AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aluno do Colégio Unesc é campeão no XIII Circuito de Xadrez Rápido de Sombrio

Aluno do Colégio Unesc é campeão no XIII Circuito de Xadrez Rápido de Sombrio
Mais imagens

O aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc Lucas Emanuel Alves Cardoso, de 17 anos, conquistou duas medalhas na 1ª etapa do XIII Circuito de Xadrez Rápido de Sombrio, que ocorreu sábado (27/08) na cidade de Sombrio. Além do vice-campeonato geral na modalidade Superior, para todas as idades, o jovem venceu a competição na categoria Sub-18 Misto, na qual competiam homens e mulheres.

A conquista é mais uma na lista de feitos do jovem, que mesmo com a pouca idade, já possui um extenso currículo de conquistas no xadrez. Ele foi campeão das Olimpíadas Estudantis Catarinenses nas modalidades Xadrez Blitz e Xadrez Pensado e vice-campeão no Xadrez Rápido em 2019, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar Online no ano de 2020, e terceiro lugar no Xadrez Rápido no Campeonato Panamericano de Xadrez 2021 sub-16, sediado em Florianópolis. Em 2022, além da última conquista, já foi vice-campeão nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) na categoria entre 15 e 17 anos.

O jovem não escondeu a alegria com o resultado. “Fiquei satisfeito com o resultado, visto que ali estavam os melhores jogadores da região sul do nosso estado. Ficar em primeiro lugar no sub-18 e segundo lugar no geral me deixou bem contente”, afirmou Lucas, que treina seis horas por semana e pratica o esporte desde 2018.

O xadrez rápido é uma modalidade do xadrez em que existe um limite de tempo tanto para jogadas quanto para a partida completa. Existem algumas variações de regras, mas as regras utilizadas pela Federação Internacional de Xadrez em seus campeonatos dão 15 minutos totais para os enxadristas fazerem suas jogadas, e a cada jogada, são adicionados 10 segundos ao tempo total. 

“O Colégio Unesc vem cada vez mais incentivando o esporte na sua totalidade, fazendo parte da formação integral dos nossos alunos”, afirmou a diretora da instituição, Mainara Figueiredo Cascaes, ressaltando ainda a importância de conciliar esporte e educação. “O esporte desenvolve habilidades e competências nos alunos ligadas ao comprometimento, à organização, ao estudo, às regras, portanto, o Colégio Unesc é um grande incentivador das práticas esportivas.”

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 13:37
Compartilhar Comente

Extensão: Alunos do Colégio Unesc participam de atividade especial

Extensão: Alunos do Colégio Unesc participam de atividade especial
Ação faz parte do projeto de extensão Sala de Aula / Sala de Exposição: Arte Contemporânea como Espaço de Formação da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do 1º ano do ensino Médio do Colégio Unesc participaram de uma aula diferente: a queima de cerâmica em fogo aberto. A atividade ocorreu no Horto Florestal na última semana e faz parte da segunda etapa da oficina de cerâmica ministrada pela artista plástica e egressa da Universidade, Simone Milak. 

A atividade é uma ação do projeto de extensão Sala de Aula / Sala de Exposição: arte contemporânea como espaço de formação, em parceria com o Colégio Unesc e tem o objetivo de oportunizar experiências com a linguagem da cerâmica artística, o contato com técnicas dos povos originários e conexões com história da arte.

A proposta do projeto teve ainda visitas a exposições, encontro com artistas e curadores, oficinas de criação e a realização de uma exposição coletiva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 08:32
Compartilhar Comente

Luciane Ceretta recebe homenagem do curso de Psicologia da Unesc

Luciane Ceretta recebe homenagem do curso de Psicologia da Unesc
Mais imagens

Depois de dois dias de muito aprendizado, a XIII Jornada de Psicologia e 8º Congresso de Psicologia Social encerraram com um momento especial na noite desta sexta-feira (26/08), na Unesc: uma homenagem à reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, recebida das mãos da filha Vitória, acadêmica do curso e que representou os colegas.

Ao agradecer o gesto, Luciane destacou a importância da jornada e da graduação. “O curso de Psicologia tem coisas específicas e especiais: é o único em que os estudantes organizam a jornada acadêmica para os estudantes, a partir de temas que são relevantes e escolhidos por vocês. Este é o melhor exemplo de movimento estudantil que dá certo. Vocês são uma referência importante de protagonismo estudantil e não tenho dúvida que isso os transforma, porque organizar uma jornada de um curso de quase mil alunos exige mediação de conflito, diálogo, organização, busca de fomento para poder fazer com que tudo aconteça adequadamente, então o meu especial carinho e agradecimento”, salientou.

“O que toca o coração e fica na memória produz transformação”

Ainda se dirigindo aos estudantes que lotaram o Auditório Ruy Hülse, a reitora lembrou que o curso de Psicologia da Unesc completa 23 anos. “O curso de Psicologia merece os espaços que tem na instituição, por isso para o próximo semestre teremos mais oito consultórios. Temos a Unidade de Saúde Básica do Centro, onde há um programa atendido pelos nossos residentes. Ver este auditório cheio é algo que me toca profundamente e que representa esta grande Universidade Comunitária comprometida com a formação acadêmica de excelência, e isso não significa que não comentamos erro, não há quem não cometa, mas estamos diariamente tentando corrigi-los para que a formação contribua para mudar os locais por onde vocês vão, transformar para melhor, conversando com aquelas pessoas que muitas vezes não têm voz e nem vez, e isso dá sentido ao que fazemos. O que se produz é empatia, que é esta união do saber com o sentir, que toca o coração, fica na memória e produz transformação”, citou.

Além dos 23 anos do curso de Psicologia da Unesc, os profissionais e acadêmicos da área também comemoram o seu dia neste sábado (27/08). “Vale a pena comemorar estes 23 anos de curso, com uma proposta diferenciada. Sempre falo que o curso de Psicologia da Unesc é o melhor do Sul do mundo, pois temos maior número de estágios, de disciplinas específicas e que sempre buscamos aprimorar. É importante agradecer as pessoas que dedicaram o seu tempo para realizar a jornada”, destacou a coordenadora da área da Saúde da Unesc, Graziela Amboni.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, também salientou o sucesso dos dois dias de evento, que teve como tema central “A psicologia nos tempos atuais: ética, desafios e possibilidades”. “Foi muito bonito ver esta presencialidade e também a grande participação das pessoas pela Unesc TV nestes dois dias de um movimento intenso. Que tudo que foi falado se transforme em ‘sementinhas’ que ficarão plantadas em cada um”, comentou.

A jornada possibilitou aos acadêmicos mergulharem nas práticas e nos avanços científicos da profissão, por meio do contato com profissionais da área que abordaram as suas trajetórias e o mercado de trabalho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2022 às 21:45
Compartilhar Comente

Alunos da Apae de Passos de Torres visitam a Unesc

Alunos da Apae de Passos de Torres visitam a Unesc
A delegação visitou os museus de Zoologia e da Infância e o setor de Arte e Cultura Mais imagens

Os Museus de Zoologia “Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski”e da Infância e também o setor de Arte e Cultura da Unesc, receberam na tarde desta sexta-feira (26/08), uma delegação da Apae de Passo de Torres.

A excursão contou com a participação de 28 alunos e mais os professores, que visitaram o campus da Universidade. O passeio faz parte da programação do “Agosto Laranja”, mês de Conscientização e Prevenção às Deficiências da Apae de Passo de Torres e da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai de 21 ao dia 28 deste mês.

O tour teve início pela exposição de “Animais da Mata Atlântica”, onde os visitantes puderam conhecer a fauna da nossa região e as espécies marítimas que habitam o nosso litoral. Em cada rosto, a admiração e surpresa por ver de perto: aves, felinos, répteis e mamíferos. A curiosidade de todos era explicada didaticamente pela educadora ambiental Silvia Damiani Simões.

Os líderes do grupo de alunos, Leonardo Nazário e Cristiane Raupp, adoraram estar na Unesc. “Está bem bonito, bem legal, adorei ver os bichos e da caminhada por aqui”, declarou o Léo. Já a Cristiane, alegre, comentou: “Eu gostei do passeio e também adorei ver os bichos”.

A sugestão da visita à Universidade foi uma proposta do professor de Arte, Franklin Raupp, egresso do curso de Artes Visuais, da turma de 2018, que enquanto acadêmico trabalhou no setor cultural “Há um tempo eu já queria trazer eles para conhecer os acervos da Unesc e aí surgiu a oportunidade de visitarmos os museus também. Aqui encontramos um leque de possibilidades que depois poderemos trabalhar com eles, depois dessa vivência, dessa experiência visual. Para eles é também ter uma referência, pois eles têm o festival de artes deles, então dentro da cultura, além das obras, tem a dança, tem a música, enfim, será muito importante para eles conhecerem e receberem os exemplos que poderão ser produzidos no festival deles”, explicou.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2022 às 19:02
Compartilhar Comente

Equipe de Volei feminino adulto do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc faz um grande jogo no ginásio de esporte da Universidade

Equipe de Volei feminino adulto do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc faz um grande jogo no ginásio de esporte da Universidade
Atletas acadêmicas da Universidade e estudantes do Colégio Unesc disputaram com muita raça cada bola Mais imagens

O Ginásio de Esporte José Antônio Carrilho foi palco de uma vibrante partida de voleibol entre as meninas da Sociedade Recreativa Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc contra a atletas da equipe do Bluvolei/FURB/FME. A partida válida pelo campeonato estadual de Voleibol Feminino adulto, terminou com a vitória das blumenauenses por 3 a 2, sendo o jogo decidido no tie break. Depois de duas horas e quinze minutos de disputas, ponto a ponto e um confronto muito equilibrado, as parciais foram:  1º set - 25 x 21 Bluvolei ; 2° set - 25 x 19 Mampituba ; 3° set 25 x 10 - Bluvolei ;  4° set 25 x 23 Mampituba e no 5º set: 15 x 10 - Bluvolei.

A capitã da equipe, Vitória, falou sobre o jogo bem equilibrado que fizeram. “Um jogo disputado ponto a ponto. A gente sabia que a equipe delas viria muito forte contra nós, elas estão invictas na competição. Eu acho que foi um jogão, demos o nosso máximo e foi no quase. Agora a gente vai esperar o jogo de volta lá. Sabemos que é um campeonato adulto, nossa base é de meninas mais novas, mas estamos treinando cada vez mais forte para conseguir uma vaguinha aí, na semifinal e tentar pegar um pódio e quem sabe o título”, almejou.

Para o técnico Luciano Carvalho foi uma partida muito boa. “Um jogo disputado palmo a palmo. Jogo bom, conseguimos ter um enfrentamento muito legal com o Blumenau, que é o líder da competição. Eu acho que foi importante, principalmente para nos ganharmos confiança de novo na competição. Depois de uma derrota de virada lá no Oeste, nosso último jogo, então é bom para ganhar confiança, fazer um jogo melhor contra Itajaí, no sábado, e buscar uns pontinhos aí para conseguir a classificação futuramente. Nesta sexta-feira tem treino visando o Itajaí, segunda colocada, e quem sabe quem sabe conquistar uma vitória lá no ginásio do Mampituba”, avaliou.

Ginásio cheio

O técnico ainda comentou sobre jogar no Ginásio de Esporte da Unesc. Jogar aqui na Universidade foi excelente. A atmosfera foi essencial para nossa equipe fazer um bom jogo.  O ginásio estava lotado, a torcida apoiou muito e eu tenho certeza que todos que vieram saíram satisfeitos, e viram um grande jogo de voleibol”, concluiu.

Terceirão do Colégio Unesc na torcida

Os colegas de classe do Terceirão do Colégio Unesc prestigiaram a partida e torceram até o fim apoiando as atletas que atuavam durante o jogo. Para a professora de Educação Física, Sinara Sombrio, foi uma experiência muito bacana para os seus alunos. “Foi demais esse momento aqui no ginásio de esportes. Contamos com a presença de muitos alunos e, dentro da quadra, as nossas aguerridas meninas que se despedem do Colégio, mas deixa um grande legado com essas experiências, com essa vivência que elas têm trazido para a gente com as competições”, comentou.

Sala de aula

Professor Joni Márcio encontrou um amigo de longa dataO Ginásio de Esporte da Universidade se transformou em uma verdadeira sala de aula, com a partida de voleibol feminino. Alunos do curso de Educação Física, de todas as fases, aproveitaram o evento esportivo para aprenderem sobre tática, técnica e treinamento. Segundo o coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, o jogo serviu de laboratório para os acadêmicos. “É muito importante, por exemplo, ter a equipe da Unesc jogando aqui, ela representa a nossa universidade. E sediar, trazer essa festa para o nosso quintal, dentro do nosso espaço, é extremamente importante. Principalmente para os alunos que puderam vivenciar e assistir ao jogo, para depois o professor ou os professores analisarem em conjunto. Como foi o sistema tático usados, como é que joga, quais as qualidades. Então foi um grande laboratório. Atividades assim, estão dentro da Graduação Multi que estamos vivenciando. É um prato cheio. Esse aqui é um prato cheio para o nosso curso, um verdadeiro laboratório para todos olhar, analisar, discutir, estudar, para achar resposta para algumas coisas que aconteceram durante o confronto. Acredito que temos que fazer isso mais vezes, em todas as modalidades”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2022 às 18:50
Compartilhar Comente