Enfermagem

Aula Integrativa Curso de Enfermagem

17/11/17 – Aconteceu a aula integrativa do curso de enfermagem da Unesc, conduzido pela Nona fase, com muito carinho, organização e competência. Foi onde esta fase se despedio das demais e do curso de enfermagem da UNESC.

Já publicaram quem serão  as professoras homenageadas  na formatura. Sendo: Patronesse, Profª Valdemira Santina Dagostin; Patrona a Profª Neiva Junkes Hoepers; 1ª homenageada a Profª Maria Tereza Soratto e 2ª Profª Homenageada a Karina Zimmermann.

Por: Curso de Enfermagem 22 de novembro de 2017 às 16:19
Compartilhar Comente

Professora Karina Zimmermann Participa de XII Congresso Brasileiro de Estomoterapia em Belo Horizonte

11 a 15/11/17 – a Professora Karina Zimmermann foi participar  de Evento XII Congresso Brasileiro de Estomoterapia em Belo Horizonte,  discutiram sobre a atenção a pessoa com feridas,  estomias, incontinências, tubos e drenos. Além disso, no evento ocorreu o Fórum de Soluções voltado a pessoa com estomia com interesse em melhorar assistência a pessoa com estomia. Os Estomaterapeuta Ti Sobest Karina Zimmermann (professora do Curso de enfermagem – UNESC) e Ronaldo Perfoll (Enfermeiro Estomoterapeuta que trabalha na Clinica Escola de Enfermagem da UNESC), apresentaram trabalhos científicos, mostrando resultados de suas pesquisas e prática, que foram debatidos por especialistas convidados, contribuindo assim para valorizar a experiência  dos autores e possibilitar a troca de saberes.

Neste evento ocorreu  eleição das seções, dentre elas a de SC contando a partir de 2017 sob a tutela do presidente Ronaldo Perfoll , secretaria Margareth Linhares, Naiara Medeiros e Israel Claumann de 2018 a 2020. E a atual presidente Karina Zimmermann (2015 a 2018) assumirá a gestão Sobest nacional na função de diretora das seccionais (2018 - 2020).

Lembramos que em 2019 termos o Primeiro Simpósio Sul em Estomaterapia que será realizado  em SC em 2018. 

Por: Curso de Enfermagem 22 de novembro de 2017 às 16:16
Compartilhar Comente

Unesc presente no 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes

Unesc presente no 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes
Enfermeira e mestranda do PPGSCol Liliana Dimer representou a Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os resultados de pesquisa desenvolvida na Unesc foram compartilhados durante o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, em São Paulo. A enfermeira e mestranda do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) Liliana Dimer, socializou seus conhecimentos sobre a temática durante a última quinta e sexta-feira (16/11 e 17/11).

No evento, que reuniu mais de 4 mil pessoas, Liliana apresentou sua pesquisa desenvolvida no Serviço de Enfermagem das Clinicas Integradas da Universidade, intitulada “Avaliação e prevenção de lesões e amputações em pessoas diabéticas na Clínica Escola de Enfermagem – Unesc”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de novembro de 2017 às 17:34
Compartilhar Comente

Professora da Unesc faz parte da nova diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia

Uma professora da Unesc vai comandar as subseções da Associação Brasileira de Estomaterapia a partir de 2018. A eleição da enfermeira Karina Zimmermann ocorreu na última semana durante o 7º Congresso Brasileiro de Estomaterapia, que reuniu profissionais e pesquisadores da área em Belo Horizonte, Minas Gerais. Karina vai assumir como diretora seccional Sul.

Compartilhando conhecimentos

Além de participar das eleições, Karina também socializou resultados de pesquisas realizadas na Universidade, juntamente com o enfermeiro das Clinicas Integradas, Ronaldo Perfoll.

No Congresso, foram colocados em pauta assuntos como os cuidados às pessoas com feridas, estomias, incontinências, tubos e drenos. A professora e o colaborador da Universidade colocaram seus trabalhos a disposição de especialistas convidados, para debates, contribuições e trocas de conhecimentos entre os participantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de novembro de 2017 às 17:29
Compartilhar Comente

Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar da Unesc

14.11.17 - É possível sim se alimentar bem e ser feliz com diabetes”. A afirmação é da paciente do PAMGC (Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar da Unesc), Maria da Gloria dos Santos Mateus. Ela descobriu o diabetes há nove anos e é atendida na Unesc há um mês, mas nesta terça-feira (14/11) teve uma recepção diferente.

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, o PAMGC, que atende dentro do Serviço de Enfermagem, nas Clínicas Integradas, ofereceu uma experiência diferente, com um bolo especial para diabéticos, orientações e avaliações gratuitas.

Maria da Glória contou ainda que após começar o tratamento na Universidade se sente mais confortável e disposta. “Comecei meu tratamento com insulina aqui, já que o outro não fazia efeito. Já sinto uma diferença, consigo ter uma vida normal, comer e ser feliz”, contou.

A diabetes

A doença que atinge Maria da Gloria também prejudica a vida 387 milhões de pessoas em todo o mundo, e, segundo a enfermeira do PAMGC Liliana Dimer, a tendência é de a situação se agrave cada vez mais. “Temos uma alta média de atendimentos, que pode ultrapassar 100 pacientes por dia. A expectativa é que a epidemia se espalhe dia após dia, chegando a equivaler a população da América do Sul, atingindo 592 milhões em 2035”, informa.

Além de destacar a importância de ter atenção sobre o assunto, Liliana esclarece como reconhecer a doença e afirma que é possível se alimentar bem, apesar dos cuidados. “É um problema silencioso, mas com atenção se consegue perceber. Os principais sintomas são a sede em excesso, muita fome, idas repetitivas ao banheiro e fraqueza. É importante ter cuidado com ela, mas o que queremos reforçar hoje é que apesar da atenção, podemos ter uma alimentação saudável e com muito sabor”, afirmou.

A campanha na Universidade leva a temática “Diabetes não torna sua vida amarga” e a campanha mundial tem como tema Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável.

PAMGC

O Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar, localizado na Unesc, realiza suas ações em parceria com a prefeitura de Criciúma, auxiliando as pessoas que têm diabetes e utilizam insulina no tratamento. No programa, são realizadas consultas de Enfermagem, atendimento multiprofissional pelos residentes, orientações e preparação para o automonitoramento.

Por: Curso de enfermagem 20 de novembro de 2017 às 20:57
Compartilhar Comente