênciaas mais ricas e fundamentais. Me mostra a capacidade ilimitada do ser humano, que mesmo vivendo em situação econômica de extrema penúria, é capaz de ser alegre, ter fé e amor ao próximo... . Capacidade de se superar infinitamente diante de tanta adversidade... Eles nos mostram isso diariamente” - professora Janete Triches.

26 de janeiro de 2011 às 16:09
Compartilhar Comente

Abertura oficial - Zabelê atua em 20 municípios piauienses

Abertura oficial da Operação Zabelê contou com palestra especial com o Governador Wilson Martins. Médico neurologista, exibiu cultura e articulação no marketing de seu estado. São tantas belezas contadas que dá vontade de conhecer todas as atrações. O espetáculo dos fenômenos geológicos  do Parque de Sete Cidade , dão asas à imaginação. A Serra da Capivara, onde as pesquisas da arqueóloga Niége Guidon desafiam as teorias  oficiais sobre a idade do homem americano. O Delta do Parnaíba... São tantas coisas e tantas belezes...

Mas rondonista não faz turismo. A Operação Zabelê está presente em 20 municípios piauienses. São 40 universidades (400 rondonistas) atuando junto às populações carentes nas mais diversas áreas do conhecimento conforme as necessidades específicas de cada região. A equipe da Unesc trabalha em conjunto com a Universo-Universidade Salgado de Oliveira, de São Gonçalo (RJ), na cidade de Francisco Santos, no semiárido do sudeste piauiense. De segunda a segunda, com ações em tempo integral (manhã, tarde,noite) e relatórios escritos depois da janta. (É mole?)

 

Maior operação

O Projeto Rondon foi criado em 1967, reunindo 30 universidades na chamada “Operação Zero”,  em Rondônia. O lema original era “Integração e Segurança”. Hoje as ações giram em torno do eixo “Bem estar e inclusão social”.

Interrompido no Governo Fernando Henrique para dar lugar ao Programa Universidade Solidária, que não vingou por questões logísticas, o Projeto Rondon foi retomado no Governo Lula  em 2005, com recomendação especial da Presidência da Republica para ser coordenado peloMinistério da Defesa e Forças Armadas, exatamente para garantir a logística necessária.  No todo, o Projeto Rondon está inserido numa estrutura que rene IES, Forças Armadas, Prefeitura e Patrocinadores (Sesi, Vale, Caixa, Petrobrás,Ministério da Defesa e Governo Federal).

Em Janeiro/2011 são quatro operações nos estados do Piauí, Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte. Esta é a maior operação já realizada pelo Projeto Rondon, totalizando 80 municípios com atuação de 1.600 rondonistas. E uma curiosidade: desta vez 59,44% dos rondonistas são mulheres, 40,36%, homens.

25 de janeiro de 2011 às 17:41
Compartilhar Comente (1)