Sala dos Municípios

Agenda com lideranças da Amrec resulta em parcerias consolidadas para a solução de problemas e em prol do desenvolvimento

Agenda com lideranças da Amrec resulta em parcerias consolidadas para a solução de problemas e em prol do desenvolvimento
Universidade visitará, a partir da próxima semana, municípios do Extremo Sul (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O roteiro de visitas da Unesc, liderado pelo coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, consolidou parcerias e prospectou contribuições futuras aos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). Representando a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, Dorvanil cumpriu agenda nos 12 associados da região, em diálogo com prefeitos e vices. As visitas cessaram nesta semana, com idas aos paços de Criciúma e Treviso.


A iniciativa teve o objetivo de consolidar ainda mais os laços entre a Universidade e as lideranças do poder público. O resultado foi o início de parcerias que vão levar soluções à sociedade Sul catarinense e contribuir para o desenvolvimento. “Consolidamos conquistas em nome das comunidades dos  municípios de Nova Veneza, com um projeto de sinalização urbana voltada ao turismo; de Urussanga, para onde levaremos projetos e cursos de Extensão, e Rincão, onde será desenvolvido um estudo de viabilidade estrutural para uma importante obra do município”, contou Dorvanil. 


Também há outras parcerias prontas para serem oficializadas. A Universidade dialoga com lideranças do poder público para iniciar trabalhos voltados a questões turísticas e socioambientais, de macrozoneamento, de desenvolvimento, para captação de recursos e até a construção de estratégias para a atração de novos negócios e fomento ao empreendedorismo. “Esta agenda, que seguirá, reafirma que a Universidade e a Sala dos Municípios estão à disposição para contribuir com o desenvolvimento e a entrega de soluções sociais, por meio das vastas possibilidades que a Unesc oferece”, enalteceu Dorvanil. 


A agenda se estenderá agora aos municípios da Amrec (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). Posteriormente, o representante da Universidade estudará a possibilidade de diálogos com lideranças da Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). 

Sala dos Municípios


Um tradicional e reconhecido espaço da Universidade, a Sala trabalha em prol do Sul de Santa Catarina. Sua criação tem o propósito de fomentar a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos. O resultado da atuação é percebido em avanços no desenvolvimento local e regional.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2021 às 17:56
Compartilhar Comente

Unesc realiza agenda para fortalecer laços entre Universidade e municípios

Unesc realiza agenda para fortalecer laços entre Universidade e municípios
Visitas contemplarão todo o Sul e Extremo Sul de Santa Catarina (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc, representada pelo coordenador Dorvanil Vieira, segue trabalhando para consolidar ainda mais os laços entre a Universidade e os municípios da região. De quinta a quarta-feira (25 a 31/3), em nome da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, Dorvanil esteve em agenda nos municípios de Morro da Fumaça, Forquilhinha, Siderópolis, Urussanga, Nova Veneza, Cocal do Sul, Içara e Rincão. 

O representante da Unesc foi recepcionado por prefeitos e vices, para um diálogo sobre a Instituição, os municípios e trabalhos em conjunto. “Reafirmamos que a Universidade e a Sala dos Municípios estão à disposição para contribuir com o desenvolvimento e a entrega de soluções sociais, principalmente neste momento em que vivemos. A Universidade oferta uma vasta possibilidade de parcerias que podem gerar impactos positivos para à socieade”, enalteceu Dorvanil. 

A agenda se estenderá aos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), com o objetivo de fortalecer os laços e prospectar iniciativas para o desenvolvimento social e econômico do Sul. 

A Sala tem foco nos municípios da Amrec, Amesc e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). Sua criação tem o propósito de fomentar a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos. O resultado da atuação é percebido em avanços no desenvolvimento local e regional.




Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2021 às 17:39
Compartilhar Comente

Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho seguem em desenvolvimento

Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho seguem em desenvolvimento
Coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira conduziu a reunião (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (24/3) foi marcada por mais um encontro de trabalhos do grupo “Pinheirinho em Ação”. O objetivo desta, que foi a terceira reunião, mais uma vez realizada de forma virtual, foi alinhar o planejamento e novas ações a serem executadas por cada uma das organizações e pessoas envolvidas. O momento foi conduzido pelo coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira, e contou com a presença de instituições de ensino, lideranças comunitárias e políticas da região, moradores e empreendedores locais. O poder público também se fez presente.

A pauta da tarde foi uma proposta pensada pelo Sargento Machado, da Base da Polícia Militar no Pinheirinho, e lapidada com o diálogo entre lideranças locais. Após as primeiras reuniões foram apontados os problemas do trânsito, pessoas em situações de vulnerabilidade e segurança. As três questões apareceram também em destaque entre as respostas de um formulário criado pelo Sargento e aplicado com a comunidade. “São aspectos que causam os maiores transtornos. Este plano de ação é o primeiro passo, que possibilitará resolvê-los e ir adiante com novas questões”, destacou o Sargento. 

A escuta e o compartilhamento de ideias e perspectivas, confirma Vieira, é um valoroso ato para a resolução dos problemas e a qualificação da vida local. Para os próximos encontros, o objetivo é expandir a participação da comunidade, inserindo integrantes de um segundo grupo do bairro nestes diálogos. “São momentos importantes, que impactam a vida de toda uma região e ainda mais. O Pinheirinho é um ponto vital de Criciúma. Aqui estão localizadas instituições de ensino que recebem um grande número de pessoas, fazendo deste local uma parte importante da cidade”, frisou.

Uma nova reunião já está marcada para o dia 20 de abril. Até lá, os integrantes devem buscar informações e prospectar ideias que resolvam determinados pontos como: a situação de andarilhos, casa de passagem, fatores externos, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, auxílio e dados do Fórum de Criciúma, auxílio e dados da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, iluminação, árvores e trânsito.

Cada pauta ficou como responsabilidade de um participante. Os dados e propostas serão apresentados, no dia 20, e cada assunto será expandido. Diante de alguns tópicos, o secretário municipal de Infraestrutura, Tita Beloli, já adiantou que a prefeitura tem pensado em iniciativas e até estuda a retomada de trabalhos anteriores no bairro. “Temos projetos em análise para a região, que trarão benefícios para a mobilidade urbana e por consequência para a segurança” afirmou.

Também contribuíram o vereador Paulo Ferrarezi; o presidente do Bairro da Juventude, José Altair Back; o delegado Vitor Bianco Júnior; o gerente operacional da Satc, Luiz Augusto Wasniewski; o coronel Evandro Fraga; o padre Maike Leo Grapiglia; o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski; a arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Natalia Fabris, e o proprietário do Supermercado Lisandra, Edilson Cichellla.

O resultado final das reuniões será a apresentação e oficialização de propostas, que serão entregues ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de março de 2021 às 18:26
Compartilhar Comente

Unesc reforça laços com municípios da Amrec e Amesc

Unesc reforça laços com municípios da Amrec e Amesc
Objetivo é fortalecer os laços e prospectar iniciativas para o desenvolvimento social e econômico do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc é um espaço de diálogo e de construção coletiva localizado dentro da Universidade, mas sua atuação vai além. Nesta terça-feira (23/3), o coordenador da Sala, Dorvanil Vieira, iniciou uma agenda de visitas aos prefeitos e prefeitas da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), com o objetivo de fortalecer os laços e prospectar iniciativas para o desenvolvimento social e econômico do Sul. 

Nesta oportunidade, em nome da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, Dorvanil visitou o presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Jorge Koch, e a prefeita e vice de Lauro Muller, Saionara Bora e Soraya Librelato. “Levei os cumprimentos da nossa reitora e o reforço de que a Unesc está à disposição. A Sala dos  Municípios é um espaço democratico e de diálogo aberto com a sociedade, oportunizando novas parcerias e ideias que promovam ganhos positivos para a região”, destacou o coordenador.

A Sala tem foco nos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). Sua criação tem o propósito de fomentar a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos. O resultado da atuação é percebido em avanços no desenvolvimento local e regional.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2021 às 18:55
Compartilhar Comente

Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho

Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho
Próximo encontro do grupo, nesta oportunidade completo, será na quarta-feira (24/3) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira, recebeu o Sargento Machado, da Polícia Militar, para dialogar sobre o bairro Pinheirinho. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/3), com o objetivo de alinhar ideias.


O momento dá continuidade ao trabalho em conjunto entre Instituições de ensino, lideranças políticas da região, moradores e empreendedores locais. Entre as principais pautas estão o trânsito, pessoas em situações de vulnerabilidade e segurança. “Buscamos sintonizar os pensamentos, realizar uma análise dos problemas e pensar em possíveis ações a serem desenvolvidas. Assim, será possível direcionar os trabalhos de forma mais assertiva”, enfatizou Vieira.

O próximo encontro do grupo, nesta oportunidade completo, será na quarta-feira (24/3). O resultado final das reuniões será a apresentação e oficialização de propostas, que serão entregues ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de março de 2021 às 14:58
Compartilhar Comente