Pró-Reitoria de Administração e Finanças

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Exposições contam com trabalhos acadêmicos e da comunidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc fica evidente a função da Universidade de fomentar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento social. A Feira da Inovação, que ocorre nessa quinta e sexta-feira (19 e 20/10), conta com diversos trabalhos relacionados ao tema “A Matemática está em tudo”.

Os inscritos foram divididos em três categorias: uma voltada aos acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; outra para alunos e professores das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos Técnicos; além da categoria focada na comunidade em geral.

De acordo com uma das organizadoras da Feira da Inovação, Cristiane Dias, os 32 trabalhos inscritos se destacam pela qualidade e criatividade. “Neste ano percebemos que houve um amadurecimento no que diz respeito à inovação. São trabalhos realmente inovadores. Além disso, chamou a atenção o comprometimento dos estudantes com a Feira”, ressalta Cristiane.

Os colegas Paulo Antônio da Costa Filho, Everson Teixeira de Oliveira, Raul Bratti de Souza e Ednar Kalfed, do curso de Engenharia de Produção da Unesc, apresentaram nessa quinta-feira uma mochila térmica diferenciada. “Além de servir como mochila normal para materiais, ela também conta com compartimentos forrados com manta térmica. Isso oferece muita praticidade, já que, na mesma mochila, é possível carregar livros e alimentos, por exemplo”, explica Costa.

Já o grupo formado por alunos e professores da Instituição, Bruno Firme Crema, Viviane Alves da Silva, Juliana Medeiros Borghezan, Carina Girelli, Mainara Figueiredo Cascaes, Evânio Ramos Nicoleit e Gustavo Bisognin, expôs o aplicativo chamado SOS Biodiversidade. “Através desta ferramenta, o próprio cidadão pode colaborar com o monitoramento do meio ambiente. Por exemplo, se ele conseguir fotografar uma espécie de animal desconhecida, pode enviar a foto diretamente para especialistas cadastrados que irão analisar”, comenta Crema.

Programação conta com atividades diversas


A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira de Ciências,  Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

Texto: Tadeu Spilere – Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 20:33
Compartilhar Comente

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga
Atividades foram direcionadas para docentes e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana encerrou no campus com yoga. A atividade fez parte da programação especial da Unesc em comemoração ao Dia do Professor, e reuniu professores e funcionários para um momento de introspecção e relaxamento.

A programação contou ainda com mostra fotográfica, feira de saúde e cuidados e apresentações culturais, em diversos espaços do campus, com o intuito de valorizar a profissão docente. O fechamento da programação especial ocorre no dia 28 de outubro com um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza.

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente

Feira da Inovação apresenta ideias em quatro categorias

Feira da Inovação apresenta ideias em quatro categorias
Atividades ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia que começa segunda (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com o propósito de expor soluções inovadoras desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo ainda oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia, a Feira da Inovação da Unesc está nos últimos preparativos para levar as melhores ideias para todos os segmentos da sociedade. A quarta edição da Feira ocorre nos dias 19 e 20 de outubro e está inserida na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia, que inicia na próxima segunda-feira (16/10), com o tema “A Matemática está tudo”.

Para a assessora do Núcleo de Empreendedorismo e um dos organizadores da Feira da Inovação, Cristiane Dias, a iniciativa é uma forma de interagir com a comunidade nas questões inovadoras. “E para isso nós dispomos de quatro categorias: acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; alunos e professores das escolas de ensino fundamental, médio e cursos técnicos; profissionais de empresas e a categoria voltada à comunidade em geral já que uma ideia inovadora pode sair de todos esses meios”, comenta.

A ideia é oferecer a oportunidade para que a comunidade possa trazer a ideia para expor durante a Feira de Inovação. “Ela é um dos maiores eventos que a Unesc tem durante o ano dentro da Universidade. Isso porque abrimos as portas para que a comunidade esteja lá para apresentações de trabalhos e projetos inovadores, participando dos eventos acadêmicos da nossa instituição como também de outras instituições. É empolgante fazer parte deste processo”, afirma.

Cristiane ressalta a importância de mecanismos voltados ao exercício da criatividade formando pessoas aptas à solucionarem os problemas para uma sociedade melhor, de ajuda mútua. “Trabalhamos muito esta temática. E é em um ambiente de crise, e particularmente esta palavra não me agrada muito, que a criatividade é importante.  Atuar de forma inovadora, aliás, é um incentivo para todos os cursos da universidade. Instigar o aluno, fazer borbulhar a criatividade. É fundamental, não só a teoria, não só as referências e os grandes autores, mas agir de forma para que esse acadêmico tenha uma base em empreendedorismo, na resolução de problemas”, expõe.

Todos os projetos expostos na Feira da Inovação receberão um certificado de participação. Para cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Para o primeiro lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu, um tablet e um certificado de destaque pela participação. Para o segundo lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu e um certificado. Já para o terceiro lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu e um certificado.

Para cada categoria serão entregues um troféu de premiação e um selo de participação para o curso ou setor da universidade, escola, entidade representante de bairro ou empresa ao qual a proposta está vinculada.

*Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de outubro de 2017 às 15:40
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia: Feira de Ciências promove descoberta de novos talentos

Semana de Ciência e Tecnologia: Feira de Ciências promove descoberta de novos talentos
Inscrições já bateram recorde ultrapassando a soma das duas edições anteriores (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com objetivo de incentivar a produção científica, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos dentro do ambiente universitário, a Feira de Ciências, que ocorre na próxima quarta-feira (18/10) inserida na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, já pode ser considerada um sucesso nesta terceira edição, devido ao recorde de inscrições.

Segundo um dos professores da Unesc responsável pela Feira de Ciências, Eduardo Pacheco Rico, são em torno de 800 trabalhos inscritos sendo que mais de 700 serão apresentados, tanto na área de graduação como na de pós-graduação. Em 2015 e em 2016, por exemplo, foram cerca de 700 trabalhos somados nas duas edições. “Estes dados mostram que a Feira vem em um surpreendente crescimento”, observa o professor.

Rico ressalta que a Feira de Ciências não só abrange a área acadêmica como a comunidade em geral, incluindo escolas, com a exposição de trabalhos de estudantes e professores do quinto ao nono ano das escolas de Ensino Fundamental de Criciúma. “Ela propõe que as pessoas possam interagir dentro de um ambiente universitário. Eventos, não só este, mas como todos que ocorrem na Semana de Ciência e Tecnologia proporcionam crescimento e diversidade para toda a comunidade. Estamos em contagem regressiva e nos últimos preparativos com muita dedicação para oferecer as melhores condições assim que a Semana for aberta”, comenta o professor.

A Feira de Ciências ainda tem como foco promover o espaço onde a criança possa, além de produzir e visitar, aprender sobre o que será exposto. Serão apresentadas diversas atividades como jogos, brinquedos e demonstrações experimentais que despertam a criatividade nas diversas áreas das Ciências tendo também como base a matemática, já que o tema deste ano da Semana de Ciência e Tecnologia é a “Matemática está em tudo”.

O professor da Unesc acrescenta que a terceira edição da Feira de Ciências será ainda uma ótima oportunidade para a descoberta de novos talentos. “Ela não somente abre possibilidades com alunos da comunidade acadêmica, mas traz os estudantes das escolas para mostrarem suas vocações, sua criatividade e precisamos dar este espaço”, diz.

Inscrições para visita vai até domingo

Além das atividades apresentadas, o público participante e visitante poderá conhecer o Museu da Infância, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki e outros espaços do campus em grupos de mediação.

São duas as formas de participação na terceira edição da Feira de Ciências. Umas delas é destinada aos visitantes, com a participação dos estudantes que, trazidos por suas escolas, visitam os trabalhos expostos no evento. Mesmo que a escola não apresente trabalhos, os professores podem levar a turma para visitação.

As inscrições podem ser realizadas até domingo (15/10), pelo site. A segunda é destinada aos expositores, com participação através de apresentação de trabalho. Neste caso, as inscrições já encerraram.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc ocorre de 16 a 20 de outubro no campus e traz diversas atividades. Na quarta-feira (18/10), das 8h às 8h30min ocorre a organização da exposição dos trabalhos selecionados da Feira de Ciências. Já das 9h às 12h e das 13h30min às 17h é a apresentação aberta ao público.

*Com informações da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 10 de outubro de 2017 às 16:08
Compartilhar Comente

Últimos dias para se inscrever na Feira da Inovação

Últimos dias para se inscrever na Feira da Inovação
As exposições ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das funções do meio acadêmico é, além de produzir, evidenciar novos conhecimentos que visam beneficiar segmentos da sociedade. Na Unesc, este papel da se destaca na Feira de Inovação. A edição deste ano, que será realizada durante a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (16 a 20 de outubro), está com inscrições abertas para propostas de trabalho até segunda-feira (25/9).

A Feira contempla soluções inovadoras no campo da ciência e da tecnologia desenvolvidas pelo público em geral. Além de uma oportunidade para o público conhecer as novidades, o evento também proporciona a troca de experiências e informações entre os participantes.

Tendo em vista as edições dos últimos anos, a exposição conta, por exemplo, com novidades ou melhoramentos em dispositivos, processos ou métodos de fabricação, práticas pedagógicas, metodologias para o cuidado da saúde, processos organizacionais, entre outras inovações.

De acordo com a professora Cristiane Dias, uma das organizadoras da Feira da Inovação da Unesc, há categorias diferentes para que toda a comunidade possa participar. “A oportunidade de validar uma inovação dentro do ambiente acadêmico é ímpar. Estamos, por exemplo, com ampla divulgação em todas as escolas públicas e privadas, atraindo ideias dos jovens do Ensino Médio. Acredito que teremos trabalhos excelentes”, comenta.

A inscrição deve ser feita no link até segunda-feira (25/9). A divulgação dos trabalhos selecionados será entre 26 de setembro a 6 de outubro. Local e cronograma de exposição serão divulgados a partir do dia 11 de outubro. 

*Com informações do jornalista Tadeu Spillere da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 20 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente