Farmácia

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

O uso racional de Medicamentos esteve em pauta na mídia nesta terça-feira (15/5). A professora do curso de Farmácia da Unesc Sílvia Dal-Bó, foi entrevistada pelo apresentador Joel Bernardo sobre o assunto para o programa da Rádio Difusora, de Içara. Sílvia falou sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos e deu dicas sobre armazenamento correto e cuidados domésticos com os remédios.  

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2018 às 16:33
Compartilhar Comente

Orientações sobre saúde no Terminal Central

Na manhã desta terça-feira, 08/04, quem passou pelo Terminal Central pode participar de mais uma atividade em alusão ao Dia das Mães, preparada pela Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). Desta vez, uma parceria entre a ACTU, Sesc Saúde e o curso de farmácia da Unesc proporcionou a população orientações a respeito da pressão arterial.

“Estamos aferindo a pressão e orientando as pessoas a respeito desta condição. Explicamos quais alimentos podem ajudar no controle da pressão e quais eles devem evitar. O tema deste ano será Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), então, na segunda terça-feira do mês vamos trazer alguma temática para o atendimento no Terminal”, explica a técnica de Educação em Saúde do Sesc, Camila Bristot Dassoler.

Quem circula pelo local diariamente percebe a importância que a ação tem para a comunidade. “Nós tivemos até o caso de uma funcionária que estava com a diabetes descontrolada, e com as orientações que ela recebeu aqui, conseguiu controlar a doença. As pessoas nos procuram pra saber quando irá ocorrer essas ações. É muito importante”, conta o fiscal do Terminal Central, Alexandre Luiz da Silva.

Por: Juliana Lora 09 de maio de 2018 às 15:38
Compartilhar Comente

Unesc na mídia

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e a Unesc TV foram pautas desta sexta-feira na imprensa regional. No período da manhã, a Rádio Som Maior falou sobre os cuidados com o uso e armazenamento de remédios, com o professor do curso de Farmácia Eduardo Agnes. Já a Rádio Eldorado divulgou a Unesc TV, com a participação da chefe de Gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes.

No período da tarde, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos voltou a ser pauta, agora na Rádio Eldorado, com a entrevista da professora do curso de Farmácia, Patrícia Amaral.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2018 às 17:36
Compartilhar Comente

Curso de Farmácia leva orientações sobre o uso racional de medicamentos

Curso de Farmácia leva orientações sobre o uso racional de medicamentos
Atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Onde você guarda os seus medicamentos? Eles estão em locais seguros das crianças? Você está tomando os remédios pelo período e na dosagem recomendada? Estas e outras perguntas foram feitas por estudantes e professores do curso de Farmácia da Unesc na manhã desta sexta-feira (4/5) para quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma. O local recebeu uma ação alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que levou orientação e serviços para comunidade.

A professora Lúcia Moreira de Almeida, foi uma das pessoas que aproveitou para tirar dúvidas e cuidar da saúde durante a ação realizada pelo curso de Farmácia da Universidade. “É muito interessante ter oportunidades como esta. Ajuda a comunidade e promove a saúde”, afirmou ela, que é egressa de Artes Visuais da Unesc.

Arlete Ricardo, também moradora de Criciúma, recebeu orientações e fez o teste de tipagem sanguínea. “Passei por aqui e fui abordada por um dos alunos, que explicou a atividade e me convidou para participar. Meu filho é autista e nós já utilizamos os serviços das Clínicas Integradas. A ação da Unesc na comunidade é muito importante”.

A atividade foi pensada com muito cuidado pelos alunos e professores da primeira fase do curso de Farmácia. Eles se reuniram em grupos e pensaram atividades lúdicas e interativas para falar sobre o tema. “O farmacêutico trabalha diretamente com o público. Hoje aqui, conversamos com pessoas que tinham necessidades e dúvidas diferentes. Foi um contato proveitoso e de muito aprendizado”, afirma a acadêmica Carine Alves.

Dados preocupantes

Você sabia que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam mais de 1 milhão de pessoas a cada ano no Brasil? Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e chamam a atenção para o cuidado que profissionais e pacientes devem ter quando o assunto é remédio.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, os dados são preocupantes. “Grande parte da população não usa corretamente os medicamentos, e isso pode causar sérios riscos à saúde. O uso de medicamentos sem orientação pode ser fatal”, comenta.

O uso racional de medicamentos é definido pela OMS como um processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, preços acessíveis e o armazenamento das substâncias em condições adequadas.  No entanto, a organização estima que no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inapropriada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2018 às 16:59
Compartilhar Comente

Curso de Farmácia orienta população nesta sexta na Praça Nereu Ramos

Curso de Farmácia orienta população nesta sexta na Praça Nereu Ramos
Ação ocorre das 9 às 12 horas com professores e alunos (Foto: Arquivo) Mais imagens

O uso racional de medicamentos é definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, preços acessíveis e o armazenamento das substâncias em condições adequadas.  No entanto, a organização estima que no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inapropriada.

Com o intuito de orientar os cidadãos de Criciúma, o curso de Farmácia da Unesc estará nesta sexta-feira (4/5), na Praça Nereu Ramos, das 9 às 12 horas, em uma ação alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, os dados são preocupantes. “Grande parte da população não usa corretamente os medicamentos, e isso pode causar sérios riscos à saúde. O uso de medicamentos sem orientação pode ser fatal”, comentou.

No local, além da orientação do uso racional de medicamentos, os professore e alunos também vão levar informações sobre plantas medicinais, benefícios da homeopatia, como armazenar medicamentos, além de verificar a pressão arterial e tipagem sanguínea.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de maio de 2018 às 15:57
Compartilhar Comente