Extensão

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente

Rede Estratégia ODS premia Unesc como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil

Rede Estratégia ODS premia Unesc como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil
Reconhecimento foi realizado em São Paulo, durante o evento “O futuro que queremos” (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a missão de promover transformações nos territórios onde está inserida, a Unesc, foi reconhecida pela Rede Estratégia ODS como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil. A premiação ocorreu durante o evento “O futuro que queremos”, nesta terça-feira (07/06), em São Paulo, promovido pela Rede Estratégia ODS.

A Universidade concorreu na categoria ensino, pesquisa e extensão com o projeto “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude” e garantiu a terceira colocação a nível nacional. O troféu e certificado foram recebidos pelo professor Abel Corrêa de Souza, que coordena o projeto de extensão desde 2010.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento consagra a força e a importância de uma Instituição Comunitária na região em que está inserida. “Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. Esse é um dos muitos trabalhos realizados com excelência por professores e estudantes, tendo como território o nosso Bairro da Juventude. É resultado da transformação, da união, e da força de vontade de mudar a vida de todos. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária”, enfatizou.

Quem também comemora a premiação é a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. “Estamos muito felizes com o reconhecimento das boas práticas atreladas ao Projeto de Extensão que é desenvolvido pela Unesc, em parceria com o Bairro da Juventude. Ele chancela a importância e a contribuição do Projeto para os jovens empreenderem e se transformarem. É um grande reconhecimento. Estarmos entre os três melhores a nível nacional é motivo de muito orgulho. Isso mostra o comprometimento da nossa universidade, dos professores, dos nossos acadêmicos e da instituição atendida, que é o Bairro da Juventude”, contou Fernanda.

O professor Abel Corrêa que está em São Paulo falou do orgulho e da felicidade com o prêmio. “Tivemos essa grata felicidade de sermos contemplados com o terceiro lugar em nível nacional. A nossa Unesc, mais uma vez, fazendo a diferença e que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região Sul de Santa Catarina. É uma grande conquista de todos”, enfatizou.

Sobre o projeto

O projeto surgiu como uma forma de estimular ainda mais a participação da Unesc na comunidade, privilegiando o atendimento de público em risco de vulnerabilidade econômica e social. Neste sentido, foi escolhido o Bairro da Juventude, instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação, atendendo crianças, jovens e adolescentes no acolhimento para a educação formal e profissional, além de fornecer alimentação para o público envolvido.

Desde 2010, mais de 500 alunos dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude foram contemplados pelas lições de extensão “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”.

Estimular e capacitar multiplicadores acadêmicos para a difusão do conhecimento técnico e comportamental do empreendedorismo e da responsabilidade social; propiciar oportunidades para criação, desenvolvimento e elaboração de produtos ou serviços inovadores; qualificar jovens e adolescentes na prática dos processos de gestão de empreendimentos; capacitar os participantes para a estruturação e elaboração de planos de negócios, estão entre as propostas trabalhadas com os alunos do Bairro. A instituição atende, atualmente, em torno de 1,6 mil estudantes.

Prêmio

O Prêmio ODS Brasil visou incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. A ideia é formar um “banco de práticas exitosas” que sirvam de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030. 

Ao todo, 238 organizações do Brasil concorreram ao prêmio em que foram reconhecidos os melhores trabalhos em desenvolvimento sustentável. O projeto é coordenado pela Fundação Abrinq e conta com a parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de junho de 2022 às 19:59
Compartilhar Comente

Unesc é finalista do Prêmio Estratégia ODS Brasil

Unesc é finalista do Prêmio Estratégia ODS Brasil
Projeto de extensão Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude figura entre os dez melhores do país (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Classificada entre as cinco universidades não estatais em âmbito nacional mais empreendedoras do Brasil, a Unesc recebe mais uma grande notícia. A Instituição figura como finalista do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Concorrendo na categoria academia, a Instituição teve um de seus projetos de extensão “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude” selecionado entre as dez principais iniciativas em âmbito nacional.

“É com muita alegria que recebemos a notícia de estarmos entre os 10 selecionados nessa categoria com uma de nossas exitosas iniciativas que tanto nos orgulha. Por ser uma Universidade Comunitária, a Unesc tem no seu DNA as atividades de extensão. Os projetos têm significado valioso para a Universidade e para o acadêmico, pois ampliam o conhecimento e acrescentam novas experiências para eles e para as comunidades inseridas, o que possibilita ainda um espaço privilegiado de formação do conhecimento”, enalteceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

O Prêmio ODS Brasil visa incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. A ideia é formar um “banco de práticas exitosas” que sirvam de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

Quem também comemora a classificação é a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. “Estamos muito felizes com o reconhecimento das boas práticas atreladas ao Projeto de Extensão que é desenvolvido pela Unesc em parceria com o Bairro da Juventude. Ele chancela a importância e a contribuição do Projeto para os jovens empreenderem e se transformarem. Estar entre os Top 10, na categoria academia, a nível nacional, enaltece a relevância da Unesc, esta Universidade Comunitária, atenta ao cumprimento dos objetivos da ODS, tão comprometida com as questões sociais, e com o desenvolvimento de toda a região”, sublinhou.

Para a diretora executiva do Bairro da Juventude, Silvia Zanette, a iniciativa desenvolvida na entidade traz novos elementos conceituais e práticos para o fortalecimento do empreendedorismo. “Os encontros geram capacitação, trocas de informações e incentivam nossos jovens dos cursos profissionalizantes a empreender, inovar e colocar em ação suas ideias”, mencionou. O Bairro atende, atualmente, em torno de 1,6 mil estudantes

Conheça o projeto desenvolvido no Bairro da Juventude

O projeto de extensão, um dos mais antigos em vigor na Unesc, é coordenado pelo professor Abel Corrêa de Souza. Desde 2010, mais de 500 alunos dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude foram contemplados pelas lições de extensão “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”. 

“Já passamos pelos cursos de Mecânica Geral, Informática, Panificação, Manutenção Elétrica e muitos outros. Coordeno desde a primeira edição e é muito bom trabalhar com aqueles jovens. Muitos deles fazem parte de um grupo de vulnerabilidade econômica e social, e levar a nossa Unesc para esse trabalho na comunidade é muito importante. Desde então tem promovido a capacitação para a cidadania e o desenvolvimento de competências para a inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos profissionalizantes, com resultados excepcionais”, detalhou o professor, destacando que o índice de empregabilidade é alto. “Gira em torno de 95%. Nós trabalhamos matutino e vespertino, em uma turma com mais de 50 participantes”, complementou.

Mais de 500 jovens atendidos

O projeto surgiu como uma forma de estimular ainda mais a participação da Unesc na comunidade, privilegiando o atendimento de público em risco de vulnerabilidade econômica e social. Neste sentido, foi escolhido o Bairro da Juventude, instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação, atendendo crianças, jovens e adolescentes no acolhimento para a educação formal e profissional, além de fornecer alimentação para o público envolvido.

“Em função dessa realidade e, procurando aliar a expertise da Unesc para o atendimento de solução de problemas sociais, surgiu o projeto no ano de 2010, tendo atendido até o momento, mais de 500 jovens e adolescentes dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude”, finalizou o professor.

Estimular e capacitar multiplicadores acadêmicos para a difusão do conhecimento técnico e comportamental do empreendedorismo e da responsabilidade social; propiciar oportunidades para criação, desenvolvimento e elaboração de produtos ou serviços inovadores; qualificar jovens e adolescentes na prática dos processos de gestão de empreendimentos; capacitar os participantes para a estruturação e elaboração de planos de negócios, estão entre as propostas trabalhadas com os alunos do Bairro.

Sobre o evento

Na próxima terça-feira (07/06), a Rede Estratégia ODS realiza o evento “O Futuro Que Queremos”, com o objetivo de reunir parceiros e membros da coalizão para apresentar os principais resultados do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, além de discutir o cenário atual da Agenda 2030 e das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país. Todas as 40 práticas classificadas para a final receberão um certificado. As três melhores de cada categoria receberão, também, uma premiação no palco do evento "O Futuro que queremos"

O evento será em São Paulo, no modelo presencial, e terá mesas e apresentações com convidados que fizeram parte das atividades do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS nos últimos três anos. Os convidados debaterão sobre o futuro da Agenda 2030 e os caminhos para promover atuação em rede, multisetorialidade e o desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Além da categoria academia, o prêmio conta com as esferas: setor privado/empresas; organizações da sociedade civil; governos municipais e órgãos públicos, totalizando 40 práticas pelo país. Cada categoria conta com 10 iniciativas selecionadas para a final. O projeto é coordenado pela Fundação Abrinq e conta com a parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de junho de 2022 às 14:24
Compartilhar Comente

Formação Continuada: um olhar renovado em sala de aula

Formação Continuada: um olhar renovado em sala de aula
Encontros ocorreram na Unesc envolvendo diversas disciplinas (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Conhecer, perceber, pensar e transformar. Esses verbos foram os conteúdos principais de professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma que participaram de Formação Continuada na Unesc nesta quinta-feira (27/05). A atividade faz parte da grade de programação que a Universidade tem com o Município com o objetivo de qualificação de mais de dois mil professores da Rede.

A troca de experiências e impressões, para a professora da Rede Municipal de Ensino da cidade, Eduarda Gava, são fundamentais para as atividades em sala de aula. “Além do aprendizado, o material proposto está muito importante e, a partir disso, iniciaremos novas visualizações de planejamento para os alunos. Momentos de troca, escuta e fala são sempre importantes e sempre agregam ao trabalho”, enfatizou.

A professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina de Souza Honorato, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Criciúma e o fortalecimento do ensino. “Fazer essa troca e perceber como o trabalho deles vem sendo realizado nas escolas é uma troca também conosco, além de fortalecer o ensino na região e o nosso trabalho como formadoras. Em especial, constrói um espaço de escuta, de produção, de criação nas crianças. Nosso foco é isso, as crianças na escola”, sublinhou.

A cidade de Criciúma conta com 63 Unidades de Ensino, entre escolas e Centros Educacionais Infantis Municipal (CEIMs) e mais de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O objetivo da atividade é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação, construídas no diálogo com os municípios. Educadores das áreas de Geografia, Artes, Inglês, História, Ciências, Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, participaram do encontro.

Planejamento

Conforme a professoras do curso de Pedagogia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino, primeiramente, a comissão acolhe as secretarias de educação e coordenações pedagógicas para uma escuta atenta sobre quais são as necessidades específicas das escolas de cada município e, a partir desta conversa, elabora uma proposta específica para atender e auxiliar as necessidades. 

Além disso, a proposta visa, de acordo com Andreia, contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento em conformidade com as perspectivas curriculares vigentes e implementar propostas de formação continuada em diálogo com as instituições demandantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2022 às 12:53
Compartilhar Comente

Unesc realiza Concerto Rosa em homenagem à família nesta sexta-feira

Unesc realiza Concerto Rosa em homenagem à família nesta sexta-feira
Musical será realizado no Auditório Ruy Hulse, na Unesc (Fotos: Arquivo Agecom) Mais imagens

Uma homenagem para aquelas que dedicam amor e carinho todos os dias: as mamães. Para marcar essa importante data a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, juntamente do Setor Arte e Cultura e o Coral Unesc, preparam uma noite especial nesta sexta-feira (6/5). Canto coral, músicas instrumentais e declamação de poesia, possibilitando o acesso e fruição da arte e da cultura farão parte da programação do 9º Concerto Rosa que será realizado às 20h, no Auditório Ruy Hulse.

Conforme o maestro do Coral Unesc, Joel de Oliveira, o grupo está preparando tudo com muito carinho. “É com muita satisfação que o Coral Unesc está focando nos ensaios para o Concerto Rosa. Estamos comprometidos em apresentar ao público presente um espetáculo de qualidade e estamos esperando com muito carinho as famílias de coralistas, do Colégio Unesc e de toda a nossa Universidade nesse dia especial”, destacou. 

Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura Amalhene Baesso Reddig, realizar a nona edição do Concerto Rosa de forma presencial, na Unesc, é uma grande satisfação. “É uma sensação de continuar com o nosso compromisso de extensão e das Políticas Culturais da Universidade”, comentou. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de maio de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente