Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Rondonistas a todo vapor.

Nesta terça-feira, 27/01/15, iniciou-se as primeiras oficinas e mini-cursos junto à comunidade de Itapororoca-PB, que aconteceram ao longo do dia (matutino, vespertino e noturno). As atividades foram desenvolvidas pelos alunos e professores e contou com diversas dinâmicas, dentre elas: visitação a barragem, localizada no município (Mini-curso: aspectos históricos e culturais de Itapororoca); na piscina pública municipal o povo itapororoquense dançou e alongou-se durante a oficina "redescobrindo a cultura do Esporte e Lazer"; na aréa da saúde, os agentes comunitários acompanharam facinados as demostrações e dicas de primeiros socorros, tirando várias dúvidas sobre envenenamento, intoxicações e engasgamento; Ao entardecer a comunidade " foi para rua",  participando da Caminhada ao "Pôr do Sol" que contou com a presença até do prefeito municipal durante o percurso;  No período noturno os rondonistas ainda trabalharam "Saúde, Ergonomia e Exercícios Físicos"; "Sexualidade e juventude" e "Leitura e Contação de Contos". Durante todos as atividades observou-se  uma ampla participação  da população, possibilitando uma enriquecedora troca de experiências.

Agora é dormir e descansar , pois amanhã as atividades iniciam cedo...

 Alexandra S. Almeida Heymann - Acadêmica do Curso de Nutrição

Por: Michel Belmiro Ilibio 27 de janeiro de 2015 às 07:53
Compartilhar Comente

O primeiro contato com a comunidade de Itapororoca

O primeiro contato com a comunidade de Itapororoca
Mais imagens

Nesta segunda-feira, 26/01/15, o foco da nossa equipe do Projeto Rondon foi a divulgação das atividades. Pela parte da manhã, fomos à feira da cidade, onde abordamos os cidadãos convidando-os para as atividades a serem desenvolvidas e anunciamos a chegada a cidade. No período da tarde, nos dirigimos à Sec. da Educação para uma reunião com os secretários da educação, bem estar social, saúde, finanças e o chefe do gabinete do prefeito. Na reunião, nós acadêmicos e os professores da UNESC e IFSEMG, podemos nos apresentar oficialmente, divulgar nossas oficinas e o cronograma. Após a reunião o grupo da UNESC foi à Casa da Cultura, onde ensaiamos a peça de teatro "Sofia em busca de um sonho" que será apresentada a população no dia 30/01/2015 no mesmo local. A equipe do IFSEMG- rio Pomba-MG pediu e recolheu os materiais recicláveis para a oficina Brinquedotca, tais como : Garrafas pet, caixas de papelão, caixas de leite, etc. No período da noite, nós rondonistas, permanecemos no alojamento para os últimos preparativos ppara as atividades do dia seguinte.

Sabrina Germano

Acadêmica do Curso de Enfermagem.

Por: Michel Belmiro Ilibio 26 de janeiro de 2015 às 21:57
Compartilhar Comente

Conhecendo Itapororoca

 Após o dia 24/01/15, em que foi realizada a abertura oficial do Projeto Rondon - Operação Porta do Sol na Estação Ciência, localizada na cidade de João Pessoa, no ponto mais oriental das Américas, com a presença de autoridades representantes do Ministério da Defesa, do Exército brasileiro e do Governo Estadual da Paraíba, chegou a hora de conhecer a cidade em que serão realizados os trabalhos. 

 Hoje, 25/01/15, a alvorada foi ainda mais cedo do que de costume, 5h da manhã, pois às 8h partiríamos em direção a Itapororoca - PB. Chegamos, no alojamento, por volta das 9:30h. O secretário da Educação, Jehf Costa, nos recepcionou e nos colocou a par da realidade local. O primeiro "choque de realidade" veio com a informação de que teríamos de racionar água. Ainda que sejamos ensinados a economizar, não estamos habituados à situação. 

 Em seguida, iniciamos a organização do alojamento para que assim pudesséssemos dar os ajustes finais às oficinas. A tarde foi de preparação e estudos. Alguns finalizaram a organização de seus materiais e outros fizeram os últimos preparativos para os trabalhos, agora não mais com um grupo de 10 pessoas, mas sim um grande grupo de 21 pessoas, formado pelos acadêmicos e professores da UNESC, IFMG - Rio Pomba e o Sgto. Rodrigo, que aqui será o nosso "anjo". 

 No início da noite, o grupo fez um breve passeio pela cidade e o primeiro contato com a comunidade local. Logo após voltamos ao alojamento para descansar, pois amanhã iniciaremos as nossas atividdades. 

Andriw Loch

Por: Michel Belmiro Ilibio 25 de janeiro de 2015 às 21:04
Compartilhar Comente

Tem início a operação Porta do Sol – Paraíba – 2015

Ontem (22/01) depois de quase 19h de viagem, finalmente chegamos ao Estado da Paraíba para iniciar a operação Porta do Sol, no município de Itapororoca-PB. No aeroporto fomos recepcionados calorosamente pelos militares do 15º BIMTZ, que promoveram nosso deslocamento até os alojamentos do Exército Brasileiro, onde encontramos reunidos em torno de 360 rondonistas.

Hoje, depois de um descanso de cerca de 3h, recebemos os kits do Rondonista (mochila, camisetas, chapéu, squeeze, etc), e, durante a manhã, os rondonistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco as belezas naturais da capital João Pessoa.

Logo após o passeio , precisamente as 16:45, aconteceu a cerimônia de formatura das tropas do 15º BIMTZ, onde fizeram-se presentes diversas autoridades. Foi uma bela apresentação que contou com desfile, hinos entoados pelos soldados,exposição de veículos oficiais e Exército Brasileiro, além de uma tenda divulgando o Estado da Paraíba. Durante a cerimônia foram proferidas palavras de boas vindas aos rondonistas, destacando que esta será uma vivência única durante o período de nossa formação acadêmica.

Logo após a cerimônia, foi realizada a foto oficial de abertura da operação Porta do Sol, com a presença de todos os rondonistas segurando suas bandeiras diante de uma gigantesca bandeira do Brasil.

Ao longo do próximos dias iremos postar informações sobre nossa experiência. Acessem  o blog do Rondon/Unesc diariamente para nos acompanhar nesta jornada que está apenas començando...

Por: Michel Belmiro Ilibio 23 de janeiro de 2015 às 22:15
Compartilhar Comente

Cinco minutos de fama e uma mensagem de Amor

Cinco minutos de fama e uma mensagem de Amor
Mais imagens

Ser Rondonista é vencer desafios! A equipe da UNESC desafiada pela prefeitura de Comodoro resolveu criar uma atividade cultural que envolvesse adultos, jovens e crianças. Fizeram reuniões, coletaram informações, verificaram talentos, sonharam e criaram juntos. Em mente apenas um propósito: dar o melhor para atender o desafio proposto. A rondonista Aline Coêlho dos Santos, Bióloga, escreveu um espetáculo musical intitulado “Joana. Sonhar também é Viver”, cuja equipe de rondonistas tiveram que superar suas habilidades para desempenharem papeis na peça que fugiam de seu cotidiano e aprendizado.
Num primeiro instante tudo parecia muito difícil e nebuloso, nenhum membro da equipe tinha a mínima formação em artes cênicas ou teatro, porém todos tinham vontade de cumprir esse desafio, todos sabiam que de seu desempenho dependia o sucesso desse espetáculo. Nascia nesse desafio a tarefa mais empolgante e difícil de todo Rondon. Era uma tarefa que exigia vencer suas próprias barreiras e conflitos pessoais de apresentar-se em público. Afinal, a plateia esperava um lindo espetáculo musical e os atores sabiam disso e também queriam. Sendo assim, tarefas foram distribuídas e desafios lançados. O professor Wagner, administrador, assumiu a direção da peça; a professora Rose, pedagoga, assumiu a direção de imagens e TV; Aline, bióloga, tornou-se produtora de figurino e música, âncora desse teatro; Giovanna; aluna da 10ª fase de direito, passou a ser a menina Joana, protagonista do espetáculo musical; Juliét, Ana Karina e Débora, alunas da fisioterapia, juntas com Jaqueline, aluna de Direito, Paulo Ricardo e Renata, alunos da enfermagem, assumiram papeis de atores. Os ensaios foram feitos nos mais inusitados lugares e momentos, como: saguão de aeroporto, dentro do ônibus, na primeira semana, das 23 horas à uma hora do dia seguinte, depois de ter trabalhado doze horas de cursos seguidas... e nos dois últimos dias das 6h às 7h30 da manhã. Imaginem o tempo de repouso desses rondonistas... Os papeis dos vários atores foram sendo construídos vagarosamente, a cada ensaio percebia-se uma performance diferente... claro que não faltaram discussão, pequenos desentendimentos, discordância e momentos de grandes emoções.
Chegou o grande dia! Não vamos dar continuidade a esse grande momento, vamos convidá-los a assistir a reportagem produzida pela filiada da rede Record de Comodoro. O espetáculo tinha como objetivo despertar a importância do amor na vida das pessoas e a importância de se caminhar juntos, ter solidariedade. Acreditar que somos capazes. Este foi o momento mais alto vivido pela equipe Unesc. E esta reportagem é uma homenagem a todos os rondonistas e a todos que fazem do seu dia-a-dia na Unesc uma oportunidade de viver lições de vida, amor e cidadania.

31 de julho de 2011 às 14:30
Compartilhar Comente