Pró-Reitoria de Administração e Finanças

Feira da Inovação apresenta ideias em quatro categorias

Feira da Inovação apresenta ideias em quatro categorias
Atividades ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia que começa segunda (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com o propósito de expor soluções inovadoras desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo ainda oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia, a Feira da Inovação da Unesc está nos últimos preparativos para levar as melhores ideias para todos os segmentos da sociedade. A quarta edição da Feira ocorre nos dias 19 e 20 de outubro e está inserida na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia, que inicia na próxima segunda-feira (16/10), com o tema “A Matemática está tudo”.

Para a assessora do Núcleo de Empreendedorismo e um dos organizadores da Feira da Inovação, Cristiane Dias, a iniciativa é uma forma de interagir com a comunidade nas questões inovadoras. “E para isso nós dispomos de quatro categorias: acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; alunos e professores das escolas de ensino fundamental, médio e cursos técnicos; profissionais de empresas e a categoria voltada à comunidade em geral já que uma ideia inovadora pode sair de todos esses meios”, comenta.

A ideia é oferecer a oportunidade para que a comunidade possa trazer a ideia para expor durante a Feira de Inovação. “Ela é um dos maiores eventos que a Unesc tem durante o ano dentro da Universidade. Isso porque abrimos as portas para que a comunidade esteja lá para apresentações de trabalhos e projetos inovadores, participando dos eventos acadêmicos da nossa instituição como também de outras instituições. É empolgante fazer parte deste processo”, afirma.

Cristiane ressalta a importância de mecanismos voltados ao exercício da criatividade formando pessoas aptas à solucionarem os problemas para uma sociedade melhor, de ajuda mútua. “Trabalhamos muito esta temática. E é em um ambiente de crise, e particularmente esta palavra não me agrada muito, que a criatividade é importante.  Atuar de forma inovadora, aliás, é um incentivo para todos os cursos da universidade. Instigar o aluno, fazer borbulhar a criatividade. É fundamental, não só a teoria, não só as referências e os grandes autores, mas agir de forma para que esse acadêmico tenha uma base em empreendedorismo, na resolução de problemas”, expõe.

Todos os projetos expostos na Feira da Inovação receberão um certificado de participação. Para cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Para o primeiro lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu, um tablet e um certificado de destaque pela participação. Para o segundo lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu e um certificado. Já para o terceiro lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu e um certificado.

Para cada categoria serão entregues um troféu de premiação e um selo de participação para o curso ou setor da universidade, escola, entidade representante de bairro ou empresa ao qual a proposta está vinculada.

*Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de outubro de 2017 às 15:40
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia: Feira de Ciências promove descoberta de novos talentos

Semana de Ciência e Tecnologia: Feira de Ciências promove descoberta de novos talentos
Inscrições já bateram recorde ultrapassando a soma das duas edições anteriores (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com objetivo de incentivar a produção científica, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos dentro do ambiente universitário, a Feira de Ciências, que ocorre na próxima quarta-feira (18/10) inserida na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, já pode ser considerada um sucesso nesta terceira edição, devido ao recorde de inscrições.

Segundo um dos professores da Unesc responsável pela Feira de Ciências, Eduardo Pacheco Rico, são em torno de 800 trabalhos inscritos sendo que mais de 700 serão apresentados, tanto na área de graduação como na de pós-graduação. Em 2015 e em 2016, por exemplo, foram cerca de 700 trabalhos somados nas duas edições. “Estes dados mostram que a Feira vem em um surpreendente crescimento”, observa o professor.

Rico ressalta que a Feira de Ciências não só abrange a área acadêmica como a comunidade em geral, incluindo escolas, com a exposição de trabalhos de estudantes e professores do quinto ao nono ano das escolas de Ensino Fundamental de Criciúma. “Ela propõe que as pessoas possam interagir dentro de um ambiente universitário. Eventos, não só este, mas como todos que ocorrem na Semana de Ciência e Tecnologia proporcionam crescimento e diversidade para toda a comunidade. Estamos em contagem regressiva e nos últimos preparativos com muita dedicação para oferecer as melhores condições assim que a Semana for aberta”, comenta o professor.

A Feira de Ciências ainda tem como foco promover o espaço onde a criança possa, além de produzir e visitar, aprender sobre o que será exposto. Serão apresentadas diversas atividades como jogos, brinquedos e demonstrações experimentais que despertam a criatividade nas diversas áreas das Ciências tendo também como base a matemática, já que o tema deste ano da Semana de Ciência e Tecnologia é a “Matemática está em tudo”.

O professor da Unesc acrescenta que a terceira edição da Feira de Ciências será ainda uma ótima oportunidade para a descoberta de novos talentos. “Ela não somente abre possibilidades com alunos da comunidade acadêmica, mas traz os estudantes das escolas para mostrarem suas vocações, sua criatividade e precisamos dar este espaço”, diz.

Inscrições para visita vai até domingo

Além das atividades apresentadas, o público participante e visitante poderá conhecer o Museu da Infância, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki e outros espaços do campus em grupos de mediação.

São duas as formas de participação na terceira edição da Feira de Ciências. Umas delas é destinada aos visitantes, com a participação dos estudantes que, trazidos por suas escolas, visitam os trabalhos expostos no evento. Mesmo que a escola não apresente trabalhos, os professores podem levar a turma para visitação.

As inscrições podem ser realizadas até domingo (15/10), pelo site. A segunda é destinada aos expositores, com participação através de apresentação de trabalho. Neste caso, as inscrições já encerraram.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc ocorre de 16 a 20 de outubro no campus e traz diversas atividades. Na quarta-feira (18/10), das 8h às 8h30min ocorre a organização da exposição dos trabalhos selecionados da Feira de Ciências. Já das 9h às 12h e das 13h30min às 17h é a apresentação aberta ao público.

*Com informações da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 10 de outubro de 2017 às 16:08
Compartilhar Comente

Contagem regressiva para a Semana de Ciência e Tecnologia

Contagem regressiva para a Semana de Ciência e Tecnologia
Oitava edição ocorre de 16 a 20 de outubro no campus (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mês de outubro começa com grandes expectativas para a área acadêmica de toda região. É que de 16 e 20 de outubro, a Unesc promove a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) o evento institucional mais importante do ano. Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ele tem como tema “A Matemática está em tudo”.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana traz o 17º Seminário de Iniciação Científica, o 9º Salão de Extensão, o 7º Salão de Ensino, o 4º Talento Musical, a 4ª Feira de Inovação, a 3ª Feira de Ciências, o 3º Innovation Bootcamp, o 3º Salão de Pós-Graduação e o 2º Workshop de Arqueologia. A programação inicia com a abordagem do tema “A Matemática está em tudo”, com atividades das 19h às 22h no Auditório Ruy Hülse.

As atrações chamam atenção pela relevância e diversidade, com temas intitulados que vão desde os Princípios da Equoterapia na Reabilitação, como Espaços de Contação de História na Educação Infantil, Climatologia em seu Dia a Dia, Filosofia com Criança, Nutrição Esportiva, Reflexões em Torno das Atividades Carboníferas em Santa Catarina: Patrimônio Industrial em Debate; Tempo, Vida e Profissão: Os desafios de encontrar o equilíbrio em uma nova era e até Produção de Cerveja Artesanal, dentre outras dezenas de assuntos, além de palestras com vídeos, música e muita conversa.

Mais informações: O mês de outubro começa com grandes expectativas para a área acadêmica de toda região. É que de 16 e 20 de outubro, a Unesc promove a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) o evento institucional mais importante do ano. Em comemoração à Semana Nacional d

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 04 de outubro de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente

Universidade é destaque em pesquisa e internacionalização no Ranking Universitário Folha

Universidade é destaque em pesquisa e internacionalização no Ranking Universitário Folha
Instituição é primeira entre as não públicas de SC em pesquisa (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve a sua qualidade atestada mais uma vez por avaliações nacionais. Em 2017, a Instituição foi reconhecida pelo seu trabalho no ensino, na pesquisa e na internacionalização pelo RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado na segunda quinzena de setembro. De acordo com o ranking, a Unesc é a 18ª melhor Universidade do país entre as instituições não públicas. Além disso, teve diversos cursos destacados no cenário catarinense entre os primeiros lugares. E nos quesitos pesquisa e internacionalização, é líder do ranking entre as instituições não públicas do Estado.

O RUF 2017 avaliou 195 universidades públicas e não públicas em todo o Brasil. Ensino, pesquisa, inovação e internacionalização foram alguns dos quesitos analisados. Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o reconhecimento é resultado de um trabalho feito por professores, acadêmicos, funcionários e a comunidade, que acreditam na Instituição e colaboram em suas ações para o crescimento dela. “O destaque da Unesc no RUF é reflexo dos investimentos feitos em ensino, pesquisa, extensão e inovação e do trabalho sério que vem sendo feito há anos. A nossa universidade é o resultado de uma construção coletiva que envolve a comunidade interna e os diversos setores da sociedade regional”, afirma.

A melhor de Santa Catarina

Quando avaliado o quesito pesquisa, a Unesc é a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não pública em Santa Catarina e a sétima melhor IES do Brasil. No ranking das públicas e não públicas, ela é a 62ª melhor em pesquisa do país.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade está ocupando um posto de elevado destaque em pesquisa, principalmente pelo número de pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “A Unesc é a segunda no Estado em número de pesquisadores do CNPq e em número de publicações é a primeira. Isso dá uma visão clara da qualidade da pesquisa realizada na nossa Instituição”, afirma Montedo.

Internacionalização

No quesito internacionalização, a Universidade também vem colhendo os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e para intercâmbio de alunos com instituições de outros países. Ela saltou do 35º lugar no ranking nacional das instituições não públicas em 2016 para a 11º posição em 2017. Já em Santa Catarina, a Universidade saiu do segundo para o primeiro lugar neste quesito.

Ensino e inovação


A Unesc é a 76ª melhor universidade do Brasil. Já entre as não públicas, ela é a 18ª melhor do país, subindo uma posição em relação ao ano anterior. 

Quando o assunto é ensino, a Unesc é a segunda melhor universidade não pública catarinense. Em inovação, ela também ocupa o segundo lugar no ranking das não públicas catarinenses.

E o destaque da Unesc não para por aqui. Ela ainda teve cursos em diversas áreas do conhecimento ocupando os primeiros lugares no RUF entre as instituições não públicas do Estado. Engenharia Química, Geografia, Pedagogia e Letras, por exemplo, são os primeiros do ranking. Já Enfermagem, História e Matemática ocupam a segunda posição. O RUF 2017 trouxe destaque ainda para cursos como Administração, que ocupa a posição 165 entre aproximadamente 1 mil cursos de todo o Brasil e Ciências Contábeis, 114º colocado entre mais de 800 cursos oferecidos no país.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2017 às 19:52
Compartilhar Comente

Últimos dias para se inscrever na Feira da Inovação

Últimos dias para se inscrever na Feira da Inovação
As exposições ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das funções do meio acadêmico é, além de produzir, evidenciar novos conhecimentos que visam beneficiar segmentos da sociedade. Na Unesc, este papel da se destaca na Feira de Inovação. A edição deste ano, que será realizada durante a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (16 a 20 de outubro), está com inscrições abertas para propostas de trabalho até segunda-feira (25/9).

A Feira contempla soluções inovadoras no campo da ciência e da tecnologia desenvolvidas pelo público em geral. Além de uma oportunidade para o público conhecer as novidades, o evento também proporciona a troca de experiências e informações entre os participantes.

Tendo em vista as edições dos últimos anos, a exposição conta, por exemplo, com novidades ou melhoramentos em dispositivos, processos ou métodos de fabricação, práticas pedagógicas, metodologias para o cuidado da saúde, processos organizacionais, entre outras inovações.

De acordo com a professora Cristiane Dias, uma das organizadoras da Feira da Inovação da Unesc, há categorias diferentes para que toda a comunidade possa participar. “A oportunidade de validar uma inovação dentro do ambiente acadêmico é ímpar. Estamos, por exemplo, com ampla divulgação em todas as escolas públicas e privadas, atraindo ideias dos jovens do Ensino Médio. Acredito que teremos trabalhos excelentes”, comenta.

A inscrição deve ser feita no link até segunda-feira (25/9). A divulgação dos trabalhos selecionados será entre 26 de setembro a 6 de outubro. Local e cronograma de exposição serão divulgados a partir do dia 11 de outubro. 

*Com informações do jornalista Tadeu Spillere da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 20 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente