Extensão

Proesde Unesc realiza ações comunitárias em diversos locais de Criciúma

Desenvolver atividades de extensão universitária nos municípios de Criciúma, Araranguá, Imaruí e São João do Sul, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030. Esse é o propósito do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) da Unesc, realizado com acadêmicos bolsistas do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), vinculados ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

Conectado também a diversos aspectos do Desenvolvimento Regional, como Saúde, Educação, Arte e Cultura, Trabalho, Meio Ambiente e Direito, professores e acadêmicos bolsistas estão tendo experiências para além dos muros da Universidade. Somente nesta semana, as ações de extensão ocorreram nos bairros Santa Luzia, Tereza Cristina, São Sebastião e Vila Miguel, por meio de palestras e oficinas.

Conforme a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Sheila Martignago Saleh, essa é uma das missões da Unesc. “Por um lado, os alunos conhecem a realidade das regiões e colocam em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula. Por outro, a comunidade é beneficiada com tais atividades de extensão universitária as quais estimulam a consciência crítica cidadã, para que os participantes do projeto se transformem em atores engajados na transformação da realidade, visando o desenvolvimento regional, em seus diferentes aspectos”, comentou.

Sheila acrescentou que a intenção com o projeto é “buscar a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão para o desenvolvimento regional, reforçando a missão da universidade diante da realidade social”.

Palestra aborda a erradicação da síndrome da alienação parental

Mulheres, homens e adolescentes atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Luzia, em Criciúma, participaram de um bate-papo importante nesta quinta-feira (01/09). Organizado pela Unesc, eles participaram de uma palestra que trouxe como tema a prevenção da síndrome da alienação parental, considerada uma interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores ou responsáveis, para que a criança ou adolescente repudie o outro genitor causando prejuízo ao estabelecimento ou a manutenção de vínculos com este.

Durante encontro, eles abordaram a lei da Alienação Parental, consequências psicológicas, penalidades cabíveis, entre outros assuntos pertinentes ao tema. “A atividade realizada contribui para atingir uma das metas do ODS que é paz, justiça e instituições fortes. A família é a mais antiga e importante instituição da sociedade e a convivência familiar saudável de crianças e adolescentes é direito constitucionalmente garantido”, reforçou a professora.

Uma das participantes, Simone Ferreira Pizoni, 49 anos, que estava com o neto José, de 4 anos, falou da importância do assunto. “Estamos carecidos de informações e precisamos ensinar os filhos e netos o que é certo e errado. Em casa tento manter o diálogo. A diferença está nos pequenos detalhes. Temos que estar atento a tudo e observar cada ação. Esse diálogo de hoje foi fundamental até para buscar ajuda, quando precisarmos ou quando alguém nos procurar para falar algo. Temos que ter amor e muita sabedoria”, comentou.

Acessibilidade em escola

Outra atividade de extensão realizada nesta semana, ocorreu na Escola EMEIEF José Contim Portella, no bairro São Sebastião, em Criciúma.  A atividade teve como objetivo avaliar as condições de acessibilidade espacial da escola e elaborar um relatório técnico, que permita observar os requisitos que careçam de maior atenção e assim, discutir junto aos gestores públicos possíveis adequações. Durante a ação, as professoras Aline Savi e Evelise Zancan, que acompanharam o grupo de alunos, auxiliaram no preenchimento das planilhas de análise espacial e destacaram a relevância do projeto enquanto ação de cidadania e de visão inclusiva.

A acadêmica do curso de Enfermagem, Cecilia Almeida Senado, destacou a importância social da bolsa Proesde e a importância da ação e do seu resultado, para adequação da escola às necessidades de acessibilidade.

Já, no CRAS Tereza Cristina, alunos e professores abordaram a prevenção da violência doméstica e familiar com assistidos do local. “Fomos muito bem recebidos em todos os lugares que passamos. As mulheres foram muito interativas e estão ávidas por conhecimento e engajadas na busca pelos seus direitos, além do papel da importância da denúncia. Para os alunos também foi muito positivo”, comentou a professora Mônica Cortina, que atua ao lado da professora Giovana Ilka Jacinto Salvaro no projeto.

Vivercom

O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuem para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030. Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas por meio do ensino e da pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país.

As ações de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos ODS quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de setembro de 2022 às 17:37
Compartilhar Comente

Acadêmicos do Proesde desenvolvem ações no CRAS do bairro Vila Miguel

Acadêmicos do curso de Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Estética e Cosmetologia desenvolveram nesta segunda-feira (29/08) a primeira de uma série de ações sociais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Vila Miguel, em Criciúma. Como parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina (Proesde), a ação teve como objetivo ensinar aos alunos da entidade a cuidar e manter hortas de plantas comestíveis e temperos.

As crianças e adolescentes aprenderam como funciona o manejo da terra e adubo para plantio de hortas domésticas, além de cuidados com a hidratação do solo e outras técnicas de jardinagem. Ao longo das próximas semanas, oficinas de culinária e de cuidado na manipulação de plantas comestíveis serão ministradas para os mesmos participantes.

Nesta terça-feira (30/08), a mesma ação dos acadêmicos do Proesde ocorreu no CRAS do bairro Tereza Cristina, também na cidade de Criciúma. Os alunos da instituição aprenderam como funciona o preparo dos canteiros para plantio em pneus, cultivo de plantas comestíveis e aromáticas como cenoura, beterraba, abóbora, menta, orégano e outros.

“A experiência chega a ser inenarrável. Ensiná-los é tão importante e significativo para nós quanto é para eles, que irão colher os frutos no futuro“, disse Elisabete Borges Maciel, uma das acadêmicas integrantes do projeto. “Ensinar é muito bom, mas melhor que isso é saber que eles entenderam o processo. Tudo deve ter base no respeito, até mesmo no plantio. Devemos respeitar a terra para ter frutos da época e pensar sempre em sustentabilidade“, completa.

O CRAS Vila Miguel atende mais de 400 famílias e conta com serviços de assistência social, psicólogos, orientadores sociais, entrevistador do Cadastro Único (CadÚnico), oficinas e serviços gerais. O CRAS Tereza Cristina atende o mesmo número de famílias, em 12 bairros da cidade de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 18:36
Compartilhar Comente

Candidatos a governador recebem demandas das universidades comunitárias

Candidatos a governador recebem demandas das universidades comunitárias
Mais imagens

Os candidatos a governador de Santa Catarina que participaram do debate realizado na Unesc na manhã desta terça-feira (30/08), deixaram o Auditório Ruy Hülse com um documento contando as demandas das universidades comunitárias.

Elaborado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), ele foi entregue pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, pelo reitora da Unibave, Guilherme Valente de Souza e pelo presidente do Conselho dos DCE’s da Acafe e presidente do DCE da Universidade, Vittor Teixeira. “Peço que os candidatos olhem sempre para as Universidades Comunitárias catarinenses como esta mola propulsora do desenvolvimento como a melhor parceira que podem ter, não só para promover a educação de excelência, mas para ajudar no desenvolvimento do estado. As nossas 14 instituições comunitárias estão à disposição agora e depois, onde quer que os senhores candidatos estejam, para apoiar o acesso e a permanência dos nossos estudantes, a exemplo do que vem sendo feito ao longo de tantos anos”, destaca Luciane. 

Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira acompanhou de perto o embate entre os postulantes à Casa D'Agronômica e destacou a representatividade do evento ocorrido no campus da Universidade. “Como comunitária, a nossa Universidade representa o crescimento e o desenvolvimento social e econômico de nossa região. Estar aqui significa muito e nós como estudantes acompanhamos para ver quem citou investimentos em bolsas, em educação e o que cada um pensa sobre a importância das universidades comunitárias”, salienta.

Missão da Universidade

Conforme a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, também é missão da Unesc, como Universidade Comunitária, apoiar iniciativas que possibilitem a apresentação de ideias à comunidade da região. “Somos um centro de produção de conhecimento e é uma ação de defesa da Democracia oportunizar um debate em que os candidatos têm a oportunidade de apresentar as suas ideias, as suas proposições, o que pretendem e para o nosso estado, para a nossa região. Hoje é mais uma das ações que nos coloca no caminho de nossa missão, enquanto Universidade Comunitária, envolvida com as questões da nossa região e com a formação acadêmica associada à realidade e focada no apoio ao desenvolvimento social e  melhoria da qualidade de vida das pessoas e em defesa da democracia”, pontua.

Debate produtivo

O “Debate do Sul”, promovido pela Rádio Eldorado, Canal 20, Portal Engeplus e Rádio Araranguá, com o apoio da Universidade, levou este nome justamente por buscar levantar as pautas da região. Além dos veículos parceiros, a apresentação das ideias também foi transmitida pela Unesc TV, no Youtube. “Foi um debate produtivo, polêmico. Dos que acompanhamos, foi o mais caloroso e diferente, pois um candidato perguntava, outro respondia e um terceiro comentava. Observamos um debate propositivo, que colocou à disposição dos moradores do Sul as propostas do futuro governador. Na minha avaliação a união destes veículos de comunicação e da Unesc foi perfeita para levar a região as informações necessárias para a decisão do voto”, enfatiza o jornalista Sandro De Mattia. 

O debate contou com a mediação dos radialistas, João Paulo Messer e Saulo Machado. “Esta é uma parceria interessante. A estrutura e credibilidade que a Unesc dá é muito grande, pois este ambiente é democrático, multifacetário, sendo o melhor lugar para a realização do debate”, fala Messer.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 15:02
Compartilhar Comente

Alunos da Escola José Contim Portella visitam a Unesc em ação para promover a sustentabilidade

Alunos da Escola José Contim Portella visitam a Unesc em ação para promover a sustentabilidade
Atividade ocorreu nesta sexta-feira, na Unesc. (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Vinte e oito alunos do 6º ano da Escola Municipal José Contim Portella, em Criciúma, visitaram a Unesc na manhã desta sexta-feira (26/08) e, além de conhecer o Horto Florestal e o Museu de Zoologia, aprenderam lições sobre sustentabilidade e meio ambiente. A ação faz parte do projeto de extensão “Intervenções Educativas na Escola José Contim Portella para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade”, vinculado aos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária.

O projeto visa promover a sensibilização dos alunos para o ambiente em que vivem, focando na redução do desperdício através do uso integral dos alimentos, estímulo ao consumo de frutas e legumes, exibição de vídeos de sensibilização, apresentação dos métodos corretos de descarte de materiais, e colaboração com o paisagismo por meio de técnicas de plantio.

A visita teve início por volta das 8h, no Horto Florestal, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender como é feito o cultivo de plantas e técnicas de elaboração de compostagem, além de informações voltadas para a sustentabilidade e questões ambientais. Após, as crianças conheceram o Museu de Zoologia da Universidade, onde aprenderam sobre a diversidade da fauna e flora brasileiras e como contribuir para sua preservação e conservação com a bióloga Silvia Damiani Simões.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, Miquele Lazarin Padula, o foco do trabalho é a preservação dos recursos naturais e a visita ajudou na conscientização das crianças. “Estamos desde o início do semestre desenvolvendo trabalhos com esses alunos e queríamos fazer um fechamento desses encontros unindo a teoria com a prática, visitando o Horto Florestal e o Museu de Zoologia”, explicou.

O projeto de extensão conta também com a colaboração das professoras Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman e Paula Tramontim Pavei, além das bolsistas Cristiane Fernandes Hoffman e Ketryn Giusti Manenti.

Uma cartilha informativa foi elaborada pelo projeto contendo receitas que utilizam integralmente todas as partes dos alimentos, além de orientações a fim de evitar o desperdício de frutas e legumes. Hoje, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos no mundo acabam indo parar no lixo, e um dos fatores responsáveis por esta estimativa é a baixa incidência da prática do aproveitamento integral dos alimentos. A cartilha pode ser baixada gratuitamente neste link.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2022 às 18:05
Compartilhar Comente

Projeto Rondon: acadêmicos da Unesc partem para o Meio-Oeste do Estado

Projeto Rondon: acadêmicos da Unesc partem para o Meio-Oeste do Estado
Grupo vai realizar diversas oficinas com a população e é a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19 (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc partiram na manhã desta terça-feira (23/08) para o Meio-Oeste catarinense, para mais uma grande missão: o projeto Rondon. Denominada Reencontro, por ser a primeira operação presencial após a pandemia, a edição terá atividades na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) a partir de quarta-feira (24/08) até 3 de setembro, com o envolvimento também de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

O projeto, que tem como parceiros nesta retomada o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem como finalidade desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão.  

Entre os eixos propostos estão: Meio Ambiente; Trabalho; Saúde; Cultura; Educação; Direitos Humanos e Justiça; e Comunicação. Nas oficinas ministradas para a comunidade estarão temas, como “Coleta de lixo e Conscientização sobre a separação do lixo”, “Artesanatos com material reciclável”, “Culinária – aproveitamento integral dos alimentos”, “Associativismo e cooperativismo como meio de geração de renda para a comunidade local”, “Educação sexual no contexto familiar para educadores e pais”, “Atividades físicas para a terceira idade e população especial”, “Bullying”, “Direito dos Idosos e das Mulheres”, entre outros.

Os acadêmicos, em parceria com o Poder Público e a comunidade, irão ainda revitalizar uma praça local, com o propósito de deixar um “marco” para a cidade. O Cine Rondon, que tem o intuito de levar outros olhares sobre o cinema, também está na programação.

“É um momento muito importante para acadêmicos que poderão vivenciar as realidades daquelas regiões. Eles conhecerão realidades e culturas diferentes, o que será uma experiência incrível e transformadora para cada um”, comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. 

Conhecimento

Ao todo, a Amarp abrange os municípios de Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira. 

Para a representante da atividade de extensão, Letícia Anselmo Manique Barretto, as expectativas são grandes. “Cada acadêmico da Universidade vai para um município diferente, justamente para ter essa vivência com outras realidades. As expectativas estão bem altas com atividades nos três períodos, sendo que cada cidade contará com o seu cronograma específico”, descreveu. 

Por ser a sua primeira participação no projeto, a mala levada pelo acadêmico do curso de Letras com habilitação em Inglês, Maicon Marques Frasson, estava carregada de expectativas e ansiedade. “Estou muito feliz e ansioso. Com certeza será gratificante e engrandecedor”, enfatizou.

Ainda fazem parte desta comitiva, os acadêmicos Luiz Otavio de Mattia, do curso de Odontologia; Lara Naspolini Bernardo, do curso de Farmácia; e Eduardo Fioreze, do curso de Psicologia.

A cerimônia de abertura será realizada em Caçador e a de encerramento, em Iomerê. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de agosto de 2022 às 15:41
Compartilhar Comente