AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres
Unesc, Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura assinaram convênio nesta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre a Unesc, o Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura de Passo de Torres levará esporte, educação e cidadania às crianças do município Sul Catarinense. A assinatura do convênio “Projeto Tigrinhos: aqui nasce um sonho” foi realizada em encontro na tarde desta segunda-feira (1º/4), na Universidade.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a Unesc durante o encontro e destacou o impacto do projeto nas comunidades. “É uma bela iniciativa, com foco no esporte, na disciplina e na educação. Percebemos o avanço e as conquistas positivas na vida dos participantes”, destacou.

O prefeito de Passo de Torres, Jonas Gomes de Souza, avaliou a parceria como uma conquista para o município e ressaltou os trabalhos da Universidade no Sul Catarinense. “Para nossa realidade, o Projeto contribuirá de forma positiva. A imagem da Unesc e do Criciúma trarão um novo estímulo aos nosso profissionais e cidadãos. Será uma oportunidade de grande importância para a promoção da cidadania”, frisou.

Avanços importantes

Em 2018, o Tigrinhos passou por mudanças. Segundo o coordenador do Projeto na Unesc, Bruno Colombo, os novos municípios participantes já poderão perceber o foco na qualidade e na estrutura da iniciativa. “As mudanças possibilitam parcerias estratégicas para avançarmos com o projeto. O esporte faz parte do nosso cotidiano e vamos continuar utilizando-o como ferramenta de formação social”, explicou.

Também estiveram presentes o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joel Modesto Casagrande, e o secretário de esportes de Passo de Torres, Alan Constante.

A parceria

O convênio, assinado por lideranças das instituições participantes, garante a disponibilidade de monitores, estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribuiu com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos. O Criciúma será responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.

O Tigrinhos já atende 17 municípios. Em Passo de Torres, a iniciativa já é aguardada por 80 crianças de 10 a 14 anos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de abril de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Atletas concluem oitavo Desafio 24 horas de Natação Unesc

Com 270 quilômetros de prova, encerrou na manhã deste domingo (25/11) o oitavo Desafio 24 horas de Natação da Unesc. A competição teve início às 9 horas da manhã de sábado (24/11) e reuniu 40 atletas na piscina do Complexo Esportivo da Unesc.  Ao longo das 24 horas de prova, nadadores profissionais e amadores de toda a região que integraram as quatro equipes inscritas se revezaram na piscina. Os 12 integrantes das equipes foram divididos nas categorias A, até 30 anos, B, até 50 anos e C, acima de 50 anos, feminino e masculino. A prova de resistência teve como primeira colocada a equipe do Grêmio Fronteira, com 62.575 metros, seguida pela equipe Acquamix/Nadolu, com 58.350 metros, Unesc Educação Física, com 48.425 metros, e Unesc Projeto Travessia, com 38.425 metros. 

O Desafio 24 horas de Natação é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados, que inclui professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e realiza também atividades com idosos, adultos e crianças, como os projetos Lazer Ativo, Golfinhos, Tartaruga, Travessias, Pro-água e ainda o Educação Física Open de Natação. O coordenador do projeto, Luciano Acordi, salienta que o Desafio de Natação foi novamente um sucesso, com participação dos acadêmicos e nadadores da comunidade, que abrilhantaram o evento. “Foi um grande evento, com participação de nadadores e também alunos da casa participando. A cada ano ganhamos mais corpo e, o que é mais importante, fomentando a saúde, o esporte e a humanização gerada pela prática do exercício”, destacou o coordenador do projeto. Para ele esse é o resultado de todo investimento que o curso de Educação Física e a Unesc têm feito pela prática. 

Cerca de 40 alunos do curso de Educação Física e professores também se revezaram na organização, apoio e fiscalização da prova ao longo do sábado e domingo. A prova foi idealizada por alunos que nadavam à noite na piscina da Unesc e deram o start para a primeira maratona. "Tudo começou em 2002, num projeto chamado Humanização, que n época oferecia aulas de natação para os colaboradores, da Unesc, isso em 2002", explica o professor Luciano. Ao longo do tempo a competição foi ganhando adeptos e hoje conta com a participação de nadadores de diversas academias, clubes e até do Corpo de Bombeiros. O evento contou com o patrocínio da Água Mineral Cassetari, DCE da Unesc, Ducks Restaurante, Castelo Esporte, Doce Pão, Lohn Bier, Cebola Automóveis, The Point Restaurante e Lanchonete e 3LR.

Resultados:

Categoria A - até 30 anos

Masculino:

1º Alessandro Oliveira - 6.025 m
2º Carlos Possamai - 5.875 m
3º Alysson Barbosa - 5.825 m

Feminino:

1º Inês Pereira 6.225 m
2º Misleine de Souza 4.525 m
3º Janaina Motta 4.350 m

Categoria B - até 50 anos

Masculino

1º Mauricio Soares 7.325 m
2º Sérgio Pereira 7.300 m
3º Luciano Acordi 6.600 m

Feminino

1º Juliana Maragno 5.700 m
2º Tairine da Luz 3.575 m

Categoria C - Acima de 50 anos

Masculino

1º Luciano Sulino 3.475 m
2º Ubirajara Rigotti 2.300 m
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:31
Compartilhar Comente

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana
Participantes nadarão durante 24 horas ininterruptas em revezamento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Nadadores profissionais e amadores do Sul do Estado se encontrarão na Unesc para superar seus limites. Neste final de semana (24 e 25/11), a Universidade realiza o 8º Desafio 24 Horas de Natação, das 9h30 de sábado às 10 horas de domingo. A disputa ocorrerá na piscina do Complexo Esportivo.

Na competição, os participantes deverão nadar a maior metragem durante 24 horas ininterruptas em forma de revezamento. “O desafio tem o propósito de promover a natação, motivando as pessoas a superarem seus próprios limites”, explica a integrante da comissão organizadora, Julia Medeiros.

As equipes, com 12 participantes, femininas e masculinas serão divididas por idade, sendo categorias de 16 a 30 anos, de 31 a 50 anos e a partir de 51 anos.

Inscrições

A competição poderá ter até 48 participantes. As inscrições encerram nesta sexta-feira (23/11). Para participar, o interessado deve entrar em contato com a organização pelo telefone (48) 99860-6303, ou pelo e-mail gpeaunesc@gmail.com.

A competição é promovida pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) e pelo curso de Educação Física da Unesc. Em paralelo ao evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados ao Bairro da Juventude.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de novembro de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente