Farmácia

aulas práticas no curso de Farmácia UNESC

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:17
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão Quinta do Chá no Município de Siderópolis - SC!

O municipio de Siderópolis terá um serviço de plantas medicinais vindo de um projeto do curso de Farmácia UNESC! 


Hoje foi o dia de conversar com o prefeito e demais lideranças do município para dar início as atividades em

parceria com a UNESC e a Prefeitura Municipal! 

Fitoterapia na Atenção Primária! 

 

Por: Juliana Lora 06 de setembro de 2018 às 17:58
Compartilhar Comente

Turma de Especialização em Análises Clínicas tem aula inaugural com foco em aspectos do colesterol

Turma de Especialização em Análises Clínicas tem aula inaugural com foco em aspectos do colesterol
Professora destacou resultados obtidos em estudo de doutorado (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A quinta turma de Especialização em Análises Clínicas da Unesc iniciou suas atividades na noite desta sexta-feira (3/8) com aula inaugural ministrada pela professora doutora Jade de Oliveira. A atividade teve como o tema um estudo aprofundado feito pela professora, por meio de seu trabalho de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que trata sobre aspectos do colesterol, englobando assuntos importantes para a prática em laboratório e levantando resultados interessantes.

O estudo “Além de um fator de risco para doenças cardiovasculares: Hipercolesterolemia e Neuropatologias” foi apresentado à turma, que ouviu interessada em aprender sobre a elevação da taxa de colesterol no sangue sob um viés diferenciado.

Aprofundamento dos conhecimentos

A especialização em Análises Clínicas tem foco na complementação da formação de profissionais das áreas de Farmácia, Ciências Biológicas, Biomedicina e Medicina, sendo que a nova turma conta com diversos alunos egressos da Unesc.

Segundo o mentor do curso, professor doutor da Unesc Emilio Streck, a intenção é aprofundar assuntos importantes que possuem teoria e prática por vezes reduzidas especialmente após a implantação de matrizes generalistas nos cursos de graduação. “Na especialização o aluno terá a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre determinados assuntos, além de reforçar e atualizar temas já vistos na faculdade, inclusive aprendendo, por exemplo, nova maneira de interpretar exames”, explicou.

Conforme Streck, a escolha dos professores foi feita de forma minuciosa para que pudesse mesclar de forma ideal profissionais com referência acadêmica e profissional, trazendo um ensino completo aos alunos.

O curso tem duração de 18 meses com aulas quinzenais sempre na sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 03 de agosto de 2018 às 21:19
Compartilhar Comente

Análises toxicológicas

Por: Juliana Lora 13 de julho de 2018 às 11:38
Compartilhar Comente

Viver SUS

Ter contato com profissionais, práticas e pacientes, vivenciando o cotidiano do trabalho na saúde coletiva é o que estudantes da Unesc estão fazendo, por meio do Ver/Viver SUS (Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera de Santa Catarina). O programa, desenvolvido pela Unesc em parceria com o Ministério da Saúde e a Rede Unida, teve início em 2012 e está realizando atividades em 2018.

O fisioterapeuta Régis de Souza França, de Criciúma, participou da segunda turma do Ver/Viver SUS, em 2013, quando estava na nona fase do curso. E a experiência o fez ter outra visão do trabalho em saúde coletiva. “Tinha curiosidade de conhecer melhor o a saúde pública e resolvi participar do Viver SUS. Tive uma experiência muito positiva. Passei uma semana conhecendo todo o trabalho desenvolvido em Urussanga e me apaixonei pela saúde pública. Tanto que resolvi participar do Residência Multiprofissional”, conta.

A coordenadora do Curso de Farmácia, Juliana Lora, esteve presente no VIVER-SUS edição de 2015. Para ela foi uma experiência única de socialiazação de experiências, pois além da oportunidade de se relacionar com acadêmicos de todos os cursos da Saúde, observando as percepções de cada um deles a respeito das atividades do SUS também foi a possibilidade de em um curto espaço de tempo conhecer as mais diversas atividades realizadas pelos profissionais do sistema público de saúde. COnclui dizendo que todo acadêmico deveria passar por vivências assim, pois transforma a nossa maneira de ver o SUS e nos faz perceber de que forma podemos atuar para transformar para melhor uma realidade.

Viver SUS atuará em municípios da região

O grupo ficará em “imersão” nos municípios, dedicando a semana a discussões sobre o SUS. Eles conhecerão os Planos Municipais de Saúde e o perfil epidemiológico de cada cidade.

Mais informações podem ser encontradas na pagina da UNESC, Edital 144/2018 PROACAD!

 

Por: Juliana Lora 05 de julho de 2018 às 15:12
Compartilhar Comente