Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Domingo de caminhada ecológica e planejamentos...

Domingo de caminhada ecológica e planejamentos...
Mais imagens
O domingo para os rondonistas iniciou cedo, as 7:30 iniciou a caminhada ecológica até a piscina pública do município de Itapororoca-PB, que contou com a participação de alguns moradores da comunidade. Logo após conhecemos a cachoeira do capitão, as 12:00 retornamos ao alojamento para almoçar. No decorrer do dia foi avaliado as atividades da semana anterior e alguns remanejamentos para a próxima semana. Por: Michel Belmiro Ilibio 01 de fevereiro de 2015 às 22:41
Compartilhar Comente

Sábado Na Praça

Sábado Na Praça
Mais imagens

 Neste sábado, dia 31/01/2015, depois de uma semana longa de muito trabalho, os rondonistas mesmo exaustos não desanimaram e já acordaram cedo para o "Sábado Mais", que teve como objetivo trazer orientações  sobre saúde bucal, nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, algumas doenças como hepatite, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, aferição de pressão arterial e também muita diversão com brincadeiras e estúdio fotográfico para as crianças. As atividades aconteceram no período da manhã e da tarde deixando a população de itapororoca bem animada e participativa. Diversas manifestações culturais  também foram realizadas, como a banda marcial da Associação Nossa Senhora da Paz e a banda marcial dos Projetos Sociais, o batismo de capoeira e apresentações de canções populares. Esta troca de experiência está sendo muito enriquecedora e nos sentimos felicitados, por sermos tão bem recebidos por esta comunidade tão acolhedora. E a diversão não para por ai, amanhã será realizada a caminhada ecológica que sairá da Escola Henrique de Almeida em direção à famosa piscina pública da cidade.

Por hoje é só, continuem acompanhando...

Aline de Souza dos Santos - Acadêmica do Curso de Odontologia.

 

Por: Michel Belmiro Ilibio 31 de janeiro de 2015 às 23:22
Compartilhar Comente

Peça teatral

Hoje o dia começou mais cedo para os rondonistas. Apesar do cansaço, o pessoal estava animado em iniciar os últimos detalhes para a apresentação do teatro Rondon tão aguardado, “Sofia, em busca de um sonho”. A história conta a vida de uma jovem menina chamada Sophia, que tinha como sonho se tornar professora e ajudar crianças carentes. A ideia foi tratar assuntos relacionados ao abuso de álcool e drogas de uma forma leve e lúdica. A peça teatral animou e emocionou o público. O grupo de jovens de um projeto social da comunidade Nossa Senhora da Paz se organizou e também apresentou uma peça teatral, “O falso Chamado”. O grupo arrancou muitos aplausos e elogios. A noite foi de muita alegria e satisfação dos alunos da UNESC, que contou com o apoio dos alunos do IFSMG (Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba). Após o encerramento todos os rondonistas voltaram ao alojamento com sentimento de missão cumprida.

Continue acompanhando...

 

Patricia Rafaely Wielewski - Acadêmica do curso de Odontologia.

 

 

 

Por: Patricia Rafaely Wielewski 31 de janeiro de 2015 às 13:40
Compartilhar Comente

Avante!!!

 Itapororoca amanheceu na cor cinza. Nós, rondonistas, vimos pela primeira vez a chuva cair nesta cidade. Porém, não foi motivo para desestimular nossa equipe de prosseguir na operação, tampouco a comunidade, que continuou nos prestigiando em nossas atividades.

Hoje apresentamos o curso "conhecendo melhor as doenças endêmicas", na qual abordamos alternativas de proteção e controle para toda comunidade. Concomitantemente, iniciamos o curso de conhecimento de políticas públicas de saúde do governo, com o objetivo de apresentar à população o alcance de seus direitos. Apresentamos também a primeira parte da oficina de "brinquedoteca", demonstrando formas de reaproveitar o lixo reciclável, transformando-o em brinquedos. Nessa atividade tivemos como objetivo estimular a criatividade das crianças e também dos adultos presentes, proporcionando um momento de interação e conscientização quanto ao descarte de embalagens recicláveis.

Nessa mesma linha, ministramos a segunda parte da oficina "diga não às drogas e ao álcool", priorizando atender as dúvidas da população quanto aos efeitos das drogas, bem como mencionar modos de prevenção e resgate das pessoas envolvidas neste mal. Por fim, ofertamos a oficina "aprendendo e lendo com alegria", buscando promover a prática da leitura, não só em função da vida escolar, mas que seja parte da vida de todos nós.

O dia de hoje foi gratificante, como não poderia deixar de ser, respondeu a todas as nossas expectativas. Até o sol apareceu para que fosse possível realizar a caminhada ao pôr-do-sol, momento de descontração e de conhecer um pouco mais da cidade, além de contar com a presença de pessoas que nos acompanham em todos os cursos ministrados, o que nos faz sentir ainda mais acolhidos.

Amanhã iremos apresentar a peça de teatro na Casa da Cultura para toda a comunidade. O roteiro está diretamente relacionado aos problemas enfrentados em Itapororoca e esperamos, mais uma vez, compartilhar nosso apreço por esta cidade. Mais notícias sobre a apresentação, postaremos amanhã no final do dia.

Por hoje é só e posso dizer que estamos imensamente agradecidos por fazer parte disso tudo!

 

Juslaine Machado de Quadros - curso de Direito.

Por: Juslaine Machado de Quadros 29 de janeiro de 2015 às 23:42
Compartilhar Comente

E as oficinas continuam...

E as oficinas continuam...
Oficina: Diga não às Drogas e ao Àlcool - Comunidade Nossa Senhora da Paz Mais imagens

 Mesmo com o forte calor e o racionamento de água os Rondonistas não desanimaram. Hoje, dia 28/02/2015, durante a manhã e tarde foi ministrado o mini-curso: Qlalificação quanto á Semiologia e Semiotécnica de Procedimentos de Enfermagem. Realizado na Câmara Muncipal de Itapororoca, contando com a participação de um grande número de agentes de saúde, que se mostraram muito interessados. No período noturno aconteceram as oficinas: Diga não às Drogas e ao Àlcool junto à comunidade Nossa Senhora da Paz e Aprendendo e Lendo com Alegria na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique de Almeida, um grande público de diferente faixa etária (crianças, jovens, adultos e idosos) esteve participando do projeto. E o mini-curso: Conhecendo as Políticas de Saúde do Governo Federal na Casa da Cultura do município.

A população tem se mostrado receptiva e alegre com a presença dos Rondonistas, buscando participar das oficinas e demonstrando seu carinho. Os laços de amizade estão ficando cada vez mais fortes, recebemos visitas diariamente em nosso alojamento e somos bem recebidos em qualquer lugar que passamos.

Amanhã tem cine Rondon e sexta-feira a nossa tão esperada peça de teatro. Acompanhem nossa jornada!

 

Até logo pessoal, amanhã tem mais.

 

Dandara Santana Medeiros - Acadêmica do Curso de Odontologia 

 

Por: DANDARA 28 de janeiro de 2015 às 09:12
Compartilhar Comente