Extensão

Extensão: Unesc celebra o Dia da Família com aprendizado e interação em Araranguá

Extensão: Unesc celebra o Dia da Família com aprendizado e interação em Araranguá
O evento ocorreu em duas instituições de ensino e contou com a presença de cerca de 200 pessoas Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc realizaram atividades especiais no sábado (12/08) nas escolas E.B.M Otávio Manoel Anastácio e E.N.M Nova Divinéia, de Araranguá, em celebração ao Dia da Família. Oficinas sobre higiene e saúde bucal; aproveitamento integral dos alimentos; educação em direitos humanos; contação de histórias; e serigrafia artesanal, fizeram parte da programação preparada pela Universidade.

As oficinas foram desenvolvidas pelos acadêmicos da Unesc, que são bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento (Proesde), sob a orientação da professora Geiziane Laurindo de Morais representando a Diretoria de Extensão Cultura e Ações Comunitárias da Instituição.

Na Escola Otávio Manoel Custódio, os participantes ‘mergulharam’ em oficinas que abordavam desde a importância da higiene e saúde bucal até a arte da serigrafia artesanal. Enquanto isso, na Escola Nova Divinéia, a saúde da mulher, a compostagem e jogos cognitivos foram alguns dos destaques das atividades. 

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre famílias, professores e a direção das escolas, criando um ambiente de união e celebração que deixaria uma marca duradoura nas memórias de todos. “As apresentações dos alunos, juntamente de uma diversidade de oficinas e a adição de serviços de maquiagem e pintura de unhas pelo Instituto Mix, contribuíram para um dia vibrante e repleto de atividades que buscavam proporcionar momentos de alegria e aprendizado para as famílias dos estudantes”, comentou Geiziane. 

Segundo ela, a oficina de serigrafia artesanal revelou verdadeiras obras de arte, algumas delas como homenagem ao Dia dos Pais. Enquanto isso, a oficina de jogos cognitivos provocou risos e aprendizado, e a distribuição de kits de saúde bucal reforçou a importância dos cuidados pessoais.

A professora ainda ressaltou que os acadêmicos da Unesc vivenciaram uma experiência enriquecedora durante esse dia, colocando em prática o conhecimento adquirido em suas capacitações. 

“Por meio dessas ações a Unesc reforça o compromisso como Universidade comunitária, realçando sua dedicação à extensão e sua missão de proporcionar experiências bem sucedidas aos acadêmicos, ao mesmo tempo em que contribui positivamente para a sociedade em geral”, finalizou a professora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2023 às 16:56
Compartilhar Comente

“Ciência na Comunidade”: Democratização do conhecimento para transformação social

“Ciência na Comunidade”: Democratização do conhecimento para transformação social
Mais imagens

Compartilhar o conhecimento produzido na academia por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - mestrado e doutorado - da Unesc junto à comunidade do Sul Catarinense. Esse é o propósito do “Ciência na Comunidade”, programa que será lançado na próxima quinta-feira (10/08), às 19h, na Unesc Araranguá. Interessados em participar do encontro poderão fazer a inscrição gratuita por meio do link: https://www.even3.com.br/gestao-financeira-familiar-e-superendividamento-367665/

Com o intuito de celebrar o início deste trabalho inovador, que envolverá a participação ativa da comunidade, a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) da Universidade vai trazer a temática “Gestão Financeira Familiar e Superendividamento”, que será abordada pela advogada e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, Renata Angelis Jamardo Fiorentin, e pela administradora e mestranda do PPGDS, Adriéli de Jesus Casagrande.

A palestra busca abordar questões relevantes sobre o planejamento financeiro familiar, conscientização sobre o consumo e os riscos do superendividamento. Com linguagem acessível e adaptada ao público, a abordagem visa atender às diferentes necessidades e alcances dos participantes.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa nova ação demonstra o compromisso da Unesc em colaborar efetivamente com o desenvolvimento social e a transformação positiva da região. “A Unesc é uma referência internacional na produção de ciência e conhecimento, e o faz também por meio de seus programas de mestrado e doutorado que agora passam a compartilhar ainda mais efetivamente essa produção científica com as comunidades, promovendo, assim, a democratização de informações, inserção social e contribuição com a melhoria dos ambientes de vida da nossa região”, comenta.

Ao estabelecer essa conexão, conforme Luciane, o programa cria um ambiente propício para a formação de cidadãos informados, engajados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais sustentável e equitativa.

De acordo com o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ismael Gonçalves, a palestra será apenas uma das várias atividades planejadas no âmbito do projeto. “Momentos como esse, em que docentes, mestrandos e doutorandos compartilham conhecimentos com as comunidades, representam um passo significativo na democratização da ciência e na construção de uma sociedade mais informada e capacitada”, enfatiza ele, lembrando que o programa inclui palestras; rodas de conversa; eventos; e projetos de pesquisa.

“Esse programa visa estabelecer um diálogo relevante e enriquecedor, que culmine na transformação social por meio do compartilhamento de saberes”, completa Gonçalves. Na cidade do vale do Araranguá a parceria se dá com a União das Associações de Moradores de Araranguá (UAMA), que ‘abraçou’ a iniciativa.

Sobre o programa

O programa “Ciência na Comunidade” consiste em palestras; rodas de conversa; eventos; e projetos de pesquisa ministradas por um ou mais docentes, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Unesc nas comunidades da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). 

Os temas abordados estarão diretamente relacionados às linhas de pesquisa desses programas, visando compartilhar conhecimentos relevantes e atualizados com a comunidade local.

Cada palestra terá a duração de 90 minutos e abordará temas pertinentes, que poderão ser adaptados conforme o público específico ou geral, garantindo a acessibilidade do conteúdo para todos os participantes.

“O programa representa uma oportunidade ímpar de promover o acesso ao conhecimento científico e estimular a participação ativa da população nos debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região”, reforça a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Instituição, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Sobre as palestrantes

Renata Angelis Jamardo Fiorentin

Graduada em Direito e especialista em Direito Tributário, é também pós-graduada em Direito Notarial e Registral, além de possuir outra especialização em Direito Civil. Em 2019, obteve o título de mestra em Direito pela Unesc, e atualmente está em fase de doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Instituição. Desempenha ainda o papel de vice-presidente da Comissão Provisória do Superendividamento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Criciúma.

Adriéli de Jesus Casagrande

É graduada em Administração de Empresas, tendo também obtido um MBA em Liderança, com ênfase em gestão, resultados e engajamento. Atualmente, encontra-se em fase de mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, buscando aprimorar seus conhecimentos em áreas estratégicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de agosto de 2023 às 09:25
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc embarcam na maior missão do Projeto Rondon no Meio-Oeste catarinense

Acadêmicos da Unesc embarcam na maior missão do Projeto Rondon no Meio-Oeste catarinense
Mais imagens

Oito acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, e Psicologia da Unesc saíram na manhã desta terça-feira (1º/08) para uma grande missão no Meio-Oeste catarinense: o projeto Rondon. Batizada como “Horizonte”, a edição envolverá atividades nas regiões da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC); Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI); e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), que juntas congregam 35 municípios. 

O Rondon, que inicia oficialmente nesta quarta-feira (02/08) e segue até 12 de agosto, tem como parceiro o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e tem como objetivo desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social e a disseminação do conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, que acompanhou a saída dos estudantes, a experiência proporcionada será verdadeiramente incrível e transformadora para todos os acadêmicos envolvidos. 

“Durante a visita às diferentes regiões, eles terão a oportunidade única de imergir em realidades e culturas diversas, enriquecendo seu conhecimento e perspectiva. Essa vivência os preparará ainda mais para sua jornada profissional”, afirmou entusiasmada. Ela também destacou que os acadêmicos da Unesc desempenharão um papel importante na cidade de Água Doce, contribuindo para o desenvolvimento local.

Missão

A missão, que conta com a participação de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES), abordará a Extensão universitária e sua relação com a sociedade por meio de oito áreas temáticas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia; e produção e trabalho. 

Oficinas

As oficinas ministradas para a comunidade abordarão temas importantes, como coleta e separação de lixo, artesanato com material reciclável, aproveitamento integral dos alimentos, associativismo e cooperativismo para geração de renda, educação sexual no contexto familiar, atividades físicas para a terceira idade e população especial, além de bullying, direitos dos idosos e das mulheres, entre outros.

Os acadêmicos, em parceria com o Poder Público e a comunidade local, também irão revitalizar uma praça, deixando um marco para a cidade. Além disso, o Cine Rondon fará parte da programação, oferecendo uma perspectiva única sobre o cinema.

Conhecimento

Fazem parte desta comitiva, os acadêmicos Andressa Marcelino dos Santos; Eduardo Fioreze; Fernanda Pinz; Giovana Mafioletti Soratto; Ketlin Sander da Rosa; Layra Raaby Hussein Amer; Maria Luiza Frare Peck; e Willian Somara Fernandes.

“Estou indo pela primeira vez e estou com muitas expectativas. Sempre quis participar de um projeto como esse e tenho certeza que será uma experiência inesquecível”, disse Andressa, que está na segunda fase do curso de Odontologia. 

O acadêmico da 8ª fase do curso de Psicologia, Eduardo Fioreze, participa pela segunda vez da expedição. Segundo ele, contribuir em espaços para além dos muros da Universidade é uma experiência gratificante, que vai além de ser apenas um indivíduo, acadêmico ou futuro profissional. 

“Acredito que é fundamental, para o meu processo de (trans)formação, estabelecer contato com a comunidade que pretendo atender no futuro, seja em meu próprio bairro ou em municípios distantes. Conhecer novas realidades e sair da zona de conforto tem sido uma prática enriquecedora para a construção do meu ser e do meu papel no mundo”, destacou Fioreze.

“A Extensão universitária é um espaço de troca mútua no qual posso compartilhar meus conhecimentos e, ao mesmo tempo, aprender muito mais do que poderia oferecer. Esse sentimento é o que me motiva a retornar para mais uma operação, ansioso por novas oportunidades de crescimento e de ajudar a construir um futuro melhor para as comunidades que iremos atender”, completou. 

Em 2022, o acadêmico teve a oportunidade de participar de sua primeira expedição, a Operação Reencontro, que aconteceu na acolhedora cidade de Lebon Régis.

Abertura

A abertura do projeto ocorrerá na cidade de Água Doce, em 2 de agosto; e o encerramento será realizado em Vargem, no dia 12. Ao longo de quase 13 anos de história, o núcleo realizou 17 operações presenciais e duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de três mil extensionistas/rondonistas e beneficiando mais de 400 mil pessoas em aproximadamente 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Argentina.


 

Municípios que farão parte desta edição:
 

Amplasc (sete municípios): Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa;

Ammoc (12 municípios): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita;

Amai (14 municípios): Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de agosto de 2023 às 15:33
Compartilhar Comente

Internacionalização: o papel da Universidade Comunitária é abordado durante evento com representantes do Peru

Internacionalização: o papel da Universidade Comunitária é abordado durante evento com representantes do Peru
Mais imagens

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, proferiu palestra na manhã desta terça-feira (25/07) durante a 1ª Feira Nacional de Responsabilidade Social Universitária, organizada pela Escola de Pós-Graduação da Universidade César Vallejo, do Peru.

O evento reuniu especialistas e profissionais de todo o país com o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas na área de responsabilidade social e a Instituição foi convidada a compartilhar suas ações. Gisele falou via Meet sobre “O papel da Universidade na promoção da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável”.

Durante sua apresentação, ela trouxe reflexões sobre o conceito de Universidade Comunitária e o papel crucial da extensão universitária na transformação social. 

Ela destacou ainda a missão da Instituição, que se compromete com a educação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, buscando promover a qualidade de vida na comunidade.

Além disso, a pró-reitora abordou temas relevantes como inovação, empreendedorismo, além do reconhecimento que a Unesc obteve ao longo do tempo por meio dos prêmios de responsabilidade social  pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

“Tive a oportunidade de trocar conhecimentos, experiências e boas práticas com pessoas que compartilham do mesmo ideal: o de contribuir positivamente para a sociedade. Esta palestra permitiu refletir sobre a importância do compromisso das instituições de ensino superior com o desenvolvimento sustentável do seu entorno. Discutimos a relevância da extensão universitária como um elo para a transformação social, onde o diálogo constante entre a Universidade e a comunidade é essencial para identificarmos suas necessidades e prioridades”, descreveu Gisele.

“Acredito que eventos como esse são fundamentais para reflexão na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Quando unimos nossos esforços, compartilhamos nossos conhecimentos e trabalhamos em conjunto, podemos alcançar mudanças significativas”, complementou.

Compartilhamento

A Pró-reitora enfatizou que é fundamental envolver a comunidade nos processos de pesquisa e intervenção comunitária, conhecendo suas realidades e prioridades para uma atuação mais efetiva. “Alinhamento de interesses mútuos entre a Universidade e a comunidade é uma parte essencial da extensão universitária”, enfatizou.

Durante sua exposição, Gisele apresentou exemplos concretos de projetos e eventos realizados pela Instituição, por meio da extensão, como projetos voltados a saúde , educação, inovação e meio ambiente. A palestrante também destacou o impacto positivo da Universidade nas áreas da saúde, esporte e cultura. 

“Por meio de investimentos em serviços de saúde, são prestados cerca de 150 mil serviços gratuitos à comunidade nas clínicas integradas”, lembrou Gisele.

No esporte, a Universidade impactou milhares de pessoas somente em 2022 com projetos sociais, dentre eles o "Projeto Tigrinhos". Na área cultural, vários projetos são desenvolvidos, incluindo o coral, a companhia de dança, projeto "Boi de Mamão" e o "Projeto Unesc em Dança", além de ações que trazem desenvolvimento sustentável para as comunidades, como os planos de desenvolvimento socioeconômico realizados em diversos municípios. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2023 às 09:18
Compartilhar Comente

Ação comunitária no Parque Altair Guidi promove conscientização sobre saúde e prevenção de doenças

Ação comunitária no Parque Altair Guidi promove conscientização sobre saúde e prevenção de doenças
Mais imagens

O Parque Altair Guidi, em Criciúma, foi palco de mais uma ação comunitária do projeto “Transformando Vidas”, no sábado (1º/07). Essa iniciativa, organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, teve como propósito contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, abrangendo diversos aspectos do Desenvolvimento Regional.

O objetivo principal da atividade foi fornecer medidas de prevenção contra doenças infecciosas e conscientizar sobre a importância da vacinação aos frequentadores do parque. A supervisão das atividades ficou a cargo da professora Geiziane Laurindo de Morais, em colaboração com bolsistas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) da Unesc.

Os bolsistas abordaram as pessoas que circulavam pelo parque e distribuíram panfletos com informações sobre medidas de prevenção de doenças infecciosas, com ênfase na gripe, além de reforçar a conscientização sobre a importância da vacinação. Também foi destacado o cuidado necessário para evitar a proliferação do mosquito da dengue, enfatizando os cuidados dentro das residências para evitar possíveis criadouros.

Ao todo, 154 pessoas foram abordadas e receberam essas orientações. A expectativa é de que essas ações tenham sido efetivas e que as pessoas tenham adquirido consciência sobre a importância dessas medidas de cuidado em relação a essas doenças, além de terem atualizado suas vacinas contra a gripe.

Além disso, a ação contou com a participação da Liga Acadêmica de Fisiologia do Esporte (LAFE), composta pelos cursos de Biomedicina, Educação Física, Medicina e Nutrição. A LAFE promoveu atividades esportivas, como exercícios de alongamento e mobilidade, corrida, futebol e jogos recreativos, levando energia, diversão e bem-estar aos frequentadores do parque.

A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, professora Fernanda Sonego, expressou sua felicidade em poder interagir diariamente com as pessoas e colaborar com aqueles que contribuem para a região.

Ela ressaltou a gratificante parceria com a Prefeitura e destacou que a Universidade continua cumprindo sua missão institucional de auxiliar todas as pessoas na prevenção de doenças e promoção da saúde. “Essas ações são de suma importância, pois fazem parte de um projeto institucional que visa trabalhar em conjunto com a comunidade, promovendo a saúde e a prevenção de doenças”, disse Fernanda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de julho de 2023 às 11:20
Compartilhar Comente