Farmácia

Viver SUS

Ter contato com profissionais, práticas e pacientes, vivenciando o cotidiano do trabalho na saúde coletiva é o que estudantes da Unesc estão fazendo, por meio do Ver/Viver SUS (Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera de Santa Catarina). O programa, desenvolvido pela Unesc em parceria com o Ministério da Saúde e a Rede Unida, teve início em 2012 e está realizando atividades em 2018.

O fisioterapeuta Régis de Souza França, de Criciúma, participou da segunda turma do Ver/Viver SUS, em 2013, quando estava na nona fase do curso. E a experiência o fez ter outra visão do trabalho em saúde coletiva. “Tinha curiosidade de conhecer melhor o a saúde pública e resolvi participar do Viver SUS. Tive uma experiência muito positiva. Passei uma semana conhecendo todo o trabalho desenvolvido em Urussanga e me apaixonei pela saúde pública. Tanto que resolvi participar do Residência Multiprofissional”, conta.

A coordenadora do Curso de Farmácia, Juliana Lora, esteve presente no VIVER-SUS edição de 2015. Para ela foi uma experiência única de socialiazação de experiências, pois além da oportunidade de se relacionar com acadêmicos de todos os cursos da Saúde, observando as percepções de cada um deles a respeito das atividades do SUS também foi a possibilidade de em um curto espaço de tempo conhecer as mais diversas atividades realizadas pelos profissionais do sistema público de saúde. COnclui dizendo que todo acadêmico deveria passar por vivências assim, pois transforma a nossa maneira de ver o SUS e nos faz perceber de que forma podemos atuar para transformar para melhor uma realidade.

Viver SUS atuará em municípios da região

O grupo ficará em “imersão” nos municípios, dedicando a semana a discussões sobre o SUS. Eles conhecerão os Planos Municipais de Saúde e o perfil epidemiológico de cada cidade.

Mais informações podem ser encontradas na pagina da UNESC, Edital 144/2018 PROACAD!

 

Por: Juliana Lora 05 de julho de 2018 às 15:12
Compartilhar Comente

Farmacêutico e a perícia criminal

  A CARREIRA DO FARMACÊUTICO TOXICÓLOGO

               A carreira de farmacêutico toxicólogo está inserida numa área das ANÁLISES CLÍNICAS,

                             realizando análises toxicológicas e atuando como PERITO CRIMINAL

 

                           O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais

                                    que desejam seguir carreira de farmacêutico toxicólogo.

Atuar nesta área exige do profissional conhecimentos aprofundados e específicos dessa ciência.

É preciso ter na sua formação conteúdos que contemplem química analítica, biologia,  farmacologia,

                análises toxicológicas, genética, bioquímica, microbiologia, hematologia,

                        química farmacêutica e controle de qualidade, entre outros.

Exige do profissional aptidão para tarefas analíticas, microscopia, gestão de laboratórios e capacidade de concentração.

A matriz curricular do Curso de Farmácia UNESC contempla tais conteúdos!!  

 

  

 

Por: Juliana Lora 04 de julho de 2018 às 13:43
Compartilhar Comente

Farmácia UNESC Noturno

Por: Juliana Lora 26 de junho de 2018 às 14:06
Compartilhar Comente

Profissional formado em Farmácia pode ingressar em mais de 80 áreas de atuação

Profissional formado em Farmácia pode ingressar em mais de 80 áreas de atuação
Mais imagens

Análises clínicas, controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental, gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, a atuação do farmacêutico passa por diversos setores que vão além das linhas tradicionais. São mais de 80 áreas de atuação que trazem diversos caminhos para aqueles que procuram uma profissão versátil.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, dentro do mercado de trabalho o que mais capta emprego ainda é a atuação em farmácias de dispensação, entretanto, são diversas as possibilidades. “Há uma facilidade muito grande de entrar no mercado de trabalho, cerca de 80% dos nossos egressos que estão inscritos no Conselho Estadual de Farmácia, estão empregados”, comenta.

Para preparar o profissional para essas diversas áreas de atuação, o curso tem em sua proposta de ensino o estudo do corpo humano, a química e funcionamento dos medicamentos, alimentos e cosméticos. São disciplinas como anatomia, fisiologia, química, microbiologia, bioquímica, farmacologia, patologia, tecnologia farmacêutica, atenção farmacêutica, bromatologia e tecnologia das fermentações.

Farmácia Solidária e Farmácia Escola

Dentro da Unesc, os estudantes do curso de Farmácia têm a possibilidade de participar de projetos que trazem a realidade do mercado de trabalho ainda durante a graduação. Dentre eles, estão a Farmácia Solidária e a Farmácia Escola, que estão localizadas nas Clínicas Integradas da Universidade

A Farmácia Solidária é uma iniciativa sem fins lucrativos que recebe doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos, para serem redistribuídos àqueles que têm necessidade. As pessoas interessadas em receber medicamentos precisam realizar um cadastro e apresentar a receita médica atual. Os estudantes podem atuar no local.

Já a Farmácia Escola ocorre por meio de um convênio entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Criciúma, que prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. É uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.  Esta é uma outra forma de os estudantes terem contato com a profissão.

Serviços farmacêuticos vão além do básico

O farmacêutico que atua em uma farmácia pode ir além dos serviços oferecidos de forma tradicional. Verificação de pressão e temperatura, conciliação de medicamentos, entre outras alternativas também fazem parte do ensinamento daqueles que entram na graduação.

“Por exemplo, uma pessoa toma cinco medicamentos. Não sabe se toma no horário certo, se faz o efeito certo. Então nós fazemos essa conciliação, estudando o caso do paciente e direcionamos, muitas vezes os pacientes tomam medicamentos com a mesma composição sem saber. Este é um atendimento clínico, que o farmacêutico também está habituado a realizar”, comentou Juliana.

Segundo a professora, esse tipo de atendimento é novo na profissão, e será oferecido na Unesc, por meio das Clínicas Integradas.

Por: Juliana Lora 26 de junho de 2018 às 14:01
Compartilhar Comente

Semana de TCCs

Esta semana os nossos formandos estão em um estado misto de nervosismo, ansiedade, expectativas e desafios! É a semana de apresentaçao do temido Trabalho de Conclusão de Curso! Muito interessante observar o sentimento deles neste momento que marca o grande passo para a formatura!!! Quase lá!!! 

Por: Juliana Lora 20 de junho de 2018 às 14:13
Compartilhar Comente